Novembro 29, 2024, 11:22:33 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 29, 2024, 11:22:33 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Como fazer engrenagens?  (Lida 13084 vezes)

Offline Scorpion

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
Como fazer engrenagens?
« Online: Junho 20, 2007, 04:36:05 am »
Bom, estou trabalhando num projeto aonde preciso fazer engrenagens. Procurei na internet e ha uma materia dizendo para fazer com placa de plastico. Ate que a ideia nao é má, mas duvido que na minha cidade eu vou achar a bendita placa de plastico. Ai um colega meu falou para tentar com durebox. Tentei hj e até que deu "certo". Porem Os "dentes"da engrenagem nao sairam legal...Alguem sabe de um jeito legal de fazer engrenagens?! Ou alguma ideia para fazer os "dentes" no durebox ficarem mais uniformes?

Valeu!

Offline Macbare

• Membro Herói
    • Ver perfil
Re: Como fazer engrenagens?
« Resposta #1 Online: Junho 20, 2007, 01:34:55 pm »

Só é possivel fazer engrenagens em oficinas de usinagens.....a nao ser que vc tenha ai fresa e torno.....se nao fica uniforme.......te mais

Uploaded with ImageShack.us

Offline Scorpion

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Junho 20, 2007, 03:49:47 pm »
Vc sabe mais ou menos quando que custa pedindo para fazer 3 engrenagens?

Offline Sokol1

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Junho 20, 2007, 07:54:16 pm »
Scorpion.

Geralmente este tipo de peças encomendadas em oficinas especializadas não saem baratos, ainda mais em pequena quantidade, já a que as maquinas/mão de obra envolvidas são caras.

Sem saber qual a finalidade destas engrenagens, diametros externo, diametro dos eixos, dentes, relação entre si... fica dificil opinar, mas:
Voce poderia, por exemplo, já tendo uma engrenagem no tamanho ideal, tirar um molde de mesma em resina apropriada e moldar em acrilico (usado em protese) - desde que a peça não fosse trabalhar sobre muito esforço.

Eventualmente a melhor opção pode ser procurar uma engrenagem pronta que atenda suas necessidades, em lojas de aero/automodelismo, peças para liquidificadores, impressoras usadas...

Ou se tiver facilidade (cartão internacional) encomendar das lojas lá fora.
Um frete Air Mail dos EUA para cá costuma ser mais barato que um SEDEX entre estados aqui.

Sokol1

Offline Scorpion

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Junho 20, 2007, 10:54:40 pm »
Nesse meio tempo, estava garimpando na internet e achei as engrenagens para servos de aeromodelos. Espero que eu encontre na minha cidade...senao vou ter que encomendar.
As 3 engrenagens sao de tamanho pequeno, uns 2 cm de diametro e vao sim trabalhar sobre extremo esforço...vou colocar um motor mais ou menos de aeromodelo eletrico para funcionar com as engrenagens...

Valeu!