Novembro 17, 2024, 04:26:29 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 17, 2024, 04:26:29 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Meu amigo Frank  (Lida 3210 vezes)

Offline M@GO LoBEL

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 54
    • Ver perfil
    • http://
Meu amigo Frank
« Online: Outubro 19, 2004, 08:04:08 pm »
Esse é um texto q a muito eu queria postar, sobre os caças q eu vôo com o IL-2. São as minhas impressões sobre alguns modelos que se sobressaem da massa de caças que existem no simulador:
Nakajima Ki-84 Hayabusa, codnome aliado, Frank.

Confiança:
Frank soa (ao menos p/ mim), como algo amigo ou confiável. O aspecto dele, nas fotos, é exatamente esse. Frank é o tipo de avião que pode ser chamado de caça, de um avião guerreiro. Suas qualidades, que não são poucas, o faz ser a minha escolha nº 1 p/ entrar em qualquer arena que eu saiba que só tem fera, onde eu irei enfrentar o que de melhor os adversários poderão colocar contra mim.

Tecnica:
De certa forma, e sem querer desmerecer o avião alemão, o Ki-84 é o que o Fw-190 deveria ser desde o começo. Um avião rápido, ágil em qualquer velocidade, desde as baixas até as altas, onde o limite é a resistência dos pilotos a força G, e não a força dos braços do piloto p/ puxar o manche. No Fw-190, foi pensado que a área alar deveria ser o mínimo necessário p/ dar ao avião a máxima velocidade e razão de rolamento. E é isso um resumo das qualidades de vôo do avião alemão. Seus defeitos, são consequência dessa decisão: Devido a pouca área alar, seu manejo a baixa velocidade é muito limitado, se comparado a seus oponentes. Tem-se a sensasão de que, ao puxar o manche a baixa velocidade, o avião vai estolar a qualquer momento. Só em altas velocidades, acima de 500 Km/H, é que o Fw-190 pode entrar com confiança numa curva contra qualquer oponente. A outra consequencia, é que, como as asas não geram uma sustentação boa o bastante, ele é obrigado a voar com um certo algulo de ataque, com o nariz para cima, à grandes altitudes. Sendo assim, o arrasto aumenta muito, e seu desempenho de curva é quase um perigo acima de 7000m. Foi necessário alongar as asas, no Ta-152H, p/ opter um desempenho satisfatório a grandes altitudes. Prova disso, é que, tendo basicamente o mesmo motor e a mesma potência, o Ta-152H era cerca de 50Km/h mais veloz que o Fw-190D-9.
Por que fazer essa longa dissertação sobre o caça alemão? Simplesmente porque o seu similar japonês é muito parecido com ele em manejo, desempenho e poder de fogo, mas obteve êxito onde o 190 errou: sua área alar, é bem maior que a do alemão, mas manteve as características de velocidade e razão de rolagem. Frank é o único caça do jogo que pode rivalizar com o Focke Wulf em rolagem, mas sempre entrará numa curva lenta em que o 190 jamais poderá acompanhar.

Manejo:
No solo, Frank é um tanto desajeitado. Seu trem de pouso não é tão largo quanto poderia, e o controle longitudinal no solo é apenas aceitável. Uma característica desfavorável, é a ausencia de trimagem tanto do leme, quanto dos ailerons, o que obriga a constantes correções durante o vôo para manter a reta. A decolagem é rápida, desde que não se force o manche, afinal, apesar de ser um caça japonês, Frank não possui a capacidade de curva de seus irmãos, embora seja perfeitamente comparável a seus similares, como o Mustang e o Spitfire. Uma vêz no ar, A resposta aos comandos é deliciosa. Rolamentos e curvas são feitos sem esforço, não importa a velocidade. Numa curva apertada, um piloto de Spit ou de algum caça russo não terá difficuldades em acompanhar Frank, pois sua carga alar é muito maior que a de seu conterrâneos como o Zero ou o Ki-61 Hien. A diferença de FranK em relação aos adversários, se revela além dos 500Km/h. Enquanto o Fw-190 sofria ao fazer curvas a baixa velocidade, Frank podia realiza-las com facilidade, e a vibração antes do stol é bastante perceptível, ao contrário do Focke Wulf e do P-51, que entrariam em stol quase sem aviso. Nas altas, Frank é um dos poucos caças que podem fazer curvas apertadas, junto do Fw-190, e do P-51. Os outros ficam com comandos endurecidos, ou ponto de ter de fazer uma curva de grande raio, como a maioria dos caças russos e do Me-109. A grandes altitudes, o desempenho de Frank cai muito, pois o seu motor é muito optimizado p/ as baixas e médias altitudes. A versão de grande altitude do seu motor, não chegou a ser operacional a tempo de entrar na guerra.

Desempenho:
Em velocidade, razão de subida, capacidade de mergulho, Frank é comparável ao Fw190A-8 ou ao Spit IX.  Mergulhar, aliás, é a única fraquesa de Frank. Se o mesgulho ultrapassar os 800Km/h, pedaços podem se desprender dele, o que é garantido ao chegar nos 900km/h, então, fique alerta!

Armamento/Blindagem:

A versão -1a de Franke possui um poder de fogo comparável ao Fw-190D9 ou Spit Mk IXe, ou seja,  duas metralhadoras de 12,7mm e dois canhões de 20mm. Isso é suficiente p/ os ases bons de mira, mas dificilmente dará ao piloto mediano (eu), a chance de derrubar um adversário na primeira passada de um B&Z. Na versão 1b, as metralhadoras são substituídas por 2 canhões de 20mm, o que faz seu poder de fogo se comparar ao Fw-190A e melhorar a letalidade do piloto, sem impor qualquer custo de desempenho. Já na versão 1c, os canhões das asas são substituidos por unidades de 30mm, o que deixa seu poder de fogo devastador, só comparável ao 190A-8/9 com canhões de 30mm embutidos nas asas. É realmente devastador e entusiasmante, afinal, qualquer  acerto dos canhões de 30mm é a garantia de, ou fazer explodir o adversário/derrubá-lo, ou arrancar um pedaço grande o bastante p/ que o desempenho/manobrabilidade dele se torne mediocre, facilitando o proximo passe aniquilador. Claro que isso impõe alguma desvantagem: Frank ficará ligeiramente, talvêz imperceptívelmente menos agil e veloz, além de ter o estoque de munição muito reduzido. Se vc é daqueles que, por alguma razão motora é incapaz de segurar o gatilho por apenas 1 segundo, é melhor voar com o 1b.
Ao contrário do zero, que se destroça com uma rajada de .50, Frank é muito mais resistente que qualquer outro caça japonês, sendo também menos ágil do que eles. Mas como velocidade e capacidade de absorver danos se tornou indispençável no final da guerra, foi um troca de qualidades que nenhum piloto irá reclamar. Não pense, porém, que vc poderá receber danos impunimente. Frank não se compara ao Fw-190 ou P-47 desse quesito, mas uma simples rajada do oponente não mais irá fazer com que vc volte p/ a base pendurado pelas cuecas.
Lançar bombas também é divertido com Frank, não só pela quantidade razoável delas (2 de 200Kg), como sua abiliade de trocar alguns passes com um adversário menos ágil sem ter que jogá-las fora.

Conclusão:
Frank é o tipo de caça que difícilmente te deixará na mão. Suas fraquesas (não pode ultrapassar 800 km/h e fraco desempenho acima de 7000m) não podem ser exploradas por qualquer adversário, e mesmo aqueles que podem, o farão com muita dificuldade. É reconfortante para o piloto, ter um caça com tantas virtudes e poucos defeitos. É a confiança de que, num combate mortal com os mais perigosos adversários, quem vencerá o combate é o melhor piloto, e não o melhor avião. Esse é o meu amigo Frank.

     

 
... e não sabendo que era impossível, ele foi lá, e fez.

- In a World without Walls and Fences, who need Windows and Gates? - Think different. -Think Linux.