Novembro 16, 2024, 04:47:54 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 16, 2024, 04:47:54 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Hotas Cougar - adaptação do sensor hall.  (Lida 9508 vezes)

Offline vieira

• Novato
  • *
    • Ver perfil
Hotas Cougar - adaptação do sensor hall.
« Online: Janeiro 19, 2009, 12:46:51 pm »
Olá,

No mês de dez-08 estava tendo um problema no joystick Hotas cougar, depois de muito pesquisar encontrei algumas dicas boas no fórum, chegue até a adicionar o Sokol no msn para trocar uma idéia sobre a adptações feitas em joy.

Sokol vlw pelas dicas ajudaram muito

O grande problema foi o fato da baixa qualidade encontrada no potenciômetro usado pelo Hotas cougar da Thrustmaster , a vida útil dele é muito curta. Bom o que consegui foi fazer uma pequena modificação, removendo o potenciômetro da CTS pelo sensor hall da honeywell.

Existe a possibilidade de compra de um sensor já pronto para o joystick, porem o custo dele é nada mais do que 140,00 dólares, enquanto o sensor sai  em torno de 50 reais.

OBS ALGUMAS FOTOS ESTOURAM A VISUALIZAÇÃO, PARA MELHOR VISUALIZAR COPEI O LINK DA FOTO E ABRA NO  NAVEGADOR.

Gostaria  compartilhar com vocês a modificação feita no hotas cougar.

Ferramentas usadas:
Pistola de plástico
Furadeira
Alicate de corte
Broca de 1 MM e 4 MM.
Ferro de solda
Pistola de solda quente
Placa de circuito impresso (pode ser uma usada ou mesmo uma nova) 
Todo esse procedimento deve ser feito com o joystick desligado do computador, ou seja, o cabo usb do joys não pode estar conectado ao computador, exceto quando tiver testando o sensor.

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no equipamento ou mesmo no computador.

A peça adaptada no Hortas  é o SS495A1 do fabricante Honeywell, substituindo o potenciômetro que tem sua vida útil muito curta. 

Outra peça importante é o imã, usei um encontrado no HD, tinha dois HD velhos alem  de serem bem lentos não tinham espaço suficiente para armazenamento. Neles encontrei imãs que tinham  um  bom magnetismo.
 Nem pensem em usar o imã de geladeira ( aqueles usados para fixar abacaxi, laranja etc)  ou mesmo aqueles com fotos, o magnetismo dele  não é satisfatório. Não sei muito sobre como definir quanto de magnetismo deve ter um imã,, porem se usar um imã que vem no HD já o suficiente para fazer a adaptação.

Esse sensor é muito pequeno veja essa foto:

Vamos as instalações.
Primeiro você  deve remover o joystick:

Agora vire a base  para  remover os  4 parafusos, para então  remover a tampa onde fica os potenciômetros. 

Remova os quatros parafusos que fazem base para  fixação do throttle e pedal .

Remova os 4 parafusos da placa lógica.

A primeira coisa a ser feita é remover o potenciômetro e sua base de suporte.
- Primeiro remova os parafusos;
- Depois empurre para trás o potenciômetro com sua base;

Remova o potenciômetro da base

O potenciômetro vem com uma cola  na base da solda dos fios, que deve ser removida antes de usar o ferro de solda, use um alicate de corte para remover essa “cola”.   Depois de remover a cola ,  pegue  o potenciômetro e remova os fios com o ferro de solda.

Vamos  a instalação do sensor:

A frente do sensor é essa, perceba que as bordas são “arredondadas”
Essa parte da frente deve ficar virada para o imã.

Enquanto a parte de trás é reta :

A solda do sensor deve ser feita conforme abaixo:
Sensor para o eixo X olhando pela parte de trás:
Da esquerda para a direita: fio vermelho, Marron, Larajna

Agora no conector do eixo X deve ficar :
No sensor do eixo X olhando pela parte de trás começando da esquerda para a direita,
 Fio 1 =Laranja, 2 = Vermelho e 3 = Marrom.
Se olhar com detalhe(não nessa foto, pois minha maquina deixou a foto sem foco) você irá ver os números dizendo 2 e 3 ora o que não tem numero é 1, Essa foto não está muito nítida, porem olhe com atenção nos que vocês tem aí

Faça a mesma coisa para o eixo Y na solda do sensor, porem com as seguintes alterações :
Olhando da esquerda para a direita : vermelho, laranja e marron.

No conector do eixo Y deve ficar :  1 = Marrom, 2= vermelho, 3= Laranja

OBS:Faça a instalação dos sensores um de cada vez na base do joystick, deixando a base aberta, permitindo a  você conectar o cabo USB ao computador para verificar  se o sensor  aquece demasiadamente .  Se o sensor ficar quente   ao ponto de você não conseguir segura-lo,   isso  significa que você fez alguma solda/ encaixe de fio errado, desligue o joystick da porta USB IMEDIATAMENTE (caso deixe o sensor conectado, você poderá queimá-lo)  reveja  a instalação do sensor.

Caso o sensor não fique quente significa que está tudo certo:D

Caso você precise trocar o fio no conector, use um estilete, apenas para deslocar um pouco,  levantando a trava, para então “puxar” o fio que deseja trocar de porta.

NÃO FAÇA muita força com o estilete,  tentando deslocar a trava do fio, se você fizer muita força poderá cortar a trava.

Para os que não sabem soldar veja os vídeos no youtube, eles  irão ajudar a fazer a solda de boa qualidade no sensor.

Agora vamos fazer a base onde iremos fixar o sensor, pegue a placa de circuito impresso, usada ou nova, faça duas peças, tendo o tamanho de  20 mm/2 cm  e  20 mm/2,2 cm conforme a imagem abaixo:
Claro que esse tamanho não precisa ser milimetricamente, é apenas uma base de partida.
Para fixá-la no circuito use uma pistola de cola quente.

Antes de colar o sensor passe um pouco de cola para isolar, caso use uma placa de circuito usada.

Veja que fiz um”buraco”  nessa placa com o objetivo de  regular  a proximidade do sensor ao imã, dessa forma posso deixá-lo mais perto do imã ou mais longe.

Agora faça a fixação do imã na base do eixo X/Y com a pistola de cola quente., conforme a imagem abaixo:

Faça a instalação dessas placas nos eixos, e conecte o sensor a placa lógica. Ficando da seguinte forma:

Os sensores devem estar  afastado do imã em torno de 10 MM/ 1 CM.

Agora será necessário efetuar a calibração do joystick, sendo que toda vez que for usar o joy você  deverá deixar ativo o programa Hotas Cougar Control Panel (CP).

Quando você estiver calibrando,  na etapa quando o programa estiver em qualquer um dois eixos, seja ele X ou Y, ele deve ficar igual a imagem abaixo ( em  torno de 300, no caso aqui está dando 311) .  Não estou movendo o Joy para nenhum lado , ele esta parado.

Caso o sensor esteja muito próximo ao  do imã irá ocorrer  o problema  de estouro  de um lado do eixo, veja abaixo,  quando você mover o joystick para o lado direito ele irá perder o ponto, sumindo da barra. Não estou movendo o Joy para nenhum lado , ele esta parado.

Parar resolver esse problema basta mover o sensor um pouco para trás, ou seja,  para longe do imã.

Bom pessoal, é isso aí, caso tenha alguma dúvida ou problema estou aí, entre em contato para trocamos uma idéia.

Para as imagens sem foco copie o link clicando com o botão direito do mouse, abrindo em outra janela,  dessa forma fica mas limpo visualizar a imagem  mesmo ela não estando com um foco legal.

Offline =FN=Moska

• Membros do CG
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Re: Hotas Cougar - adaptação do sensor hall.
« Resposta #1 Online: Janeiro 21, 2009, 02:44:17 am »
feliz por não ter comprado um hotas cougar da Thrustmaster... :mellow:

Pode se considerar triste cadete. só quem tem um hotas sabe o que é empunhar esse joystick. Nada se iguala.
=FN=Moska - Comandante Geral - Conselho de Guerra (CG)

Offline Sokol1

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Janeiro 21, 2009, 12:13:02 pm »
Vieiras,

Parabéns pela iniciativa, você demonstrou que a coisa é mais fácil do que aparenta.
Eu sempre achei meio complicado na adaptação do sensor HALL o posicionamento do
sensor/imã, mmas com o tipo de imã que você usou - em meia lua - ficou mais fácil.

Tinha comentado com você sobre reforçar a cruzeta, que no Cougar é frágil - os antigos
F16/F22 não tinha este problema - recortei uma das fotos que você postou e nela dá a
impressão que os lados internos da cruzeta já estão com desgaste:

Interessante é que os Cougar atuais não tem este anel de bronze no eixo.

Um bom torneiro faz uma chapa de aço de reforço para ser aparafusada/colada por cima
da cruzeta, prevenindo eventual quebra.

Nos lados internos o ideal é uma tira de Tecnil de cada lado.

Sokol1

Offline =FN=Moska

• Membros do CG
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Janeiro 21, 2009, 12:26:03 pm »

Interessante é que os Cougar atuais não tem este anel de bronze no eixo.

Sokol1

Sokol o meu hotas é velho pacarai ... ja deve ter uns 6 anos pra mais e não tem esse anel de bronze ai não, isso ta me parecendo uma adaptação.
=FN=Moska - Comandante Geral - Conselho de Guerra (CG)

Offline Macbare

• Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Janeiro 24, 2009, 05:50:55 pm »

Parabens pelo post Vieira...muito bem explicado!!!!

Me diga uma coisa...onde eu encontro deste sensor hall? qual modelo dele?

Vou ver se instalo tbm no meu hotas cougar...os pots dele ja foram pro beleléu!!!!

Abraço

Uploaded with ImageShack.us

Offline vieira

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Janeiro 24, 2009, 09:55:38 pm »
Cad=Arcis,
Meu amigo, vc não sabe o que está falando, mesmo sendo um joy que necessite de alumas intervenções, ele é o melhorde todos,  vc pode fazer muitas coisas com ele. Chegando ao ponto de ter um programa para fazer uma programação entre os botões  para executar outros comandos.

Posso te dizer o seguinte, só quem tem sabe o que é o hotas ...... 

Sokol,

Estou tentando fazer isso sim, na realidade tenho receio de colocar o hotas na mão de qualquer um, fiz uma adaptação nele, esse anel dourado no joy foi vizando tirar a folga do eixo X, porem o cara usou latão, não que seja ruim, mas um outro embuchameno que queria que ele fizesse no eixo Y ele nao fez. 
Cara agora estou buscando informações sobre  fresadoras cnc(equipamento para usinagem de aço), para fazer exatamente a peça que vc colcou aí ..... E quem sabe desenvolver um outro sistema de eixos com materias de melhor qualidade.

Olá Macbare
Vc pode encontrar  o sensor modelo SS495A1  da honeywell em lojas de eletrônica, bom isso foi o q me falaram, rs, cara consegui comprar pelo site da farnell , www.farnell.com.br, como falei no post, o site dos caras é bem simples, porem o que eles tem de simplicidade no site tem em componentes eletrônicos.
Quando comprei eles não tinham em estoque aqui no brasil, mesmo assim fiz a compra, demorou em torno de uns 30 dias para chegar, porem os caras fizeram a importação e mandaram o sernsor.
Pode fazer q da certinho ... e fica muito bom ... vc não tem noção de como é o sensor .... aqueles "saltos" que ocorriam com o potenciomento, esqueca ... issão ocorre mais.....

Offline Sokol1

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Janeiro 24, 2009, 11:41:19 pm »
Aproveitando, uma dica sobre o sensor HALL, alem do Honeyweel SS495A-1 pode ser usado o ALLEGRO A1321EUA-T LINEAR HALL EFFECT SENSOR SIP-3 que sai mais em conta.
Para pesquisar lá na Farnell, digite o código do modelo sem a extensão (-T): A1321EUA.

Testes efetuados pelo Julian265 da Austrália com o A1321EUA-T:

Edit- Ele diz que o ALLEGRO é mais sensível:  5 mV/G contra ~ 3mV/G do Honeywell.

Lembrando que esta modificação de potênciometro para sensor HALL não é apenas para o Cougar, vale para qualquer joystick USB (1).
Os "famosos" X-52 já usam sensor HALL  (segundo os russos com imã fraco...) mas é apenas nos eixos X e Y, o leme, o throttle e os 'rotaries' usam potrenciômetros comuns, que mais cedo ou mas tarde vão ficar com "mal de Parkinson"...  ^_^

O novo joy "entry-level" da Thrustmaster, o T.16000M já vem com sensor HALL:
http://www.thrustmaster.com/Press.aspx?PressID=176

(1) Só não é possivel colocar sensor HALL em joy gameporte, pois nestes modelos (a maioria) o potenciometro é ligado como resistência - usando apenas 2 terminais)  - e não variação de voltagem.

Sokol1
« Última modificação: Janeiro 25, 2009, 12:05:49 am por Sokol1 »