Novembro 01, 2024, 02:33:53 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 01, 2024, 02:33:53 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Eua, Para Refletir  (Lida 5190 vezes)

Offline Seifer

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Eua, Para Refletir
« Online: Julho 24, 2005, 12:01:22 am »
Acabo de voltar de uma estadia de 6 meses nos EUA. Assim como muitos aqui, cultivava muito pouco amor aos gringos, apesar de nao ser tao radical ao ponto de chegar ao odio.

Apos esse tempo, minha cabeca mudou um pouco. A primeira coisa que notei eh que o tempo todo que estive la, vi mais estrangeiro do que americano. Trabalhava com 5 americanos, 2 russos, 4 indianos, 3 chineses, 1 coreana, 4 turcos e mais 1 brazuca. Eh interessante como aqui nos cultivamos o odio a uma nacao que abriga mais gente de fora do que de la mesmo.

Nao eh so no trabalho. Lotado de muculmano, indiano e chines pra todos os lados. Restaurante indiano em todos os lugares, mexicano nem se fala. Os EUA me pareceram um lugar onde tudo se mistura, nao existe uma cultura propria, uma caracteristica marcante. As coisas sao todas iguais onde voce vai. No inicio eh lindo, depois cansa.

De qualquer maneira, eh  interessante viver la. Por um lado, todas as dificuldades de um estrangeiro, como por exemplo nao poder tirar carteira, demorar pra tirar SSN e conseguir a parte burocratica de tirar uma linha telefonica por exemplo. Por outro, um pais extremamente eficiente, onde tudo o que voce precisa para morar sozinho voce consegue, mesmo um cara como eu, que nunca tinha saido de casa sozinho.

Em geral, voce ve um povo feliz, muito diferente daquela imagem arrogante que temos. O pessoal tem conversa facil, voce para no ponto de onibus e ve conversa rolar entre desconhecidos. Todos se cumprimentam, mesmo sem nunca ter se visto. Nao parece que voce esta em um pais em guerra nem de longe.

Em relacao a parte de seguranca, a paranoia assusta, voce entra quase pelado nos aeroportos. Mas tudo eh feito de uma maneira que rapidamente a fila anda. Eh engracado como as baguncas la andam. Eu fui num festival de fogos do dia da independencia, onde +- 500mil pessoas vao. Lotado. Mas sempre ha passagem para uma cedeira de rodas. O transporte publico ta la limpinho pra te levar de volta pra casa.

As vezes a gente fica com raiva do orgulho americano. Mas, assim como quando fui na Argentina, passei a entender porque aqueles que vivem ali sao orgulhosos. Eles tem algo a se orgulhar. Sao em sua grande maioria pessoas trabalhadoras, e felizes com o que tem. E mesmo achando que no Brasil falamos espanhol, eu pergunto quantos aqui sabem que lingua falam em varios paises da Europa(ou ate na america latina mesmo)...

Existem pessoas arrogantes sim. Um dos americanos que trabalhei nao me cumprimentava e virava a cara pra mim. E ainda tinha um poster do W Bush em sua sala. Mas felizmente, foi um caso unico. E acredito que aqui mesmo existem pessoas assim tambem.

Concluindo, acho que ao inves de direcionarmos qualquer odio contra qualquer nacao, a gente devia se olhar primeiro. Com a situacao que vivemos hoje, se fosse na argentina, haveria milhares nas ruas(como presenciei pessoalmente la). Nos EUA nem sei o que ocorreria. Acho que ao inves de querermos a desgraca alheia, deveriamos sim, querer nosso proprio bem.

Os EUA cometem erro sim, como qualquer nacao no mundo. Mas ainda bem que sao eles que estao la encima... Muito melhor do que um Saddam ou Bin Laden. Espero que essa guerra estupida acabe, e como sonhar nao custa nada, que so nos simuladores a gente veja armas de qualquer tipo.

Um abraco!

Offline =FN=Great

• Pilotos
  • Membro Sr.
    • Ver perfil
Eua, Para Refletir
« Resposta #1 Online: Julho 24, 2005, 01:44:59 am »
Seifer,

Vou fazer algumas considerações sobre o q vc disse, pois já estive lá, mesmo q por um curtíssimo período.

1- O s americanos são patriotas de verdade. Em frente a cada casa há uma bandeira. Amor ao seu país. Coisa q falta aqui ainda, q só se manifesta no futebol e samba.
2- é um país da oportunidade. Na casa q fiquei, de brasileiros, recebi a seguinte imformação do dono: Qdo voltei pra cá, tinha US$ 2.000, em minha conta, e pedi um emprestimo de US$ 150.000, para comprar uma casa. Em dois  dias eu comprei a casa, com juros justos, sem exorbitância, e sei qto vai custar a última parcela em 15 anos.  Hoje, essse cara já comprou outra casa, que aluga, e comprou uma academia q fica aberta 24h, no valor de 2 milhões de dollares. Sem erro de investir. Aqui, nem sonhar. Qdo acaba de pagar o emprestimo da caixa, ainda existe um tal de saldo sei lá o que, q é a metade do q se pagou.
3- São extremamente práticos. Tudo funciona. Se vc paga o seguro social, vc pode usufluí-lo. Aqui tem q ter plano de saúde, mesmo sendo descontado o INSS em folha. Seu filho tem boas escolas. Aqui tem q pagar escola particular, pois o ensino público faliu. Só restaram as Universidades Federais.

Realmente, aqueles q não conheçem, criam um ódio. e rotulam muito. Tb não sou a favor da politica internacional americana. Pra mim, é um erro brutal.

Vc tem toda razão; temos q olhar o nosso rabo primeiro, e ver o q fazemos deste nosso país. Uma consideração minha, particular: nunca gostei do PT, mas votei no Lula, na esperança de algo mudar. Agora vejo o qto errei, pois o PT q era contra a política econômica neo-liberal de FHC, esta no mesmo caminho e pior. Os bancos ainda por cima. O PT sempre foi duro em relação a ditadura e os meios por ela utilizados. Não longe, utilizou-se da ABIN, pra fazer gravações. Q vergonha.

Desculpa, Seifer, transferir pro seu tópico esta declaração, q virou política brasileira. Aqueles q quiserem responder, ou questionar meu pensamento, tem todo direito, mas já deixo claro q não irei responder. Não estou fazendo política. É meu pensamento, e visão do q se apresenta aí hj. Se alguém conseguir desmentir o q eu disse, eu retiro minhas palavras.

Mais uma vez, Seifer, concordo plenamente com o q vc expos.

=FN=Great

Offline =FN=Skullcrusher

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
Eua, Para Refletir
« Resposta #2 Online: Julho 24, 2005, 09:27:26 am »
"Antes de criticarmos e falarmos dos outros,devemos primeiro enxergar o nosso próprio umbigo"

Sem mais!

P.S: Concordo com tudo o que foi escrito!
=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV

Offline shinobih2o

• Membro Pleno
    • Ver perfil
Eua, Para Refletir
« Resposta #3 Online: Julho 24, 2005, 07:50:39 pm »
Heheh
Só pra não perder a fama de 'do contra': Tinha muito estrangeiro porque a mão de obra é barata... :-\

Mas Seifer, seus dois últimos parágrafos ficaram uma coisa linda.
Eu aplaudo de pé, e concordo plenamente.

Um grande abraço, e bem vindo de volta. =)

Offline =FN=Great

• Pilotos
  • Membro Sr.
    • Ver perfil
Eua, Para Refletir
« Resposta #4 Online: Julho 24, 2005, 10:16:56 pm »
Sim, mano

existe mão-de-obra barata, e aqui temos trabalhadores escravos, principalmente, no norte e nordeste.

Offline Seifer

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Eua, Para Refletir
« Resposta #5 Online: Julho 24, 2005, 10:56:57 pm »
Bom, voce chamar PhDs de mao de obra barata eh um pouco exagero, mas em parte th verdade tambem, muito muculmano e latino trabalhando de faxineiro ali... Em compensacao, tem a casinha deles com TV, DVD, ar condicionado etc... ;)

Offline =FN=Skullcrusher

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
Eua, Para Refletir
« Resposta #6 Online: Julho 24, 2005, 11:11:48 pm »
E pcs melhores que os nossos LOL
=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV

Offline shinobih2o

• Membro Pleno
    • Ver perfil
Eua, Para Refletir
« Resposta #7 Online: Julho 24, 2005, 11:20:10 pm »
Não, tô falando que sai mais barato pra eles contratarem mão de obra especializada de fora. Mais barato que contratar um americano memo.

PhDs, doutores, tudo!

Offline Seifer

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Eua, Para Refletir
« Resposta #8 Online: Julho 24, 2005, 11:40:26 pm »
Fora internet 1MB/s no plano mais barato :D

Offline =FN=Swoop

• Membro Herói
    • Ver perfil
    • http://
Eua, Para Refletir
« Resposta #9 Online: Julho 25, 2005, 01:17:47 pm »
Esse ódio antiamericano vem muito da inveja... é uma pena dizer isso, mas é verdade. Já ouviram aquele adágio popular do "quem desdenha quer comprar"? É bem o caso. Invejamos a prosperidade americana, e, ao invés de aprendermos com o que eles têm de bom, criamos um ódio quase que irracional e inexplicável. A política externa é criticável, sim, mas é o capitalismo. Eles jogam dentro das regras do capitalismo. Vi o Great criticar a política neo-liberal de FHC, mas os EUA são o país mais neo-liberal que existe no mundo. Isso é mais uma conseqüência do discurso pseudo-antiamericano que, na verdade, é uma justificativa para a nossa situação. Dizer que a miséria do mundo é culpa dos EUA é besteira. É outro motivo para justificar esse ódio acéfalo que nutrimos. Olhem o exemplo do Japão, que foi arrazado pelos EUA num golpe duro, depois das bombas nucleares, e o próprio EUA ajudou o país a se reerguer. Notemos o detalhe de que o Japão soube aproveitar a oportunidade. Não só pegou o dinheiro e pronto. Aceitou as tecnologias que foram oferecidas, aproveitou isso, desenvolveu a tecnologia, aprimorou, investiu no material interno... e hoje é o que é. O mesmo com a Alemanha, que recebeu uma injeção de cerca de 20 bilhões de dólares dos EUA e Inglaterra depois da WWII. Hoje é um país próspero, mas porque o povo soube agir como país.

Não temos que odiar os EUA, como eu sempre disse (os que me conhecem pessoalmente sabem disso). Também não morro de amores por eles, porque acho que são psicóticos demais. Como sociedade, acho que a Canadense ganha de longe. Mas acho que como povo organizado por uma meta, são quase imbatíveis. Como sociedade aberta aos que têm vontade de crescer, os EUA é o país das oportunidades. Conheço gente que foi para lá para trabalhar como babá e ganhou o seu dinheirinho para começar um negócio. Deu tão certo que fechou as portas lá para investir em negócio aqui, que foi onde quebrou o negócio. Temos que aproveitar deles o que faz eles prosperarem.

Falta ao brasileiro cuidar do próprio povo, limpar a própria casa. O nacionalismo anda muito em falta mesmo por aqui. Não temos amor pelo Brasil. Nunca gostei do PT, nem de Lula. Não votei nele, mas sou eleitor, e cobro dele o mesmo que cobraria pelo que eu votei, já que ele foi eleito para ser meu representante. Falta tanta moral nesse país que a M&®d@ que tá voando no ventilador só derrubou gente de segundo escalão, apesar do nosso presidente ter confessado públicamente o crime de prevaricação (não tomar providência quando tomar conhecimento de crime administrativo), como fez quando tomou conhecimento do "mensalão". O pior é que ele ainda está no poder, e dizer que "para governar o Brasil não precisa de diploma, mas de coração". Tem gente que mata e se mata porque age com o coração, e é justamente esse maldito que nosso presidente vai usar para governar o país... estamos arruinados. O pior é que, como povo, não fazemos nada... e é isso que difere nós dos americanos. Por isso que eles estão bem de vida e nós não. Eles cuidam uns dos outros, a gente tenta passar os outros para trás. Sobre isso temos alguns exemplos, inclusive aqui no fórum do esquadrão, que não vou citar para não ofender ninguém nem para trazer a discussão à tona de novo, porque esse não é o objetivo.

Por fim, adorei o que foi escrito. O mundo já está muito cheio de preconceitos dirigidos a etnias e a nações. Sorte do Seiffer poder ter tido a chance de ver que os mitos que ele tinha ouvido não são reais e derrubar esses mitos vendo como a coisa realmente é. Acho que o que esse depoimento mais mostra para nós é que o preconceito não ajuda ninguém a nada. E não só o preconceito, mas o "pré-conceito". Temos que aprender a nós mesmos conceituar, e parar de aproveitar os conceitos formados. Isso é sinal de inteligência, e o povo brasileiro é inteligente, mas preguiçoso, porque não usa a inteligência o tempo todo, só esporadicamente.
Comandante da Ala IL-2

Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline =FN=Great

• Pilotos
  • Membro Sr.
    • Ver perfil
Eua, Para Refletir
« Resposta #10 Online: Julho 25, 2005, 01:35:51 pm »
Grande colocaçaõ, Sr Swoop. Concordo plenamente, Muito simples e objetivo.

Outro fato de se dar inveja, é q lá os ricos tb vão para a cadeia. Aqui, se vc paga muito, a um bom escritório de advocacia, vc tá livre. Tem jogador de futebol q atropelou,e matou, e nem sequer ficou um dia no xadrez.  É uma vergonha isso. Mas se um pobre rouba um pão, tá frito.

Vamos mudar este país, gente. Depende de cada um de nós!!!

Offline Oi!

• Novato
  • *
    • Ver perfil
Eua, Para Refletir
« Resposta #11 Online: Julho 30, 2005, 06:18:28 pm »
Concordo plenamente com os dois primeiros posts e fico feliz que a maioria do fórum concorde com eles . Muito desse ódio antiamericano brasileiro tvb vem de ideologias marxistas com caracteristicas de década de 50 junto é claro com o fato de não querermos ferir nosso próprio orgulho ao  admitirmos que falhamos como nação ( mas nada irremediável ainda ) ao contrário dos EUA .