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Autor Tópico: Tutorial Sobre Manejamento Do Motor  (Lida 9389 vezes)

Offline shinobih2o

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Tutorial Sobre Manejamento Do Motor
« Online: Fevereiro 16, 2005, 12:00:44 am »
Olá, pessoal!
Estava lendo o tutorial do HansPhilipp e achei muito legal, porém um pouco incompleto...

Você tem que se preocupar com basicamente três coisas quando quiser tirar o máximo do seu motor:
RPM,
Pressão do ar, e
Prop Pitch.

As três coisas estão ligadas intimamente, mas sendo curto e grosso: se você quer tirar o máximo do motor, o throttle (a injeção de combustível) vai estar no máximo.

A segunda coisa que você terá de fazer é manter o RPM o mais alto possível, DENTRO DO LIMITE 'Máximo Recomendado'. Creio que cerca de 2800 pros aviões russos e 3200 pros alemães, mas creio que tenha isso no manual.

Como você faz isso?
O primeiro passo é ajeitar o Prop Pitch:
Geralmente, de 90% a 100% dá conta do recado, mas se você mergulhar, é bom reduzir pra não explodir o seu motor.

Se você está em uma altitude elevada, você precisa prestar atenção na pressão do 'Super Charger' (turbo, compressão de ar).
Normalmente você tem dois níveis, use sempre o mais baixo possível. Se a pressão cair, suba para o próximo. Obs.: A pressão tenderá a cair conforme sua altitude aumenta.

Outra coisa relativa às grandes altitudes seria um quarto fator, a mixtura.
Se tudo está nos conformes, mas o avião está superaquecendo, reduza a mistura (empobrecer a mistura, ou seja: mais gasolina e menos ar).
Se a pressão do Super Charger está alta e o passo está em torno de 90~100%, mas o motor está engasgando, enriqueça a mistur (mais ar, quanto maior o número, mais rica é a mistura).

Em resumo: Mantenha o RPM o mais alto possível, dentro dos limites de segurança (específico pra cada avião, praticamente).
Se o motor engasgar, veja se a pressão do turbo charger está baixa.
Se estiver, aumente o super charger.
Se não estiver, aumente a mistura.

Não use o supercharger em baixas altitudes, pois ele pode RAPIDAMENTE fundir o seu motor.
Não deixe que a mistura pobre mate o seu motor. Ele morre, e às vezes é um sufoco pra pegar.

Se soltar fumaça preta, a mistura está alta.

Acho que é só. ;-)

Bom vôo!



[edit]
À propósito, 'Prop Pitch' é o 'ângulo de ataque' das pás do hélice. Em português, seria o 'passo do hélice'.

"Feather Prop" só é usado em aviões com mais de um motor.
Quando você tem que desligar um motor por algum vazamento, incêndio ou coisa do tipo, você dá um 'Feather Prop' naquele hélice, para que o hélice fique de frente para o vento, reduzindo assim o arrasto causado por um motor parado.
[/edit]
« Última modificação: Setembro 18, 2012, 12:00:57 pm por =FN=Silent »

Offline =FN=Swoop

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Tutorial Sobre Manejamento Do Motor
« Resposta #1 Online: Fevereiro 16, 2005, 03:57:50 pm »
Só acrescentando, os motores têm uma faixa de funcionamento máximo, que varia entre 2500 a 2800rpm e de 3200 a 3500 no geral. Ou é um, ou é outro. Se quiser o máximo de velocidade, mantenha-se no máximo da faixa (2800/3500), mas, se quiser economizar combustível, o que é necessário em certos momentos, você tem que deixar ele no mínimo da faixa e em potência de cerca de 75%. Isso vai te deixar em velocidade de cruzeiro econômica. Outra coisa que pode ser feita para melhorar o vôo é fechar o radiador, o que diminui o arrasto, mas esquenta o motor. Em alguns aviões, o melhor é colocar menos potência e fechar o radiador, do que voar em potência máxima e deixar o radiador aberto.
Comandante da Ala IL-2


Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline shinobih2o

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Tutorial Sobre Manejamento Do Motor
« Resposta #2 Online: Fevereiro 16, 2005, 09:20:46 pm »
Hehehe
Sim, essa coisa de manter no mais alto giro não é nem de perto a mais econômica, mas sim pra tirar o máximo do motor.
Seria pra um caso de querer subir e o motor não estar dando conta, daí você checa isso tudo e tal... Num dogfight a baixa altitude, normalmente você não precisa se preocupar muito com isso tudo - as condições de pressão e oxigênio já são favoráveis. ;-)

Offline shinobih2o

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Tutorial Sobre Manejamento Do Motor
« Resposta #3 Online: Fevereiro 21, 2005, 02:29:44 pm »
Que bom que todo mundo se interessou!
Pelo menos tem algumas visitas...

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Tutorial Sobre Manejamento Do Motor
« Resposta #4 Online: Fevereiro 21, 2005, 04:48:35 pm »
Shinobi. O tutorial tá legal. Vou dar uma complementada e penduro... me dá só um tempo. Mas é muito bom para quem não sabe nada sobre isso... não tá muito aprofundado nem muito técnico e está dando boas noções.

Valeu pela contribuição. Vamos marcar uns vôos online.
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Offline Veloci_Vitor

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Tutorial Sobre Manejamento Do Motor
« Resposta #5 Online: Julho 29, 2005, 03:11:12 pm »
Aew kra vlw as dicas eu nao sabia d nd disso :1:  :diabo:  :bleh:  
Rei do céu

Offline Anton_Chigurh

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Re: Tutorial Sobre Manejamento Do Motor
« Resposta #6 Online: Agosto 25, 2008, 06:23:16 pm »
Excelente tutorial, especialmente para iniciantes como eu. Já estava cansado de explodir o motor.

Offline luisrdm1

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Re: Tutorial Sobre Manejamento Do Motor
« Resposta #7 Online: Junho 11, 2011, 11:13:03 pm »
Só pra lembrar, empobrecer a mistura quer dizer menos gasolina, não menos ar... ;)

Offline Abutres-CoMutley

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Re: Tutorial Sobre Manejamento Do Motor
« Resposta #8 Online: Março 29, 2012, 12:53:01 am »
 <_<Opa, muito bom este manual, vou indicar aos pilotos do nosso Squad.

Concordo também com o Luiz

Só pra lembrar, empobrecer a mistura quer dizer menos gasolina, não menos ar... ;)

Quanto maior a altitude, teremos um ar mais rarefeito, assim a mistura ar/combustível fica rica soltando fumaça preta dos motores. Para voltarmos a ter a mistura ideal, reduzimos a injeção de combustível, a queima fica completa e para de sair fumaça preta.

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Re:Tutorial Sobre Manejamento Do Motor
« Resposta #9 Online: Novembro 23, 2012, 12:39:56 am »
Que bom que todo mundo se interessou!
Pelo menos tem algumas visitas...

Embora esta postagem seja antiga, eu sou novo aqui e tenho aproveitado as dicas, todas as difas, tenho lido todo o Forum, ei... Que tal voltarem a visitarem e a postarem mais dicas e truques para os novatos?  <_<