Novembro 01, 2024, 09:20:55 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 01, 2024, 09:20:55 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Amorim: expectativa da compra de caças neste semestre (Será?)  (Lida 2904 vezes)

Offline gustavoks

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
Amorim: expectativa da compra de caças neste semestre (Será?)
« Online: Fevereiro 16, 2012, 09:30:49 pm »
BRASÍLIA – O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse nesta quarta-feira que tem a “expectativa” de que a decisão final sobre a compra de caças pelo governo seja tomada neste semestre.

- A decisão é da presidenta, então eu não posso fixar prazos para a presidenta da República. Eu tenho a expectativa de que possa ser neste semestre, vamos ver – afirmou o ministro, após participar da abertura do 1.º Seminário Estratégia Nacional de Defesa: Política Industrial e Tecnológica, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Amorim esteve recentemente na Índia, país que acaba de anunciar a intenção de adquirir caças do modelo francês Rafale, uma das opções do governo brasileiro. Ele disse que a Índia é um importante parceiro e que é importante trocar informações com o governo indiano. Isso não significa, contudo, que o Brasil vá seguir o mesmo caminho.

Estão na disputa também caças fabricados pela norte-americana Boeing e pela sueca Saab.
 - É muito importante que Brasil e Índia troquem informações. Agora, não quer dizer que a decisão venha a ser mesma. Mas uma decisão, quanto mais bem informada, melhor para o país.

O ministro disse estar seguro de que a compra será feita:
 - Eu acho que aquisição dos caças, que não é só uma compra, tem que ter transferência de tecnologia, produção nacional, isso vai ocorrer. Eu tenho certeza disso. Agora, exatamente quando, não sei, isso é um julgamento que a presidenta terá que fazer.

Ele afirmou que os estudos estão feitos e que o Brasil precisa equipar melhor a sua frota de defesa aérea:
 - Eu acho que os caças são necessários, que a força aérea brasileira necessita, o Brasil necessita desses caças para a sua proteção. O Brasil é um país que hoje detém riquezas, não só as que já detinha, mas tem as do pré-sal. Então, num mundo complexo, o Brasil precisa ter uma força aérea bem equipada e a presidenta está plenamente consciente disso.

Amorim observou que a decisão de realizar a compra em 2012 não teria impacto imediato no orçamento deste ano, embora a negociação, uma vez firmada, vá comprometer recursos por um período de dez anos.
 Indagado sobre a demora do Brasil em tomar uma decisão, ele respondeu:

- Isso não é um problema do ministro Jobim, do ministro Amorim. Isso é uma questão da capacidade financeira do país de fazer frente a certos encargos. É uma compra necessária, mas não é barata.

FONTE: Yahoo Notícias/Agência O Globo
http://www.aereo.jor.br/2012/02/15/amorim-expectativa-da-compra-de-cacas-neste-semestre/

Offline =FN=Caveirao

• Membro Pleno
    • Ver perfil
Re: Amorim: expectativa da compra de caças neste semestre (Será?)
« Resposta #1 Online: Fevereiro 25, 2012, 12:11:28 am »
Olha, faz mais de dez anos que estão "anunciando" o FX. ^_^

Parece, parece que agora vai! -_-

O Rafale, que sempre foi o preferido do Governo, finalmente rompeu sua última resistência, a de não ter tido uma exportação.

Venceu na Índia o Eurofighter e deixou para trás F-18, Gripen, F-16e MIG-35.

Demonstrou excelente desempenho na Líbia.

O problema é que o FX se transformou num palco político e moeda de manobra política, em que seja qual for o vencedor, críticas surgirão.

Parece que Dilma é mais decidida a enfrentar críticas neste sentido, e a Copa não permite mais barrigadas, a coisa vai ter que sair.

O que causa uma certa dor de cotovelo, pelo menos em mim, é saber que poderíamos estar recebendo estes aqui ente ano: