Novembro 01, 2024, 03:27:40 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 01, 2024, 03:27:40 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Combate Ar-Ar  (Lida 8514 vezes)

Offline =FN=Spiderman

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Online: Novembro 05, 2004, 01:36:16 pm »
Pessoal... eu nunca fui muito bom em combates com mísseis... nunca soube escapar de mísseis de outros aviões e sempre levei a pior... no dog até eu sei pq é saber manobrar e talz... vcs poderiam contar situações e explikr como escapar de mísseis e como que faz pra escapar dos mísseis ar-terra tbm???

o modo dogfight é pressionando o d neh??? e que mais tem que saber???

flws
2º Tenente Spiderman

"Un droit porté trop loin devient
une injustice"
Voltaire

Offline 100Crises

• Membro Pleno
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #1 Online: Novembro 05, 2004, 01:54:20 pm »
As minhas taticas para escapar de missel são:
Se for um missel ar-terra, normalmente ele demora um pouco pra te pegar, portanto coloque o lançamento de chafs em automatico e procure ganhar velocidade, qd vc ouvir "chaff" comece as manobras, a manobra mais eficiente eh vc ficar numa direção perpendicular a do missel e começar a dar loopings, porem com isso vc acaba não saindo da área perigosa pois vc ta em looping. A tatica q eu uso mais, é ficar subindo e descendo como se estivesse percorrendo a trajetoria de uma senóide. Saiba administrar a velocidade e as manobras pois se vc ficar sem velocidade ae vc naum vai poder fazer as manobras...
Normalmente eu consigo desviar dos misseis fazendo isso.
Mesmo sem ter asas perceba o dom de voar e o direito à liberdade. - SemCrise-Harpia

Offline =FN=Swoop

• Membro Herói
    • Ver perfil
    • http://
Combate Ar-Ar
« Resposta #2 Online: Novembro 05, 2004, 02:07:16 pm »
Cara, acho que o Del, o Moskito e o Eagle são os mais indicados para te dizer como escapar de mísseis. Mas o melhor é entender o funcionamento do míssil. Se o simulador for bom mesmo, ele aplica as mesmas regras.

Vamos lá: O míssil aplica o princípio do movimento balístico. Ele sobe e desce até chegar ao alvo, como uma bala de canhão, só que ele, por ser teleguiado, pode mirar no alvo. Quando disparado, o míssil queima o seu combustível por alguns segundos, chegando a velocidades entre mach 3 e mach 5. Daí ele sobe, até uma determinada altitude, que varia conforme as outras variáveis da equação, como velocidade e situação de quem lança o míssil e velocidade e situação do alvo. Depois disso, ele só cai. Aí é que mora a chave do problema. Como o míssil só cai, ele está perdendo energia potencial, virando energia cinética, para ele continuar se movendo, e perdendo energia para o atrito com o ar... diante disso, quanto mais atrito com o ar ele tiver, mais energia ele perde, e, portanto, menos velocidade ele vai ter, reduzindo o seu alcance. O que você faz, é, basicamente, torear com o míssil. Deixa ele passar pensando que vai te atingir mas errando o alvo. Você faz isso aumentando a sua leitura. Se o míssil for de radar, com os chaffs (que são uma espécie de confeti de alumínio para refletir o radar) que aumenta o objeto para o míssil. Se for um míssil térmico, você usa os flares, que fazem com que o míssil pense que o alvo é maior do que realmente é. O míssil sempre mira no meio do alvo, se ele for lido como um objeto extenso. Uma forma de evitar mísseis térmicos mais antigos é fazer eles mirarem no sol.

O negócio parece simples, mas não é tanto assim. Para aumentar efetivamente a leitura do míssil, o ideal é que você voe perpendicularmente à trajetória dele, mas nem sempre isso é possível. Se o míssil passar direto por você, é hora de manobrar no sentido em que ele veio, ficando completamente atrás dele, e indo em direção oposta à dele, para não correr o risco de ele te travar de novo, caso ele dê uma volta, porque alguns mísseis entram em movimento aleatório quando perdem o alvo, outros procuram um novo alvo... Os de movimento aleatório são os piores, porque eles podem virar ao contrário e te achar novamente. ;)

Assim, a melhor técnica é ficar perpendicular aos mísseis e lançar as contra-medidas. Depois que ele passar, virar no sentido em que ele veio. No caso dos mísseis terra-ar, é a mesma coisa, só que eles não sobem muito... por vezes, eles já sobem direto para o avião, o que exige o mesmo procedimento de quando ele está no ar.

Se eu estiver errado, por favor, me corrijam. E vamos esperar mais dicas do Moskito, do Del e do Eagle.
Comandante da Ala IL-2

Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline =FN=Spiderman

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #3 Online: Novembro 05, 2004, 02:28:15 pm »
vlw! esse negócio de flares,chaffs e fikr na perpendiculares eu ja sabia... mas eu nunca sei como colocar o missil na perpendicular, saber ond ele esta.... normalmente eu so faço uma porrada de manobra subindo e descendo... tbm semelhante a um senoide....

espero que outros tbm ajudem!!

flws
2º Tenente Spiderman

une injustice"
Voltaire

Offline =FN=Eagle

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #4 Online: Novembro 05, 2004, 02:28:47 pm »
Oia eu aqui.... :huh:
Seguinte cara, antes de tudo nao use as configs padroes de lançamentos de contra-medidas do Falcon. Quando estiver taxiando ou no ar (antes da Flot ou antes do circo pegar fogo) configure p/ que lançe um de cada vez... Eu sempre faço isso e depois seleciono modo manual...

OBS: so uma correçao do que foi dito.
Ar-terra é o missil lançado do aviao p/ o solo. Ex: Harm
Terra-Ar (é o que estamos falando). Missil lançado de uma bateria aerea ou algo do genero.  ^_^

Vamos as taticas..

Terra-Ar>> Como o Swoop ja nos deu uma boa aula de fisica do missil (e no Falcon segue quase tudo o que foi dito)..  Geralmente os misseis terra-ar sao guiados por radar. Ou seja, olhe no seu RWR, se vir um numero 2, 5, 7, 14 pode esperar que é missil. Se ouvir e ver o alerta de lançamento de missil com certeza seu RWR lhe mostrara de onde vem, mas como??? Vamos supor que seja um SA-2. Ele tem um alcance razoavelmente longo, tanto altura quanto distancia, vai aparecer um numero 2 com um losango em volta, isso significa que ele foi lançado. A partir dai é colocar seu aviao nas 3 ou 9 horas do missil, lançar chaffs e ficar variando de altitude (como o 100 crises disse). E nao sair das 3 / 9 horas...

So uma dica, olhe sempre no mapa (brief) se sua rota tem algum SAM. Se tiver veja o nome dele. Se for SA-2 (o mais comum), vooe sempre a baixo dos 1000 pés quando entrar no circulo dele. O circulo mostra o alcance dele.

AR-AR>> Esse ai ja um pouco mais complicado, pq muitas vezes se vc nao prestar atençao nas suas six o inimigo lançara sem voce notar (ou seu equipamento). Sempre fique de olho, e quando tiver duvidas mande seu ala dar uma checada nas suas six e na dele. Se for missil de radar (AIM-120 ; AIM-7) ele ira aparecer no seu RWR como um "M" dentro de um losango e ouvira/vera o aviso de lançamento. Prosseda da mesma forma que citei a cima, mas lembre-se que esse tipo de missil é mto mais dificil de se escapar, porem nao impossivel.

Misseis guiados a calor nao aparecem em radar nem RWR, pq vc nao precisa de um engajamento p/ lançar, basta lançar no modo Slave.. Mas desde que esteja no alcance...
Nesse caso vc tera que ter um visual do missil e lançar flares. Nao sei mto de missil ar-ar pq 90% das vezes sempre sou abatido  :lol:

Espero ter ajudado e nao ter trocado alguns procedimentos, heheheh
« Última modificação: Novembro 05, 2004, 03:58:18 pm por =FN=Eagle »

Offline =FN=Spiderman

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #5 Online: Novembro 05, 2004, 02:32:15 pm »
vlw eagle...
2º Tenente Spiderman

une injustice"
Voltaire

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #6 Online: Novembro 05, 2004, 02:56:24 pm »
O que o Swoop e o Eagle falaram tá corretíssimo!

Mas também vou deixar minhas dicas... ahaha! :)

TERRA > AR:

-Q: Como saber de onde vem o míssil?
R: curto e grosso: olhe no RWR. :)
Quando o SAM dispara em você o alerta luminoso do "missil launch" acende.

-Q: Então como eu faço pra fugir dele?
R: Eu uso a seguinte tática:

1- ligo o ECM
2- faço um break pra deixar o míssil na minha 3/9 horas
3- solto chaffs durante essas manobras
4- após uns 10 segundos mais ou menos eu DESÇO na vertical (mas cuidado com a velocidade.. não ultrapasse os 580 nós se tiver com tanques ou bombas) e vôo rasante, de costas para o míssil

Essa tática funciona comigo em 99% das vezes... :)

O mais correto mesmo é evitar ser engajado.. mas aí já é papo pra outro dia.. :)

(Pq eu curto mesmo é SEAD com MK20/CBU voando rasante... adoro fuder SA2 com essas bombas!! Nem precisa de HARM! :) )

AR > AR:

Siga os mesmos passos que o Swoop e o Eagle passaram.. :)

Boas fugas! ahaha!
rafaeldr@uai.com.br, ICQ 140190683, MSN delrio@globo.com
XP2600-B, Asus A7N8XX, 512 RAM, Radeon 9600XT, Live 5.1, 56kbps, Win2K PRO, CMR2/4/5, RBR, LFS, DTM2002 , FIA GT X-Spec, GTR, MOMO Racing + Delrio H-shifter

Offline =FN=Spiderman

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #7 Online: Novembro 05, 2004, 03:01:52 pm »
vlw delrio...
util demais a opiniao de vcs... so falta a do moskão!
2º Tenente Spiderman

une injustice"
Voltaire

Offline =FN=Eagle

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #8 Online: Novembro 05, 2004, 04:01:02 pm »
1- ligo o ECM
2- faço um break pra deixar o míssil na minha 3/9 horas
3- solto chaffs durante essas manobras
4- após uns 10 segundos mais ou menos eu DESÇO na vertical (mas cuidado com a velocidade.. não ultrapasse os 580 nós se tiver com tanques ou bombas) e vôo rasante, de costas para o míssil

Esqueci do ECM, hauhau

Liga ele tbm  :P

Offline =FN=Spiderman

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #9 Online: Novembro 05, 2004, 04:04:27 pm »
essa até eu sabia kra... esquecido hauhauahuaha
2º Tenente Spiderman

une injustice"
Voltaire

Offline =FN=Eagle

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #10 Online: Novembro 05, 2004, 04:28:28 pm »
HEhehe

TEm uma outra dica que esqueci tbm.  Funciona contra SAMs que nao conseguem te acertar a baixo de certa altitude. Ex: SA-2, que o minimo é 1.000 pes.

Se vc tiver acima disso e um SA-2 lançar um missil, se tiver tempo, pode e deve enquanto vira as 3/9 horas, lança chaffs, descer pra baixo dos 1000 pes, tipo, em torno de 400 pes... Isso ajuda mto tbm. Mas se tiver mto alto nem adianta tentar que o missil te pega bem antes. Ai é fzaer o procedimento do outro post  :D

Isso td tem que ser decido mto rapido, pra td funcionar "dou" um prazo de no maximo 5 segundos pra decidir o que fazer. Ouviu o alrme de lançamento, nao exite em virar as 3/9 horas e lançar chaffs, e enquanto faz isso vc tem que ter decido se desce pra uma certa altitude ou permanece na mesma so variando entre subir e descer, e algumas manobras em curva, MAS sem sair das 3/9 horas
« Última modificação: Novembro 05, 2004, 04:32:25 pm por =FN=Eagle »

Offline =FN=Spiderman

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #11 Online: Novembro 05, 2004, 04:47:19 pm »
Tem outra tática ótima e vc sempre  SE SALVA!!!
na hora que ouvir o apito que alerta o lançamento, aperte o cinto e ejete!
Vc sai vivo antes do míssil te pegar!!!

flws!!!

:spider:
2º Tenente Spiderman

une injustice"
Voltaire

Offline =FN=Eagle

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #12 Online: Novembro 05, 2004, 04:51:22 pm »
Ja usei mto essa, hauhauh

Offline =FN=Swoop

• Membro Herói
    • Ver perfil
    • http://
Combate Ar-Ar
« Resposta #13 Online: Novembro 05, 2004, 07:21:56 pm »
Teoricamente, immelmans e splits-S (descritos pelo Del) são ótimas manobras para dar o tão esperado olé no míssil. Mas, no caso do immelman, ele exige que você esteja muito rápido, para poder subir rapidamente, e lançando as contramedidas, a fim de esticar a sua assinatura na vertical e na horizontal. Assim que notar que o míssil passou, complete o immelman para o lado de onde ele veio, mas isso você faz quando o míssil estiver bem perto. Com isso você joga com a energia dele, já que ele vai estar quase sem energia (espera-se) ao chegar perto de você. Fazendo isso, provavelmente ele não vai ter mais energia para te pegar novamente, mesmo que te ache.
Comandante da Ala IL-2

Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline Reinaldo

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #14 Online: Novembro 05, 2004, 07:40:27 pm »
Oque o DelRio descreveu é quase o mesmo modo que os pilotos reais fazem para lubridiar os misseis, tanto ar ar quanto o  terra ar.
Porem os bixinhos estão ficando muito mais espertos.... :ohh:
Esses novos misseis Pythom4 e 5 e etc...

Outra forma muito boa para desviar de misseis é REZAR! hehehe ^_^

Falou!

Offline =FN=Moska

• Membros do CG
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #15 Online: Novembro 05, 2004, 10:20:07 pm »
Mano é o seguinte, o que eu faço pra desviar de um missil é a tecnica das 3/9h, faço exatamente como descrito pelo Eagle e pelo DelRio com uma pequena diferença que da muito resultado, mas tem qu etreinar muito por que vc tem que manobrar sem olhar pra frente. é asim, qdo vc perceber um missil em sua direção  seja pelo RWR seja pelo aviso do ALA manobre rapido e coloque ele nas sua 3 ou 9 horas e solte chaffs e flares na manobra, gire sua visão e tente ver o missil se aproximando, mantenha 400-450 Noz qdo vc tiver uma visão real do missil (ver o missil em si e não apenas um ponto preto se aproximando) faça um break para dentro do missil em 90graus e solte mais um pacote de chaffs e flares e veja ele passando atraz de vc sem nunhuma chance de voltar. como o missil vem a uma velocidade muito grande e vc fecha uma curva para o lado dele ele não consegue curvar tão fechado pra te pegar porem o momento do break tem que ser preciso, essa tecnica tem que treinar bastante pois a principio vc não vai conseguir ver o missil e vai se perder por não estar olhando para frente do caça. se vc usar a visão travada no missil é mais dificil ainda (porem mais eficiente)por que em um simulador não ha consiencia situacional como em um caça de verdade e se vc tiver em baixa altitude com certeza vai bater no chão. com misseis Terra Ar  consigo quase 100% de sucesso no desvio. Com misseis AR-AR o buraco é mais em baixo, porem ainda estou engatinhado no Falcon e vou apurar esta tecnica.
Para treinar esta tecnica vc pode ativar as etiquetas no setup pra ver as letras sobre os misseis e avioes (Labells no setup), porem não fique viciado nisso pq tira um pouco do realismo e não usamos essa bagaça.

Espero ter ajudado um pouco ... vlw.... abraço....
=FN=Moska - Comandante Geral - Conselho de Guerra (CG)

Offline =FN=Spiderman

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #16 Online: Novembro 05, 2004, 11:55:40 pm »
agora eh so praticar! hhehehe

:spider:
2º Tenente Spiderman

une injustice"
Voltaire

=FN=Flanker

• Visitante
Combate Ar-Ar
« Resposta #17 Online: Novembro 08, 2004, 12:33:58 pm »
Oi Galera. éhhhhh, voltei. Com DSL ainda 256. Precisam de alguma ajuda?!
hehe, to loko pra ver esse FF3 ae.

Só nao darei dicas do A-A porque nao peguei a nova atualizacao, mas pelo que estou vendo, tem muitos viciados aqui!

Como sempre, F4 na cabeca. Hehe...
Voltarei a jogar F4, so tenho que baixar as atualizacoes! :dj:

Se tiver faltando alguma informacao, ou se teve alguma mudança radical ae, gostaria que alguem me mandasse um e-mail fazendo explicacoes rapidas.

Ae, aquele meu e-mail scorpionkyo@bol.com.br ( foi cancelado, robaram minha senha, ja nao tenho mais acesso ) agora usem o samueljf@terra.com.br.

valeu... abracos...

Offline =FN=Eagle

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #18 Online: Novembro 08, 2004, 03:13:23 pm »
4 SECULOS DEPOIS HEHEEHE

TA VOLTANDO PRA VALER AGORA???

=FN=Flanker

• Visitante
Combate Ar-Ar
« Resposta #19 Online: Novembro 10, 2004, 07:28:38 pm »
To sim EAGLE...mas devagar neh...tenho que baixar as parada ainda...e to ralando mto...mas vai da pra jogar mais de uma vez por semana...

MAS AE, nao vi meu NICK na secao pilotos kra. Isso quer dizer que to fora do esquadrao!?

Se for tudo bem, entendo as normas...

espero respostas..

Offline marcosmala

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #20 Online: Novembro 10, 2004, 10:48:57 pm »
porraa  o dia em que eu fizer isso tudo pode-me chamar de genio :ohh:  :1:  :flato:  

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #21 Online: Novembro 11, 2004, 04:56:30 am »
Gênio!! ahaha! Você pega a manha cara.. cria uma TE com somente 1 SA2 ou SA5... põe seu F16 com tanques de fuel ou bombas e vai treinando... :)

(PS: Ae Flanker!! :)  É pau no site cara, relax..)
rafaeldr@uai.com.br, ICQ 140190683, MSN delrio@globo.com
XP2600-B, Asus A7N8XX, 512 RAM, Radeon 9600XT, Live 5.1, 56kbps, Win2K PRO, CMR2/4/5, RBR, LFS, DTM2002 , FIA GT X-Spec, GTR, MOMO Racing + Delrio H-shifter

Offline =FN=Eagle

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Combate Ar-Ar
« Resposta #22 Online: Novembro 11, 2004, 11:00:19 am »
So treinr marcos, hehe

Ae, que bom que ta voltando cara..

E vc nao ta fora nao, como o Del disse, é pau...