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Autor Tópico: A2a Combat  (Lida 7879 vezes)

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A2a Combat
« Online: Dezembro 11, 2005, 12:05:54 pm »
Pessoal, essa pergunta vai aí pros mais experientes:   ^_^


Eu tô fazendo uns treinos de combate A2A contra AI (Su27 contra SU27, head-on com uns 30Km de separação, sem ECM, campo aberto, meia altitude), mas vou dizer que não tá muito fácil... Em primeiro lugar os meus mísseis (R27ER e R27R) têm um PK baixíssimo, algo em torno de 5% no máximo, em geral eu lanço uns três R27ER com intervalos de uns 15 ou 20 segundos e o AI simplesmente se livra de todos, às vezes chego a lançar até quatro e nada! Bem, o AI também atira vários em mim e em geral eu consigo evadir também, normalmente o combate termina em CAC (a uns 3 Km de separação) com o R73 que me parece muito mais eficiente, apesar de que em várias oportunidades ser necessário atingir com dois (!) para mandar o inimigo pro chão.


Eu passei a tarde toda repetindo três missões semelhantes: SU27 x SU27, SU27 x 2 F14 e SU27 x 2 F16.


Os F16 e SU27 são incrivelmente "imunes" a mísseis por radar e como falei parece sempre necessário mantê-los na defensiva até que o combate fique mais próximo para poder usar mísseis IR. Só que prá isso eu acabo com meu estoque de mísseis e fico pensando: como fazer numa missão em que existam mais aviões, se eu chego a gastar em torno de 5 a 6 só prá derrubar um único adversário!!!!  :huh:

Será que isso é característica da 1.11? Estou usando a opção Missile Efectiveness em 50% que sei ser a recomendada até pela ED.

Então queria pedir prá vocês me darem algumas dicas que funcionem, ou então técnicas que vocês usem (espero que não seja segredo, afinal somos um grupo não?)  ;)

Outra coisa que acho que seria de muita utilidade, se vocês pudessem gravar algumas tracks de como desenvolvem o combate, e deixar disponível.   :1:


Bom, vou lá fazer mais algumas horas de combate, hehe, fico no aguardo hein? Não deixem de responder...   :joia:


Valeu!!!
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A2a Combat
« Resposta #1 Online: Dezembro 11, 2005, 07:55:36 pm »
Grande six,

Realmente a eficiencia dos R27 é MUITO baixa... eu tambem tenho o mesmo problema... ja com o R73 nao tem jeito... vai pro chao mesmo heheh gostaria de dicas tb porque vivo fazendo dog e parei de usar os R27... so estou fazendo dog com campo de visao.

Abraco.

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A2a Combat
« Resposta #2 Online: Dezembro 11, 2005, 08:32:54 pm »
oi CH    :)



Então cara, treinei a tarde toda e melhorei bastante meu desempenho, mas é verdade, raramente um R27 (seja de que tipo for) atinge o alvo...   <_<


Já os R73, são muito eficientes!


Eu gravei umas tracks, e acho que vou postar aqui, assim se vc puderem assistir e me dizer o que posso estar fazendo de errado (ou certo), seria de grande utilidade prá mim, hehe!!


Eu montei uma missão onde eu estou no SU27 contra dois SU27, um com mísseis R27ER e R73 e o outro SU27 só com guns (prá fazer um dogfightzinho básico hehe!!).


O link é esse aqui:   Link (clique para baixar)


Valeu pessoal, se tiverem algo prá mostrar, postem aqui!   :P
 
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A2a Combat
« Resposta #3 Online: Dezembro 11, 2005, 09:20:22 pm »
Nossa,

Six... fiquei com (MAIS) vontade de comprar o TrackIR... alguem sabe onde eu encontro isso aqui no brasil??? pq a naturalpoint ignorou a existencia do brasil =/

PS: Muito legal as tracks... pra mim ta tudo certo... vamos ver o que os papas aqui dizem gegege

Abraco.

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A2a Combat
« Resposta #4 Online: Dezembro 12, 2005, 04:58:12 pm »
Pois é, te falei... tá perdendo tempo, você não vai acreditar como fica natural e como melhora sua "situational awareness", o TIR é bom demaissssssssss!!!   :lol:
« Última modificação: Dezembro 12, 2005, 09:46:53 pm por =FN=SIX O'clock »
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Caveirão

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« Resposta #5 Online: Dezembro 12, 2005, 05:14:32 pm »
Olha, os relatos de uso real do R-27 na guerra da Eritréia X Etiópia são realmente muito ruins, mas também o são para outros mísseis SARH/semi-ativos, apenas as últimas versões do AIM-7(EUA) e Super 530(França) tiveram desempenho digamos aceitável, tendo o segundo derrubado uma boa quantidade dos "imbatíveis" F-14. Algumas versões do R-27 são bem melhores e usam os mesmos sensores do R-77, O R-27AE é um exemplo, assim como as últimas versões do R-27ET, que usa o sensor do R-73E, bicolor e imune a contramedidas tipo flare.

   A doutrina de combate russa determinava o lançamento dos mísseis sempre em pares, primeiro o IR(R-27ET) e depois o SA(semi-ativo). Porque esta ordem? Porque se fosse feito o contrário, o míssil IR simplesmente seguiria o motor foguete do primeiro míssil. Podemos tentar aqui esta tática de lançamentos em pares, com as duas ordens para ver  os resultados. Mas não há mágica, um caça com mísseis ativos sempre terá vantagem no combate e não é à toa que TODAS as Faer modernas do mundo abandonaram seus SA em favor dos RA(radar ativo). O R-73 é reconhecidamente um excelente míssil de curto alcançe, sendo o padrão a ser seguido. As últimas versões tem um ângulo de visada de 90 graus ou mais e alcançe de 40 km, quase um BVR e melhor que os Super 530D que a FAB está comprando junto com os sucatões, digo, Mirage 2000-C.
« Última modificação: Dezembro 12, 2005, 05:17:12 pm por Caveirão »

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« Resposta #6 Online: Dezembro 12, 2005, 05:29:50 pm »
Humm, e ô Caveirão, se não me engano os R27AE não são suportados pelo SU27 e Mig29 no lockon, são?


Outra dúvida: como lançar o 27ET e em seguida o 27ER? Teria que usar inicialmente o IRST prá lançar o o míssil térmico né, em seguida teria que mudar pro radar, travar e aí lançar o 27ER? Se for assim, dá tempo de fazer tudo isso sem ser atingido na cara por um míssil inimigo?  hehe     :lol:


Será que dá prá fazer tudo usando apenas o radar ou IRST?

 
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« Resposta #7 Online: Dezembro 13, 2005, 10:12:03 am »
Six,

Dependendo das circunstancias  ;)  dá pra fazer isso trankilo..!!

 B)  
... A grandeza não consiste em receber honras,e sim em merecê-las ...




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« Resposta #8 Online: Dezembro 13, 2005, 10:58:42 am »
Isso, você quer dizer: travar com o IRST e depois com o radar? E no meio disso tudo ainda tomar medidas defensivas?  HEHE!!!   :lol:


Mano, dá uns toques aí... tava esperando você aparecer!...   ^_^


Que tal gravar umas tracks de como vc procede em combate? Hein amigo? diz que dá vai!!!  LOL    :lol:



Um problema que eu vejo em disparar um R27ET e depois um R27ER é que o alcance do primeiro é menor que o do segundo e assim, eu teria que aguardar autorização de lançamento... depois travar o radar e lançar o 27ER, nisso o inimigo já deve estar com um ER na minha direção...   :rolleyes:  
« Última modificação: Dezembro 13, 2005, 11:05:48 am por =FN=SIX O'clock »
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« Resposta #9 Online: Dezembro 13, 2005, 12:04:46 pm »
Você pode tentar a sequência inversa e ver se funciona melhor, afinal é um simulador e talvez esta faceta tenha sido negligenciada.

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« Resposta #10 Online: Dezembro 13, 2005, 01:54:39 pm »
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Você pode tentar a sequência inversa e ver se funciona ...
Oi Caveirão,

É... é uma boa idéia mesmo.   :)



Vou ver se funciona, das duas formas: IR e depois Radar e vice-versa.



Se alguém tentar aí e der resultados, avisem...   :joia:  
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« Resposta #11 Online: Dezembro 13, 2005, 09:25:03 pm »
Ontem à noite eu fiz um 1 X 1, SU-33 X F-18, semi-ativo prá todo mundo. Mesmo com o R-27ER deu prá derrubar o cara a maioria das vezes(ele em excelente e com AIM-7), quase todas. Fiz aquele esquema, atirei um depois o outro, radar e IR, fiz também o contrário. Lançar o ER primeiro tem a vantagem de manter o alvo na defensiva desde cedo, até ter alcançe para mandar o IR/ET. Agora, tem que mandar mais de um sim prá manter o cara fugindo.
   Depois foi contra o F-16 armado de AIM-120, aí o bicho pegou porque basta a ele te travar um tempinho e já manda o AIM-120, que é ativo e mais difícil de fugir, bem mais. Contra este acho que tem que esgotar o estoque de ER prá não dar chance do cara te "olhar", pelo menos prá mim. Tem umas coisas que tem que ver se tú tá fazendo, tipo quando o alcançe do radar vai diminuindo ou o alvo vai chegando mais perto, você deve ir fechando o radar, tipo de 128 para 64 e depois para 32. Se aparecer interferência e você locar nela, não caia na tentação de lançar mesmo autorizado, porque o avião te autoriza mesmo estando o alvo muito longe, então você tem que calcular mais ou menos a distância de engajamento, uns 30/25 km para o ER e aí lançar. Assim falando é meio complicado, melhor seria na prática né?

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« Resposta #12 Online: Dezembro 14, 2005, 09:20:00 am »
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Ontem à noite eu fiz um 1 X 1, SU-33 X F-18, semi-ativo prá todo mundo. Mesmo com o R-27ER deu prá derrubar o cara a maioria das vezes(ele em excelente e com AIM-7), quase todas. Fiz aquele esquema, atirei um depois o outro, radar e IR, fiz também o contrário. Lançar o ER primeiro tem a vantagem de manter o alvo na defensiva desde cedo, até ter alcançe para mandar o IR/ET. Agora, tem que mandar mais de um sim prá manter o cara fugindo.
   Depois foi contra o F-16 armado de AIM-120, aí o bicho pegou porque basta a ele te travar um tempinho e já manda o AIM-120, que é ativo e mais difícil de fugir, bem mais. Contra este acho que tem que esgotar o estoque de ER prá não dar chance do cara te "olhar", pelo menos prá mim. Tem umas coisas que tem que ver se tú tá fazendo, tipo quando o alcançe do radar vai diminuindo ou o alvo vai chegando mais perto, você deve ir fechando o radar, tipo de 128 para 64 e depois para 32. Se aparecer interferência e você locar nela, não caia na tentação de lançar mesmo autorizado, porque o avião te autoriza mesmo estando o alvo muito longe, então você tem que calcular mais ou menos a distância de engajamento, uns 30/25 km para o ER e aí lançar. Assim falando é meio complicado, melhor seria na prática né?
Oi   ^_^

Essa de fechar o alcance do radar eu realmente só estava fazendo de 128 para 64 KM... depois eu não estava alterando... vou ver se dá resultado.


Quanto ao ECM, eu já estou sabendo disso, deve-se estimar primeiro a distância do alvo (pelo indicador de intensidade de sinal do RWS), pois não se tem este dado sob efeito da contramedida...   :)

Agora, tira uma dúvida aí: o IRST chega a detectar alvos com aspecto Head-on? Porque numa das minhas tentativas eu carreguei uns R27ET e tentei usar o IRST e ele parecia não adquirir o alvo à minha frente... Talvez estivesse muito longe, não sei...   :huh:



Valeu amigos!    B)
« Última modificação: Dezembro 14, 2005, 02:20:34 pm por =FN=SIX O'clock »
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« Resposta #13 Online: Dezembro 14, 2005, 12:20:11 pm »
IRST de frente é mais complicado porque a maior parte do calor está atrás do avião, mas dá, só que o alcance de detecção fica bem reduzido. Fechar o alcance do radar diminui o tamanho do feixe e concentra mais a energia. Outra coisa, melhor estar no mesmo nível do avião ou pouco mais baixo, pois o chão dificulta a detecção, até mesmo para o radar. Basta ver que no modo look-up o alcance detecção sempre é maior que no look-down.

   Se não me engano, não há indicação de intensidade no RWR, se você está falndo das luzes abaixo daquela figura de avião, elas são indicações do tipo de radar que o está iluminando. A avaliação de distância pode ser feita pelo MFD, ao mudar-se a escala. Digamos que em 32, quando o alvo aparecer no terço superior do MFD estará à uns 30km.  

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A2a Combat
« Resposta #14 Online: Dezembro 14, 2005, 02:18:19 pm »
Oi Caveirão,


Vou experimentar suas dicas pro IRST e ver se funcionam prá mim.    ^_^



Quanto ao RWS, em aviões Russos, bem como os americanos não se tem como mensurar com precisão a distância da fonte de radar detectado, mas nos russos há um indicador de intensidade, que são pequenos traços contornando aquele led vermelho no centro, observe que quanto mais próximo vc fica de alguém que o esteja detectando, esses leds vão acendendo em sentido anti-horário, no caso de ambiente com ECM o seu radar não tem como medir a distância entre você e seu adversário, mas como o RWS é passivo, ele continua detectando a intensidade do radar do seu oponente e assim é possível se ter ao menos uma estimativa da distância.  Eu vi um dos últimos tutoriais do (mestre) Ironhand, onde ele explica exatamente isso, ele de SU27 contra um F15 com ECM, quando chega a uns quatro traços pro final (que seria o seu avião) a distância é de aproximadamente 25-30 Km, aí dá prá pensar em atirar.

Essa técnica é também usada para evadir de mísseis a radar ativo, já que o RWS prioriza essa ameaça, quando o último led acender, é hora de fazer a evasão!   :)


Não sei se deu prá entender, mas se vc baixar o tutorial vai ver que é muito instrutivo e realmente dá resultados...   :lol:



Valeu amigão!!!
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« Resposta #15 Online: Dezembro 15, 2005, 12:22:22 am »
Bota aí por favor, muito bom pelo que parece.

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« Resposta #16 Online: Dezembro 15, 2005, 09:47:14 am »
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Bota aí por favor, muito bom pelo que parece.

 O link pro site do Ironhand Tutorials é esse aqui:


R-27ER VS AIM-120: Winning the SARH vs ARH Duel


Depois que você assistir os tutoriais desse cara, duvido que não vire fã dele... hehe, eu sou!!!   :lol:


Valeu Cav!!!    B)  
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« Resposta #17 Online: Dezembro 15, 2005, 01:43:52 pm »
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Bota aí por favor, muito bom pelo que parece.

O link pro site do Ironhand Tutorials é esse aqui:


R-27ER VS AIM-120: Winning the SARH vs ARH Duel


Depois que você assistir os tutoriais desse cara, duvido que não vire fã dele... hehe, eu sou!!!   :lol:


Valeu Cav!!!    B)

 Realmente... eu tenho aqui e achei o cara fabuloso... muito bom mesmo...

PS: Vale a pena :)

Abraco.

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« Resposta #18 Online: Dezembro 15, 2005, 01:50:05 pm »
Pena que ele não atualize os tutoriais quando uma nova versão do Lockon é liberada né? Tem vários que eu não posso mais assistir por causa das incompatibilidades entre versões...   <_<


Inclusive ele disse que pode lançar um tutorial sobre como se comunicar e dar ordens efetivas pros wingmen... Essa vai ser ótima prá fazer vôos offline... hehe!!   :)  
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« Resposta #19 Online: Dezembro 15, 2005, 09:08:03 pm »
Salve,

Curte uma track minha com (su 27 (R-73) x F-16 (Aim120)) hehehe muito facil sair do aim120.. segue a dica ae..

http://www.bsdone.com/aim120.trk Desviei de 1 aim120

http://www.bsdone.com/aim120_full.trk desviei de 4 aim120

Abracao.
« Última modificação: Dezembro 15, 2005, 09:32:02 pm por =FN=Chm0d »

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« Resposta #20 Online: Dezembro 15, 2005, 11:24:31 pm »
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Salve,

Curte uma track minha com (su 27 (R-73) x F-16 (Aim120)) hehehe muito facil sair do aim120.. segue a dica ae..

http://www.bsdone.com/aim120.trk Desviei de 1 aim120

http://www.bsdone.com/aim120_full.trk desviei de 4 aim120

Abracao.

 Caramba CH!!!!    :lol:



Muito casca grossa a segunda track... o F16 mandou ver nos mísseis em cima de você hein?  Parabéns pela performance!!!    :joia:



Mas me pareceu que a track tenha sido editada... acho que o AI não atira  tantos mísseis de uma só vez daquele jeito, atira?    :huh:



Escuta, porque não faz uma nova track, sem mudar tanto para a visão externa prá gente ver a ação de dentro do pit, assim dá prá ter uma idéia melhor do que você fez prá desviar tão bem desses mísseis.  


Cara, parabéns mais uma vez!!!   :1:  
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A2a Combat
« Resposta #21 Online: Dezembro 16, 2005, 02:28:06 am »
Hehehe,

Valeu... amanha vou fazer outra track pq agora ta tarde heheheh...

PS: Six quero falar com voce :)

Abracao.
« Última modificação: Dezembro 16, 2005, 02:28:24 am por =FN=Chm0d »

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« Resposta #22 Online: Dezembro 16, 2005, 09:15:28 am »
Valeu CH!!


Se fizer novas tracks avisa a gente, hehe!!!   :)



Quer falar comigo? Manda uma PM prá mim mano, valeu!    ^_^  
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« Resposta #23 Online: Dezembro 16, 2005, 06:58:37 pm »
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Valeu... amanha vou fazer outra track pq agora ta tarde heheheh...
 
E aí?


Hoje saem mais algumas tracks?  Hehe!!!    :lol:



Vou sair com a família, mas vou ver se retorno em tempo de fazer um vôo com vocês!!    ^_^



Abraço!   :joia:  
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