Novembro 16, 2024, 06:52:28 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 16, 2024, 06:52:28 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Sai X-52 Entra Hotas Cougar  (Lida 4893 vezes)

Offline =FN=Fluidman

• Administrator
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Sai X-52 Entra Hotas Cougar
« Online: Março 14, 2006, 04:31:44 pm »
No último sábado, chegou meu Hotas Cougar e gostaria de compartilhar as experiências que estou tendo com ele aqui.
Gostaria de dizer primeiro estas opiniões são pessoais e meu objetivo não é atacar qualquer pessoa do fórum ou outros fabricantes.
Meu joy antes deste era um Saitek X-52 ,que agora está com o Moska.
A princípio não tinha uma visão muito positiva sobre o Hotas, por causa de um post colocado aqui no fórum a um tempo atrás.. Entretanto esta visão logo sumiu  quando tive contato com o hotas durante a instalação da Mega Máquina do Guto.
Lá já vi que ele não é um simples joystick, pois após a instalação correta (mais adiante), e verificação do sistema de profiles, onde existe um linguagem própria para a programação do Joy, percebi que existe um abismo de diferença entre os outros joys da mesma categoria.

Alguns itens :

1.   Instalação

A instalação correta do Hotas é provavelmente o pior quesito do Joystick, ela não é simples e se for malfeita podem  ocorrer uma série de comportamentos errados nos eixos e botões do mesmo.
Eu levei cerca de 2 horas para chegar na instalação correta,  até que achei na Internet uma receita que foi infalível na instalação. Até encontra-lá sofri com o comportamento errôneo dos eixos.
Acredito que quem possa ter instalado errado deva estar muito descontente e reclamando do Joy, mas segue logo abaixo o roteiro para a instalação correta do Hotas.

1. Assuming that this isn't a LAPTOP that you are installing on, RIGHT CLICK on MY COMPUTER, select PROPERTIES, click the HARDWARE TAB, press the DEVICE MANAGER button. Scroll down to UNIVERSAL SERIAL BUS CONTROLLERS and click the + sign to expand the tree. You'll see a few devices there called USB ROOT HUB. Double click the first one, and select the POWER MANAGEMENT tab. If there is a checkmark in the box by "Allow the computer to turn off this device to save power", remove it. Do the same for all of the remaining USB ROOT HUBs in that section.

2. If you are REINSTALLING or UPDATING, BACK UP the FOXY stick and macro files that you've created for your sims.

3. UNPLUG the Cougar (or leave it unplugged if this is a new install)

4. UNPLUG your THROTTLE and RUDDERS from the Cougar

5. LEAVE the COUGAR UNPLUGGED for now

6. REMOVE FOXY and the CCP software using ADD/REMOVE programs

7. With the Cougar still unplugged, REBOOT

8. Go into your file manager (WINDOWS EXPLORER) then go to C:/Program Files and look for the FOXY and HOTAS folders. If they are still there, MANUALLY DELETE them.

9. Run the CCP software installer again (version 3_HCO_2004.exe as of this writing)

10. When it asks you to PLUG IN THE COUGAR, pull the trigger and keep it pulled while plugging in the Cougar, and KEEP it held for 5 full seconds after you have plugged it in.

11. Release the trigger, and allow XP to detect, and install ALL of the drivers. This will take a minute or two, because once you think it's done, it will detect TWO other Cougar devices. Thrustmaster HOTAS Cougar (IN) and Thrustmaster HOTAS Cougar (OUT). When these are detected, the driver loading is complete.

12. REBOOT

13. Go to the START MENU. Select Programs/Thrustmaster HOTAS Cougar/Hotas Cougar Update - and run the Hotas Cougar Update. Follow the instructions on screen.

14. The FIRMWARE is now installed.

15. UNPLUG the Cougar (you'll hear a ding ding sound of the USB device - the Cougar - being detected as detached by XP)

16. REattach your THROTTLE and RUDDERS

17. Rotate the ANTENNA knob FULLY CLOCKwise.

18. WITHOUT HOLDING IN THE TRIGGER, plug the Cougar back in (with, of course the throttle and rudders attached) Make certain it is into the same port that it was in before, and you'll hear again the ding ding sound of windows detecting a USB device being attached - important to wait for that sound!

19. Rotate the ANTENNA knob FULLY COUNTERclockwise.

20. Rotate the ANTENNA knob FULLY CLOCKwise. (Steps 19 and 20 tell the CCP software what version of the PCB exists in your Cougar's throttle)

21. Move stick fully forward, back, left and right - holding it in each position for about 3 to 5 seconds.

22. Move the throttle fully forward, then back - holding for 3 to 5 seconds at the limits.

23. Move your rudders left, then right - again holding at the limits for about 3 seconds.

24. Open the CCP (Cougar Control Panel) and apply the DEFAULT SETTINGS.

25. Run a MANUAL Calibration (This is needed for any throttle statements, such as afterburner or WEPS to work)

26. Save the CALIBRATION settings.

27. Set AXIS RESPONSE to USER

28. Set EMULATION to OFF (you can manually apply it before you fly) or ON for it to load when windows loads.

29. Set the CALIBRATION mode to MANUAL.

30. Save your settings.

31. Install FOXY

32. Restore the files you backed up in STEP 2.

Após estes passos a instalação ficou perfeita.

2.   Design

Os simuladores que mais vôo são  : Falcon 4 e o FS2004, então com o design dos controles do F-16 e as funções de um perfil real que estou usando ele se torna fantástico.
Todo feito em metal com uma pintura de primeira, e muito peso nas bases ele parece ser muito durável.

3.   Respostas

As respostas são muito precisas em todos os simuladores, todos os comandos muito precisos, botões, hats e rotarys,
Onde pega um pouco é que existe uma muito pequena  dead zone antes de se começar a acionar os eixos do stick. Embora não atrapalhe em nada a precisão esta pequenina dead zone eu também observei tanto no X-52 que tinha, quanto no antigo X-45 do Moska.

Todos os Hats tem 8 direções, sendo que na edição de profile é possível ainda usar a posição central como função.

Os rotarys também são muito precisos, com uma marcação bastante forte no centro dos mesmos.

No thotlle existem agluns “detents”, que são dentes no eixo, como se fossem pequenas travas para se usar como “idle detent” e “afterburner detent”, estas travas ajudam o usuário a saber se ele está entrando um modo ou outro.

O Microstick do Throttle também é muito bom e preciso tanto para comandar os cursores de radares quando o mouse.

4.   Configurações e profiles

Este na minha opinião é o ponto mais forte do Hotas, é possível fazer qualquer tipo de combinação de teclas , além das configurações nos 8 eixos que ele possui.
Estudando a linguagem dele vi que existe até mesmo programação lógica, onde é possível definir um conjunto de situações para que um tecla se comporte de um jeito ou de outro.
Por ex:, no Falcon se o trem de pouso está baixado uma tecla pode fucionar como freio , se o trem está guardado a mesma tecla funciona como autopilot, etc.

Outro recurso interessante é a capacidade de mudar valores dos eixos :
 Por ex.: No perfil de FS2004, quando movo o throtlle abaixo do “idle detent’, o eixo controla o reverso das turbinas.

O software de programação se chama Foxy, e existem muitos wizards para ajudar na configuração, entretando é bom conhecer inglês e ler o manual para se obter os resultados desejados.

Existem muitos profiles  que podem ser baixados do site :

Cougar World : http://cougar.frugalsworld.com/

Estes profiles podem ser usados ou servirem como base para uma customização.

5.   Expansões e modificações.

No Hotas Cougar já existe uma Gameport para se ligar um pedal analógico e usa-lo em conjunto com o software de programação. Antigamente era vendido pela TM um pedal chamado elite pedal que já era próprio para o mesmo.

Existem também muitas modifcações internas trocando os pontenciômetros do stick por sensores tipo Hall e até mesmo sensores de pressão (iguais aos do F-16 real), tais modificações podem ser vistas no site Cougar World.

No momento não penso em fazer alguma modificação, talvez quando os pots estiverem cansados eu troque por esta de pressão.

Conclusão

Em geral é um excelente joystick, na minha opinião muito superior ao X-52 ou outros do mercado por causa do nível de sofisticação da programação , além do design realístico. Recomendo a todos que tiverem condições de alguém trazer de fora. Pois o preço aqui dentro ou por correio fica muito caro devido ao peso da caixa (são quase 12 Kg), o que torna o frete proibitivo.
Fica aqui a dica para aqueles que estão descontentes darem uma revisada na instalação e principalmente nas versões de drivers e firmware que estão usando.
Qualquer outra experiência que possa ter com o hotas , estarei postando aqui para conhecimento do pessoal.

Abraços,

=FN=Fluidman

Offline =FN=Chm0d

• Membro Herói
    • Ver perfil
    • BsdOne
« Resposta #1 Online: Março 14, 2006, 06:02:15 pm »
Salve,

Eu tambem tenho um HOTAS e AMO ele.

Abs :)

Intel Core Duo Quad+Zalman / Abit AB9 / ATI X1950XTX 512M / 2x1GB Corsair XMS / SAMSUNG 19 940B / TT700W+PFC / TrackIR 4Pro(COMPRANDO DENOVO) / TM Hotas Cougar / Plantronics DSP 500 and Logitech MX300

Offline =FN=Great

• Pilotos
  • Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Março 14, 2006, 09:02:19 pm »
Bem eu creio que fui o primeiro =FN= a possuir um HOTAS. Infelizmente, antes do =FN=Fluidman ter tal contato, e adquirir um HOTAS, eu não usufluia de toda a capacidade deste joy. Graças ao companheiro, que me orientou,  hoje estou desfrutando de tudo que ele oferece. Antes eu adorava meu joy, hj declaro que as afirmações do Fluidman vêm aumentar ainda mais esta minha paixão. Somente podendo pegar num HOTAS é que realmente se sente como ele é excelente. Já tive um X-36, que foi muito bom, mas nada como o Cougar HOTAS. Não é por nada, que ele é uma cópia fiel do stick de um F-16. Para mim, gostaria que ele viesse com Force feedback, mas não vem. É uma pena. mas mesmo assim, vale a pena.

=FN=Great
« Última modificação: Março 14, 2006, 09:03:39 pm por =FN=Great »

Offline =FN=SIX O'clock

• Membro Herói
    • Ver perfil
    • http://
« Resposta #3 Online: Março 15, 2006, 02:20:00 pm »
Ótimas dicas Fluid...!!   :1:

SE um dia eu tiver um, vou deixar anotado aqui todo o procedimento prá configurar corretamente, hehe!!

Abraço

B)  
=Six= O'Clock :: watch your six...
A64 939 3200+, 1GB Corsair 3200XL, GF6800 GT, Chaintech VNF4 Ultra, 19" Flatscreen, X52, TrackIR 3 Pro + vector, 550W Seventeam, Leadership Transformer Case.

Offline LoboGuara

• Membro Pleno
    • Ver perfil
    • Julio "Lobo-Guará" Pinto
« Resposta #4 Online: Março 15, 2006, 04:13:12 pm »
Salve Galera,

Tenho o meu Hotas Cougar  [love]  [love2]  [love]  [love1]
 Desde que foi lançado e nunca tive problemas a não ser os que se apresentam por muito uso (Pots e folga no pivot).
Todos consegui resolver através dos contatos nos forums Cougar World  :ohh:
Graças ao CuPilot e outros manos super atenciosos. Não dá para depender de suporte do fabricante, que é muito deficiente.

Realmente a programação é um pouco complicada mais para quem gosta de brincar de Simpits é uma ferramenta e tanto.

Uma coisa que se deve ter muito cuidado é ao se aplicar atualização de firmware. Se babar é uma  :rip:  para consertar.

O meu esta ligado com o Rudder Control e a resposta é super show de bola.

É isso ai...

Abraços,

Lobo-Guará.  B)  B)  :fumar:  

Paz aos meus inimigos, pois no campo de batalha irão sentir a força da minha fúria.

MSI NEO V|P4@3.4Ghz 64bits FSB 800Mhz|WATERCOOLER CORSAIR|2.0GB DDR 400|HD120GB SATA|DVD DRU820A Sony|eVGA6800GT 256|WXP PRO|F4|LOCKON FC