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Autor Tópico: Sinistro  (Lida 10219 vezes)

Offline Rod

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« Online: Agosto 15, 2005, 11:10:31 pm »
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Avião que caiu na Grécia 'estava sem pilotos'
 
 
Avião que caiu pertencia à empresa cipriota Helios
Os pilotos dos caças F-16 gregos que acompanharam o Boeing 737 da companhia Helios até a sua queda disseram, neste domingo, ter visto duas pessoas tentando controlar a aeronave antes da tragédia.
Os pilotos militares afirmaram que, na primeira vez que se aproximaram do avião de passageiros, viram o co-piloto caído sobre os comandos da aeronave, aparentemente inconsciente.

Eles não avistaram o piloto na cabine e confirmaram que as máscaras de oxigênio que se soltam do teto da aeronave em caso de despressurização haviam sido ativadas.

Numa segunda aproximação, os militares viram duas pessoas – não está claro se eram membros da tripulação ou passageiros – tentando controlar o avião.

Depois disso, o Boeing se chocou com uma montanha.

“Nossos pilotos viram duas pessoas na cabine (…) aparentemente tentando controlar (a aeronave)”, disse o porta-voz do governo grego, Theodore Roussopoulos.

Desde os primeiros momentos do acidente, o governo grego minimizou a possibilidade de um atentado. Pelo menos uma autoridade grega apresentou a tese de uma rápida despressurização como explicação para o desastre.

No entanto, especialistas acreditam que mais fatores devem ter contribuído para a queda.

O motivo é que, pelo menos em teoria, uma queda abrupta da pressão da cabine não deixaria os pilotos imediatamente inabilitados. Eles teriam tempo de colocar suas máscaras de oxigênio extra, o que aparentemente não fizeram.

Uma segunda versão envolveria um problema no sistema de ar-condicionado da aeronave. O piloto teria mencionado um problema no sistema antes de perder contato, ainda segundo autoridades gregas.

Nesse caso, uma falha poderia ter expelido gases dentro do avião que levaram à perda de consciência dos pilotos antes que eles pudessem perceber o problema.


fonte:
BBC

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"As possibilidades são um possível seqüestro, uma sabotagem terrorista ou uma descompressão na cabine de pilotagem, já que os pilotos dos aviões F-16 que voaram ao lado do aparelho viram máscaras de oxigênio caídas", informaram fontes oficiais cipriotas.

"A causa que mais força ganha agora é a da possível descompressão do aparelho, já que parece que alguns passageiros morreram asfixiados", disse a canais de TV locais um funcionário que se encontra no local dos fatos, participando do resgate dos corpos --não há registros de sobreviventes.

"Foi iniciada uma investigação com as autoridades gregas para constatar a identidade e a nacionalidade dos passageiros", declarou o ministro de Transportes do Chipre, Charis Thrasou, antes de ir para o aeroporto acompanhar as investigações.

O avião, que partiu do aeroporto de Larnaca, perdeu contato com a torre de controle de Atenas pouco depois das 12h locais. Dois caças foram então mobilizados para escoltar a aeronave. Instantes depois, o boeing 737 caiu.

Informações que chegaram ao Ministério de Transportes do Chipre indicam que o piloto, de nacionalidade alemã, e o co-piloto, grego-cipriota, já estavam mortos quando os caças F-16 alcançaram o avião. No entanto, o dado ainda não foi confirmado.

Fonte:
Folha online


 Os pilotos dos F-16 gregos presenciaram uma coisa bem estranha em.
 
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« Resposta #1 Online: Agosto 15, 2005, 11:37:15 pm »
Mto sinistro mesmo.
No Jornal Hoje disse que os corpos ja estavam congelados antes da queda.

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« Resposta #2 Online: Agosto 16, 2005, 12:02:30 am »
:(

Tem mais coisa ai...não foi apenas queda de pressão...
 
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« Resposta #3 Online: Agosto 16, 2005, 01:45:27 am »
Foi gás... com certeza..

Experimenta deixar o carro ligado num ambiente fechado por mais de 2 horas... :rip:  Como não era um simples motor e sim uma (ou duas) TURBINA...:rip:
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« Resposta #4 Online: Agosto 16, 2005, 08:12:27 am »
Mas se foi uma descompressao mto derrepente e brusca, mata em poucos segundos. Ontem na UOL tavam explicando isso. Deu um exemplo de um 727 que teve esse tipo de descompressao, e o piloto e o navegador desmaiaram, o co-piloto conseguiu colocar a mascara em tempo. Outro caso foi um Learjet de um astro do Golf americano, que voou durante cinco horas antes de se chocar, o detalhe é que durante as cinco horas todos ja estavam mortos.
E outra, se teve a descompressao e problema no ar condicionado, vc congela.  

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« Resposta #5 Online: Agosto 16, 2005, 12:27:51 pm »
Foi congelamento. Teve um parente de vítima que disse a vítima mandou uma mensagem de celular dizendo que todos estavam mortos por causa do frio, inclusive o piloto e co-piloto.

O danado é pensar que o cara nem sequer pensou em baixar o avião para uma altitude menor para evitar a descompressão e a temperatura, porque, na Grécia, não é muito mais frio do que nos trópicos. Se o cara se limitou apenas a ficar sentado e mandar uma mensagem se despedindo do primo em vez de tentar sobreviver à situação, fica meio estranho mesmo... mas acho que terrorismo não seria porque ninguém se acusou. Parece ter sido mais um acidente. Mas o danado é o mané ter ficado parado sem tentar resolver a situação, só esperando a morte. Eu, no lugar dele, pulava na cabine do piloto e mandava o avião o quanto antes para o mais baixo possível, comunicando à Torre mais próxima... tá fácil que eu vou morrer sem lutar antes...
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« Resposta #6 Online: Agosto 16, 2005, 02:15:18 pm »
Segundo pilotos de caças F-16 da Grecia, quando aproximaram da cabine viram, que o copiloto estava deitado sobre os comandos, e nada do piloto. Dai fizeram uma outra aproximaçao e viram duas pessoas dentro cabine tentando controlar o aviao. Poxa, sera que ninguem dentro daquele aviao sabia voar no FS?? Pode parecer bobeira, mas pelo menos o cara ia saber ativar o AP, que nao é complicado. Quem ja voou o 737 da PMDG sabe do que to falando.

E outra Swoop, se nao me engano, o aviao teria que descer a baixo dos 5000 pes para nao ter perigo de congelamento. Nao ia dar tempo com a cabine sem ar condicionado. A nao ser que o cara fizesse mais que 7000 pes/min, o que seria um suicidio.

Offline Reinaldo

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« Resposta #7 Online: Agosto 16, 2005, 10:00:59 pm »
Para quem é da aviação, deve ter pensado como eu, ninguem sabe pilotar? É facil e etc.
Mas imagina uma pessoa vendo os outros praticamente mortos, se realmente a temperatura extivesse extremamente baixa, congelando, nunca na vida ter ido a uma cabine de um avião. Com milhares de relogios e provavelmente com varios sinais sonoros e visuais alertando. Coloque na pele dessa pessoa e vera que a nossa imaginação não consegue nem chegar a 1% doque aquela pessoa estaria sentindo na hora de ter tentado controlar o avião.
E sinceramente, se eu estivesse lá tentando pilotar aquele avião, tb com certeza na teria tanta frieza quando comecei a pensar o pq da pessoa caso estivesse tentando controlar não teria feito isso ou aquilo.
Uma coisa é agente julgar a pessoa aqui da terra, outra é estar na pele da pessoa.
Quem é piloto aqui sabe oque eu estou falando.

   

Offline Rod

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« Resposta #8 Online: Agosto 16, 2005, 10:06:49 pm »
sobre o cara que mandou a mensagem para o primo:
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Suposta mensagem de avião que caiu na Grécia era falsa
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da Folha Online

A polícia grega prendeu um homem nesta segunda-feira que afirmava ter recebido uma mensagem de texto vinda de um celular no avião cipriota que caiu ontem na Grécia, matando 121 pessoas.

Nektarios-Sotirios Voutas, 32, telefonou para vários canais de TV dizendo que seu primo, identificado como Nikos Petridis, havia enviado uma mensagem minutos do avião se chocar contra uma área montanhosa a cerca de 40 quilômetros de Atenas.

Segundo Voutas, a mensagem dizia: "Adeus, primo, aqui nós estamos congelados". O desastre pode ter sido causado por uma falha de pressurização da cabine e no fornecimento de oxigênio a 10 mil metros e altitude e os 121 ocupantes teriam morrido antes de o avião cair.

Mas a polícia afirma que Voutas estava mentindo já que não há o nome de Nikos Petridis na lista de vítimas divulgada pelo governo do Chipre. Residente da cidade de Tessalônica, Voutas foi preso sob a alegação de disseminar informações falsas e causar distúrbio público.

Todos os 115 passageiros e os seis membros da tripulação do vôo da Boeing 737 da Helio Airlines entre Larnaca, no Chipre, e Praga morreram, a maior parte queimados e irreconhecíveis, quando o avião, sem piloto, tomou uma rota mortal numa área montanhosa.

A despressurização não deve ter sido muito rapida a ponto de danificar o avião; o piloto reportou problemas no ar condicionado, a queda na temperatura pode ter enfraquecido a tripulação, seguida pela despressurisação, ai vem a hipoxia, eu não sou um expecialista no assunto más uma despressurização lenta e gradual pode ser imperceptivel, apesar de que imagino, deve haver alertas de para um problema destes, se for apenas um luizinha no painel é um problemão, nem sempre as vemos, os sintomas da hipoxia no sistema nervoso são:

inicialmente podem ser observados excitação, hiperatividade, inquietação , verborréia e euforia.
Os sinais e sintomas secundários podem incluir um ciclo de atenção limitada, depressão, julgamento deficiente, confusão, memória prejudicada e deterioração do campo visual e/ou da percepção profunda.

O piloto automático naturalmente devia estar acionado, e a tripulação tentando resouver o problema no ar condicionado(o piloto foi checar algo fora da cabine), ai todo mundo começa a ficar sonolento e pega no sono, derrepente a falta de oxigênio atinge os niveis mais baixos, caem as mascaras, já é tarde, ainda ha alguem acordado, vão até a cabine, infelismente são meros leigos, esses são afetados logo em seguida, e o piloto automatico foi levando o avião.

Por enquanto é tudo suposição, devemos aguardar as investigações, mas essa história foi ofuscada pelo acidente de hoje na Venezuela.
 
"Necessidade de voar"

Offline Rod

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« Resposta #9 Online: Agosto 16, 2005, 10:28:44 pm »
Mais da BBC Brasil:
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Entenda o que pode ter derrubado o avião cipriota
 
 
O avião que caiu era um Boeing 737 da companhia Helios semelhante a este
Investigações sobre as causas da queda de um avião de passageiros cipriota em uma colina perto de Atenas, na Grécia, em uma tragédia que matou todas as 121 pessoas a bordo, estão se concentrando na pressão da cabine.
Os peritos acreditam que pode ter ocorrido uma queda repentina de pressão.

Uma mensagem de texto enviada pelo telefone celular por uma das pessoas a bordo da aeronave da Helios Airways disse que os pilotos estavam desacordados e os passageiros enfrentavam um frio de congelar.

Leia o texto abaixo para entender melhor o que pode ter ocorrido com o avião.

Como ocorreu o acidente?

O Boeing 737 parece ter caído depois de uma repentina diminuição da pressão da cabine. Aparentemente os pilotos comunicaram problemas no sistema de ar condicionado do avião para o controle de tráfego aéreo cipriota pouco depois de decolar de Larnaca.

Em determinado momento, a aeronave se despressurizou muito depressa em pleno vôo. Caças foram enviados para localizar o avião a 10.350 metros de altitude e disseram que nem o piloto nem o co-piloto estavam conscientes e nenhum dos dois podia ser visto no painel de controle do avião.

Máscaras de oxigênio foram vistas penduradas na cabine do piloto, mas não pareciam usadas. Isso indica que os dois homens que pilotavam o avião desmaiaram antes que pudessem usá-las. Pouco depois, o avião, que poderia estar sendo conduzido através do piloto automático, chocou-se contra colinas na Grécia.

Qual é a diferença da pressão interna e externa de um avião?

O ar dentro de um avião comercial de grande porte é pressurizado - sua densidade é aumentada de forma a se tornar equivalente à do ar a 3.050 metros de altitude, na qual é rarefeito, mas respirável.

O ar a altitudes mais elevadas tem menos oxigênio. A 9.144 metros de altura os seres humanos só podem se manter acordados sem uma quantidade extra de oxigênio por até 30 segundos. Peritos em aviação comparam essa altitude a estar no topo do monte Everest.

A queda de pressão teria causado o acidente?

No momento não há uma resposta definitiva para esta pergunta. Há indícios - como os pilotos desmaiados - de que pode ter havido uma despressurização. Notícias de que corpos de passageiros foram encontrados congelados reforçam teorias de que eles foram expostos ao ar rarefeito.

Que procedimentos de emergência existem para lidar com problemas de perda de pressão na cabine?

Há vários procedimentos de emergência em aviões comerciais de grande porte.

Os pilotos na cabine de controle são alertados para problemas de pressão por um alarme que toca bem alto. Máscaras de oxigênio são disponibilizadas para pilotos e passageiros.

Jatos são construídos de forma a suportar perdas de altitude rápidas no caso de queda de pressão, e os pilotos praticam esta manobra regularmente.

Se há planos de emergência, por que o avião cipriota caiu?

Os sistemas de navegação são independentes do controle de pressão, e aviões podem continuar voando por muito tempo depois de uma queda na pressão.

Peritos estão analisando porque os pilotos, aparentemente, não usaram o oxigênio antes de desmaiar. Se a queda na pressão foi extremamente rápida, o ar dentro do avião pode ter desaparecido em um instante, acompanhado de um ruído semelhante ao de uma explosão.

Esta forma de "descompressão explosiva" pode afetar a pressão sangüínea, causar trauma pulmonar e levar à perda da consciência. Apesar disso, os pilotos treinam regularmente para enfrentar esse tipo de emergência.

Já ocorreram outros incidentes como este?

Um avião da Helios Airways já havia sofrido, no passado, uma queda de pressão na cabine quando voltava de Varsóvia. O avião fez um pouso de emergência em Larnaca. Três passageiros receberam tratamento em um hospital. Não está claro se a aeronave envolvida neste episódio era a mesma que caiu na Grécia.

Outros aviões tiveram problemas com pressão. Em 1996, um 727 da US Trans Air sofreu uma queda rápida de pressão de cabine quando cruzava os Estados Unidos. O capitão e seu assistente desmaiaram, mas o co-piloto colocou logo sua máscara de oxigênio e restabeleceu as condições de segurança de vôo.

Em 1999, um Lear Jet que tinha a bordo um astro do golfe americano, Payne Stewart, voou cinco horas pelos Estados Unidos até cair, depois que uma queda de pressão interna matou ou deixou inconscientes todos a bordo.


 
 
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« Resposta #10 Online: Agosto 17, 2005, 08:27:40 am »
Esse texto que li sobre os outros incidentes!

 

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« Resposta #11 Online: Agosto 17, 2005, 10:55:49 am »
Por menos que saibam pilotar, chamar a torre pelo rádio é uma coisa realmente lógica. É só pegar o fone de chamar. Mesmo assim, estou informado quanto aos sintomas de queda de pressão e o mal que faz ao corpo e à capacidade intelectual de uma pessoa. Por outro lado, não deixo de considerar a capacidade humana de sobrevivência. Quem assistiu ao filme "Vivos" ou, no título original "Alive" (tradução literal para o português) sabe do que estou falando. É a história de um avião que caiu na cordilheira dos Andes. Um cara conseguiu, contra todas as possibilidades, vencer o frio, o ar extremamente rarefeito, a falta de comida (estavam comendo a carne dos mortos no acidente para sobreviver) e depois desse mesmo cara ter ficado desacordado por 3 dias devido a uma pancada na cabeça durante a queda. O corpo combate o frio com a adrenalina, e a falta de oxigenação também, fazendo o coração bater mais rapidamente o que aumenta a circulação e a freqüência respiratória. Se alguém sobreviveu, quando notou os pilotos mortos, deve, com certeza, ter tido uma bela injeção de adrenalina. Quanto a descer o avião, seria uma tentativa...

Agora, outra coisa que me intriga, é se o sistema de AP não tem nenhuma programação para tomar uma providência em caso de descompressão ou de queda extrema de temperatura... seria tão simples... era só ligar sensores ao computador do AP...  :huh:  
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« Resposta #12 Online: Agosto 17, 2005, 11:48:27 am »
É ae que ta, talvez quando aconteceu a despressurizaçao, os pilotos estavam vivos, e tentaram controlar o aviao manualmente, mas ae veio o pior, eles desmairam ou morreram, ficando o aviao se controle. É uma hipotese.

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« Resposta #13 Online: Agosto 17, 2005, 01:14:58 pm »
Pode ser... ninguém pode saber ao certo o que aconteceu lá...
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« Resposta #14 Online: Agosto 17, 2005, 01:47:33 pm »
Eles ja acharam a caixa preta??
 

Offline Reinaldo

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« Resposta #15 Online: Agosto 17, 2005, 06:44:07 pm »
Entretando para se fazer essa simples chamada para a torre de controle, precisa apertar um botaozinho localizado geralmente no manche do avião.
Não sei aonde fica esse botão no manche do B737 ou na lateral. Mas acha mesmo que uma pessoa leiga ia ficar apertando os botões para ver qual iria conseguir falar com a torre? Deve ter tentado colocar o fone, mas qual botão apertar para chamar? No airbus se eu não me engano, esse botão é vermelho no joystick(não me lembro). Se eu fosse leigo eu nunca iria apertar um botão vermelho ainda mais no joystick.
Lutar contra as espectativas no chão é uma coisa, lá em cima é outra coisa. As variaveis que entram na sua cabeça são inumeras. Só com treinamento é que se consegue se preparar para um vôo de emergencia.
Se tem gente que pensa que pode pegar um avião numa primeira vez sem ter nenhum conhecimento, ainda mais numa emergencia, esta vendo muito filmes como turbulencia 1,2,3.
Se fosse tão facil assim então pra que vôo pratico? Vamos todos voar no Flight Simulator e já partir para um avião real!

 

Offline Rod

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« Resposta #16 Online: Agosto 17, 2005, 09:28:52 pm »
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Quarta, 17 de agosto de 2005, 13h00
Vítimas são sepultadas em meio a novas suspeitas
   
 As 121 vítimas do acidente de avião de Chipre que caiu no norte de Atenas no último domingo começaram a ser enterradas nesta quarta-feira em meio a novas hipóteses sobre as causas do acidente.
Um defeito no fechamento das portas da aeronave é apontado como o responsável pela tragédia de acordo com a teoria levantada pela rádio nacional de Chipre. O problema teria ocasionado a despressurização da cabine.

A falta de oxigênio na cabine vinha sendo atribuída a uma falha nos sistemas do aparelho que já havia apresentado problemas dessa natureza antes.

Kyriakos Pilavakis, ex-mecânico da companhia Helios Airways, declarou à televisão grega que um Boeing 737-300 sofreu problema de pressão durante um vôo de Varsóvia em dezembro, aparentemente por defeito no fechamento da porta. Pilavakis, que depôs por mais de seis horas, deixou a companhia em janeiro.

À espera do resultado das caixas-pretas, que estão sendo examinadas em Paris, um técnico da Boeing avisou que a verdade não será totalmente conhecida até que a investigação termine, dentro de seis meses.

Um dos mistérios que cercam o acidente é o relato de dois pilotos de combate do Exército grego que acompanharam o avião que entrara sem aviso no espaço aéreo da Grécia. Ambos garantem que o capitão não estava na cabine e o co-piloto estava inconsciente. Eles ainda afirmam que avistaram uma pessoa na cabine.

O jornal grego Elefterotipia divulgou que o comando da Otan em Nápoles, na Itália, estava a par da situação e que tem a descrição minuciosa dos movimentos do avião cipriota.

Aparentemente, alguém teria feito a aeronave descer dos 35 mil pés de altura para 7 mil pés. A queda, possivelmente, seria resultado da falta de combustível.

A autópsia de alguns dos corpos já identificados que aparentemente estavam vivos quando o avião caiu, entre eles o do co-piloto, de outro membro da tripulação e de um menino de cinco anos que teria sobrevivido apenas um minuto após o impacto, contribui para estas suposições.

"Uma coisa é certa, estavam vivos quando o avião caiu. Buscamos o que os deixou inconscientes. Se foi um agente tóxico ou o frio", disse o juiz Nikos Karakousis.

Segundo fontes da investigação, os corpos do co-piloto, Pambos Haralambous, e da assistente de vôo Louiza Vouteri foram encontrados juntos, perto da cabine.

Haralambous foi o primeiro a ser enterrado nesta quarta-feira, em um ambiente de profundo pesar, mas também de tensão pelas denúncias de seus familiares.

O funeral contou com a presença do presidente do Parlamento, Demetrio Christofias, e do ministro cipriota da Saúde, Andreas Gavrielides, além de outros líderes políticos e deputados.

O último adeus foi dado por seu filho, Yiannis, de 22 anos, também piloto, que revelou na noite de ontem à televisão local que seu pai se queixava constantemente da quantidade de horas de vôo e que sempre levava consigo uma agenda com anotações. Essa agenda, segundo ele, deve ser encontrada porque trará muitas respostas.

Três corpos ainda não foram identificados. Um deles deve ser do piloto do aparelho.

 
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« Resposta #17 Online: Agosto 17, 2005, 10:25:19 pm »
Putz, isso ae vai longe ainda!
 

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« Resposta #18 Online: Agosto 19, 2005, 11:47:31 am »
Com certeza vai longe mesmo... Mas o fato de o avião ter descido para 7 mil pés é estranho... pode ser que alguém tenha realmente tentado pousar o avião.

E quanto a não ter vôo prático e só ficar no Flight Simulator, a Federação Internacional de Aviação já está considerando horas de vôo no FS2004 como horas de vôo em simulador oficial. Quer dizer que não é tão bobagem assim, e que tem alguma credibilidade quem tem conhecimento por meio do simulador.

Só para complementar, os pilotos navais dos EUA passam por mais de 3000 horas de vôos simulados antes de pegar um avião de verdade. Rolou uma conversa de que a DID (Digital Image Design) teria sido a criadora do soft para simular o F-22. O Fato é que ela tem um simulador de F-22, antigo, é verdade, mas no qual o avião tem a mesma especificação técnica do real... vai saber... Hoje em dia, o nível de detalhamento dos simuladores é muito grande.

Só para ilustrar, o novo simulador do Oleg, que fez o IL-2, o Battle Over Brittain, ou BoB para os conhecedores, vai ter até o famoso efeito de "air swoosh", que é um certo impacto que os aviões de hélice causam aos que vêm nas 6 horas, causando certa turbulência e diminuindo a velocidade do avião de trás. Quem já viu vídeos de guncamera da WWII não deve ter percebido, mas os pilotos sempre procuravam atirar das 5 ou 7 horas, para evitar esse efeito, e aplicavam a correção no tiro com o leme... Simulação complexa ou não?? ;)
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