Novembro 16, 2024, 05:29:38 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 16, 2024, 05:29:38 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Dúvida Cruel: Tv 20" Ou Monitor 17"  (Lida 10491 vezes)

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Dúvida Cruel: Tv 20" Ou Monitor 17"
« Online: Março 03, 2005, 03:26:00 am »
E ae?!

Os preços estão praticamente os mesmos: TV 20" e Monitor 17".

Vou montar um "pit" pra mim, separado dessa mesa que uso agora, pois ficar colocando e tirando o volante toda vez que vou jogar é foda!

Vou arrumar um banco, ligar um falante ou woofer nele, pra dar o "force feedback vibration" :P  (talvez..), montar minha pedaleira (acelerador, freio e embreagem!), botar a TV/Monitor ali e "correr" pro abraço!!!!!

Mas a dúvida é curel!! Tv ou Monitor?!?!?

TV eu posso usar em outro lugar, depois, quando tiver mais afastado das corridas e tal..

Monitor eu posso ligar aqui no lugar desse de 15".. sei lá..

E ae!?!? O que recomendam?!

Alguém já ligou a TV na placa de vídeo pra "ver" como fica?! É que dizem que não dá pra ler palavras/texto no Word, por exemplo.. por casua da baixa resolução da tv, sei lá..

Mas dizem que pra JOGOS fica ANIMAL!!!!!! Vinte polegadas de puro prazer!! :P

Airman, já testou?! Swoop?! Skull?!

HELP!!!!!
rafaeldr@uai.com.br, ICQ 140190683, MSN delrio@globo.com
XP2600-B, Asus A7N8XX, 512 RAM, Radeon 9600XT, Live 5.1, 56kbps, Win2K PRO, CMR2/4/5, RBR, LFS, DTM2002 , FIA GT X-Spec, GTR, MOMO Racing + Delrio H-shifter

Offline =FN=Swoop

• Membro Herói
    • Ver perfil
    • http://
« Resposta #1 Online: Março 03, 2005, 10:12:27 am »
Cara, eu já vi jogo em tv... não fica bom porque tv tem as famosas "scanlines". Quem já jogou algum emulador de console tipo super nintendo ou mega drive no computador vai saber do que estou falando. São umas linhas horizontais que ficam no meio da imagem da tv... um lixo. Isso tira toda a graça da imagem clara. Só para você ter uma idéia do lixo, usar a tv com anti-aliasing ou sem não faz a menor diferença. Além do mais, mesmo que ficasse tão bom quanto, a tv só opera no máximo em 60Hz, o que implica que a sua vista vai cansar com o uso. Um monitor de 17" pega até 85Hz em resolução de 1024x768, que é a configuração que eu uso aqui em casa no meu monitor de 17" Samsung (753v é melhor que o 793v por causa da imagem que é mais clara). Quando a taxa de atualização da tela fica acima de 75Hz, então você tem uma exibição "flicker free", ou seja, sem telas pretas ou faixas pretas passando pela tela, o que evita o cansaço visual com o longo uso. Se você tiver uma câmera digital ou uma webcam no computador, aponta para a tv e você vai ver uma faixa preta no meio da tela. Se o monitor estiver acima de 75Hz, a faixa não anda, ou nem aparece... se andar, isso cansa a vista. Então, eu, no seu lugar, iria para o monitor, até porque a emissão de radiação de um bom monitor é bem menor do que a de uma tv, e, mesmo que a tela da tv seja de 20", a imagem fica infinitamente melhor no monitor de 17".

Eu, por exemplo, me livrei da tv do quarto para comprar uma placa de vídeo que pega tv... a imagem também fica bem melhor... ;)

Mas é só minha opinião... claro que tem gente que prefere ver a imagem bem maior sempre... mas lembre que, em matéria de gráficos, o que conta é a resolução/tela. É sempre essa relação o que conta. Não adianta colocar 1600x1200 num monitor de 15"... não vai dar em nada...
Comandante da Ala IL-2

Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Março 03, 2005, 11:23:37 am »
Pois é cara.. eu conheço bem essas scanlines.. :) Foda mesmo heim..

Mas tipo, a tv em uso normal, não fica só heim 60Hz?! Então por que eu não me canso de ver tv?! (digo, por que meus olhos não dóem?!)

Pesquisei na net e vi uma PORRADA de nego que não consegue fazer o bagulho funfar legal! E quando conseguem, a imgagem fica em Preto e Branco! hahaha! Sux! :(

Mas uma coisa é legal então: se eu não precisar usar AA/AF pra "ver" na tv, logo a performance vai ficar lá no talo! :)

Mas, putz... tem monitor de 17" por R$438!!!!!!!!! Inclusive com 85Hz em 1024x768! Pesquisei e vi que a maioria , se não todos, pegam 85Hz em 1024x768... então acho que vou de LG 710E mesmo... Esse Sansung 753 é tela plana?!

Valeu pelos toques aí cara! ;)
XP2600-B, Asus A7N8XX, 512 RAM, Radeon 9600XT, Live 5.1, 56kbps, Win2K PRO, CMR2/4/5, RBR, LFS, DTM2002 , FIA GT X-Spec, GTR, MOMO Racing + Delrio H-shifter

Offline =FN=Moska

• Membros do CG
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Março 03, 2005, 12:04:49 pm »
DelRio .... to com vontade Falar um palavrão pra vc mano.
=FN=Moska - Comandante Geral - Conselho de Guerra (CG)

Offline Teyd

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Março 03, 2005, 12:10:46 pm »
fica só sabendo de uma coisa...
o máximo de resolução da TV [e em torno de 300 x 400... 400 linhas é como fala p/ TV.... a resolução mínima que uso aki é 1024 x 768 até 1600 x 1200 ou +... mais que o dobro na mínima... não adianta vc aumentar o tamanho se está perdendo definição... no meu monitor de 17" eu vou ver o inimigo pequeno... vc verá um ponto grande... heheheh
e na config parece que da pra aumentar a resolução... é lorota... ele so encaixa a imagem mas num da pra ler nada....
Note HP Pavilion DV6663us
C2D 2.2 / 4gb RAM
Vista 64 / Ubuntu 64
GF8400GS 128Mb + 767Mb (Shared)
Sidewinder Precision PRO

Offline =FN=Swoop

• Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Março 03, 2005, 12:15:19 pm »
Del, os monitores que eu falei são tela semi-plana. Os tela plana da samsung são os DFX. Mas fica com o LG mesmo... ele é bom.

Quanto à performance, o que eu quis dizer é que a imagem fica muito tosca... nem o AA ajuda a melhorar, de tão ruim que fica. Se você fez essa pesquisa aí, cara, e viu que dá muito pau, então nem pense nisso... é dor de cabeça demais para pouco benefício...

Eu continuaria com o monitor de 17, venderia o seu de 15, e compraria uma placa de captura de tv para ver tv no monitor ;)
Comandante da Ala IL-2

Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Março 03, 2005, 01:21:37 pm »
Mas eu quero ter os 2 monitores! ahah! Um deles (o maior) é pra ficar fixo no cockipt.. só tirarei pra limpar ou mudar de casa.. :)

Moska, fala uai! :)

A propósito, Moska, você não tinha conseguido ligar a vga na tv não né?!

Offline =FN=Moska

• Membros do CG
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Março 03, 2005, 01:31:45 pm »
consegui nada mano ... as duas tvs aquinum tem o Pal-m sei la o que ......  
=FN=Moska - Comandante Geral - Conselho de Guerra (CG)

Offline Teyd

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Março 03, 2005, 01:45:30 pm »
mas vcs querem que os 2 monitores (monitor e TV) exibam as imagens do Jogo? algum desses sims permitem isso? nunca vi essa possibilidade... mas ja coloquei algumas vezes a TV junto e a placa num entra com as 2 no sim não.... se vcs souberem de algo assim me avisem qual o sim que eu quero testar aki...
C2D 2.2 / 4gb RAM
Vista 64 / Ubuntu 64
Sidewinder Precision PRO

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Março 03, 2005, 01:57:39 pm »
Só pra TV.. :)

Ae, sem saber qual é seu hardware fica difícil.. :D

Offline =FN=Skullcrusher

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
« Resposta #10 Online: Março 03, 2005, 07:07:44 pm »
Já vi nego no flight simulator montando uma cabine com três monitores simultaneos...muito show...
=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV

Offline =FN=AirMan

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Março 03, 2005, 08:32:49 pm »
Del,

A imagem nao fica boa cara,eu ja liguei e nao dá nem pra comparar... vc nao tem dot pit suficiente numa TV q compare a tela do monitor... amigo meu apelou e ligou a dele num telao pra jogar NFSU 2 .......huahuauhaua..... mas ficou pior ainda.... !!

[ ]'s.

B)  
... A grandeza não consiste em receber honras,e sim em merecê-las ...

Offline Reinaldo

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Março 03, 2005, 09:50:07 pm »
Liguei a minha placa de video na televisao de 29, putz, a resolução fica uma droga...
Voltei para o meu monitor...

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: Março 04, 2005, 01:51:23 am »
Já vi nego no flight simulator montando uma cabine com três monitores simultaneos...muito show...
É a placa de vídeo dele.. dever ser uma tal de "Pharelya" ou alguma coisa assim.. :)

Mas tem que ter $$$ pra isso.. :(

Pois é galera.. vou no monitor mesmo! E vai sair uns 100 conto mais barato que a tv! :D

Outro detalhe: minha Radeon9600xt tem 1 saída VGA, 1 saída S-Video e 1 DVI.. como vou ligar o outro monitor?! Existe adapatador DVI>>VGA ou algo assim?!?!

Já vi cabo em "Y" de vga! Será que rola! Já que pretendo usar como se fosse o modo "clone": a mesma imagem nos 2 monitores..

Alguém já viu esse cabo/adaptador em Y?

Offline Teyd

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: Março 04, 2005, 09:50:46 am »
mas antes era bom testar... nem que fosse na TV mesmo... pra saber se nesses sims vai rolar 2 ou + monitores.... num vai comprar outro monitor pra depois se arrepender né....
C2D 2.2 / 4gb RAM
Vista 64 / Ubuntu 64
Sidewinder Precision PRO

Offline BinLadden

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #15 Online: Março 04, 2005, 12:16:45 pm »
Padrao PAL-M de televisao :

Number of lines per picture (frame)     
Numero de linhas por quadro : 625
Numero de campos por segundo : 50
Numero de linhas por segundo : 15625±0.0001%
Periodo de uma linha : 64 µs    
Numero de campos por quadro : 2
Intervalo de apagamento da linha : 12±0.3 µs
Linhas ativas por campo : 287.5 (288)

Definição rapida sobre TV

O que acontece eh que a televisao usa o modo entrelacado, onde a imagem (quadro) é dividida em dois "campos", campo A e campo B, sendo primeiro desenhadas as linhas impares e depois as linhas pares, e assim sucessivamente, isso aumenta a taxa de refresh relativa de 25 quadros por segundo para 50, mas, na pratica é so um macete que nao se compara a uma imagem gerada a 50 quadros por segundo (nao-entrelacado).

O entrelacamento gera dois principais efeitos :

Perda do foco/vibracao da imagem,
Criacao de "artefatos'" (imagine se a imagem foi desenhada no primeiro campo - linhas pares - rapidamente muda e a imagem desenhada no proximo campo nao tem nada a ver com a inicial ? ficam duas imagens diferentes na tela, misturadas, mesmo que rapidamente)

Banda passante de cor :

A imagem da televisao tem dois canais sobrepostos - luma e croma - sendo modulados em quadratura, onde a luminancia (imagem preto e branco) tem muito mais "banda passante" do que a crominancia. Isso resulta numa definicao muito maior para preto e branco do que para cores, o que implica que, pixels adjacentes que no monitor poderiam ser totalmente diferentes entre si nao podem ser totalmente diferentes na televisao (se a placa de video gerar uma mudanca de fase tao rapida, os filtros de entrada do televisor simplesmente causam um efeito aliase no sinal - filtros passa-baixa)

Dai a imagem embacada e sem contraste.

A televisao tem 625 linhas por quadro (transmitindo 287 linhas e meia por cada "campo"). a quantidadede pixels por linha passa de 700 mas na pratica se usa apenas 640.

para gerar a imagem a placa de video tem duas opcoes :

pular o campo par  (e dai so transmitir 287 linhas por  quadro) ou tentar renderizar a imagem entrelacada

transmitindo 287 linhas por quadro (apenas um campo) ficamos em media com uma resolucao maxima de 640x240 (nem todas as linhas chegam a ser apresentadas)
o que gera uma imagem com o que chamam de "scan lines" (intercalacao entre linhas com imagem e linhas pretas, sucessivamente)

se a placa tentar renderizar a imagem nos dois campos (gerando um quadro com 480 linhas) encontramos o proximo problema : Jitter

a placa de video eh um dispositivo digital, a televisao eh um dispositivo analogico, na camera de TV existem osciladores ANALOGICOS que controlam os sinais de controle  e a temporizacao da imagem, numa placa de video o sinal eh gerado digitalmente, so podendo assumir uma quantidade limitada (discreta) de valores, o que acrescenta uma enorme margem de erro (um quadro pode comecar exatamente no N pulso de clock, o proximo pode comecar no clock N + x nanosegundos, etc) que vai sendo somada progressivamente. Na pratica, o que pode ocorrer eh uma grave falta de sincronismo entre um campo e outro, gerando distorcoes na imagem. As placas tentam sanar esse Jitter usando pesada filtragem e reconstrucao do sinal, que na pratica limita ainda mais a ja estreita banda passante disponivel tanto para croma tanto para luma.

A banda passante da televisao é limitada em 4.7 Mhz, o que significaria na pratica uma taxa maxima (sem contar os sinais necessarios para controle) de 4,7 milhoes de pixels por segundo, o que nao chega nem perto das possibilidades de um monitor.

Uff :P

eu coletei todos esses dados pq estava projetando um sistema que iria gerar imagens de TV a partir de um microcontrolador SX52 :P

Falou
« Última modificação: Março 04, 2005, 12:21:36 pm por =FN=BinLadden »
80386SX 33MHz (com 3D-never), 4mb RAM 80ns, Placa (desaceleradora) de Video Trident 8900+ 512kb de Ram (rodando a fantasticos 8MHz), HD Maxtor Caviar de 270MB, Linux Guarani 3/Windows 3.11 WFWG, Mouse Genius (1 Botao), Teclado Generico 101 Teclas, Modem 2400 externo, Joystick Clone 4 botoes, Monitor VGA com '0.34 dotch pitch, Drive de diskette de 720kb. (Bons tempos)

Offline =FN=AirMan

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #16 Online: Março 04, 2005, 01:22:30 pm »
Porra Bin,

C tá desperdiçado aki dentro .....   :lol:    :lol:    :lol:    :lol:

E meus pais achavam q eu seria um engenheiro eletronico só pq desde menino eu desmontava e montava tudo q era brinquedo de pilha q eu tinha ..huahuauhauha...
Se tivesse seguido os conselhos tinha endoidado de vez.... lol

B)  
... A grandeza não consiste em receber honras,e sim em merecê-las ...

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #17 Online: Março 04, 2005, 06:55:16 pm »
Massa!!!!

Mas ae, como ligar 2 MONITORES ao memso tempo, gerando a mesma imagem, se eu tenho 1 sáida VGA, 1 S-VHS e 1 DVI???

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #18 Online: Março 04, 2005, 07:42:44 pm »
Achei o cabo pra ligar 2 monitores ao mesmo tempo!!!!!!!

http://www.leadership.com.br/

Entre em "Famílias / Leadership / Cabos"... :)

"Cabo apadtador para 2 monitores":

http://www.leadership.com.br/imgs/grd/8390_g.jpg

Offline shinobih2o

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #19 Online: Março 08, 2005, 11:57:12 pm »
É Delrio, TV e computador não combinam muito não...
Eu já tentei puxar a imagem do PC pra uma TV, e não dava pra ler NADA!

Era 800×600, não aumentava...

Mas um amigo usa pra passar vídeo, aí é outra coisa... Embora no monitor fique com uma qualidade muito, mas MUITO maior (principalmente DVD), não adianta ficar vendo no monitor, mesmo que de 17", se você quer ver deitado da cama... Aí vale passar pra TV mesmo.

Mas pra jogo, não rola. Fica com o monitor mesmo.

[edit]

Ah, no caso do cabo pra dois monitores... Eu acho que esse cabo só ia 'clonar' o monitor... Você ia ter dois monitores mostrando a mesmíssima imagem.
Pra colocar dois monitores, você precisaria de uma segunda saída. No caso, a saída DVI serve. Compre um adaptador DVI/VGA e pronto, ligue o monitor VGA na saída DVI adaptada.

Daí vai nas configurações de monitores e tal e ative outro monitor.
No caso desse meu amigo, ele fez a TV ser uma 'continuação' do monitor dele, embora ela só tenha 800×600 de resolução.

Mas o legal é que (não lembro como) ele botou os softwares de vídeo dele pra abrirem direto no 'monitor 2', que seria a TV, em vez de ter que arrastá-los.

[/edit]
« Última modificação: Março 09, 2005, 12:01:21 am por shinobih2o »

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #20 Online: Março 09, 2005, 01:07:53 am »
O problema é que eu não acho esse adaptador DVI/VGA!!!!

Como eu quero modo "clone" mesmo, ou seja, os 2 monitores com a mesa tela/imagem, esse cabo em Y serve.. :)

Teu amigo usa o Hydravision?!?!? (ATI)

Offline shinobih2o

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #21 Online: Março 09, 2005, 08:59:46 pm »
Acho que não, é uma GeForce e ele usa o nView mesmo...

E eu tava dando uma olhada nisso hoje, parece que você vai ter que pôr 'dual view', porque o 'clone' CLONA mesmo. Resolução e cores são as mesmas pros dois...

Mas eu ainda sou mais o monitor!
Fica com dois monitores assim...

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #22 Online: Março 09, 2005, 09:42:43 pm »
;) :P

:drink: