Novembro 01, 2024, 07:40:50 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 01, 2024, 07:40:50 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Gerenciamento de combustível  (Lida 3928 vezes)

Offline gustavoks

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
Gerenciamento de combustível
« Online: Fevereiro 12, 2012, 04:37:09 pm »
Bom pessoal, eu tenho algumas duvidas quanto ao gerenciamento de combustivel durante as missões.
A minha primeira dúvida é como saber se a quantidade de combustível interna do F-16 vai ser suficiente pra cumprir a missão. Onde eu descubro isso? Ja que, acredito eu, o gerador de missões no modo campanha deve te mandar atacar em lugares bem distantes.
Sabendo que os tanques internos não serão suficientes para o cumprimento da missão, como eu sei se vai ser necessário levar um ou dois tanques externos?
Agora vem a outra parte da minha dúvida. Vamos supor que eu tive que carregar 2 tanques externos. Esses tanques vão causar um maior arraste do avião, certo? Então, na minha lógica, a primeira coisa que eu faria, seria programar o avião pra consumir primeiro o combustivel dos tanques externos, assim, quando eu chegar próximo ao alvo ou precisar entrar em dogfight, eu eliminaria esses tanques (se eles ja não tivessem secado até esse ponto) e o avião se tornaria mais manobrável. A minha lógica está correta?

Att

Offline =FN=Battou

• Pilotos
  • Membro Pleno
  • Higher...
    • Ver perfil
Re: Gerenciamento de combustível
« Resposta #1 Online: Fevereiro 13, 2012, 03:58:32 pm »
Gustavoks, sim, sua lógica está correta!
É justamente por isso, que existe uma pequena alavanca (ou chave) no painel central de combustível, (no centro do cockpit logo abaixo da chave seletora que indica a quantidade de combustível ou simplesmente "Fuel Qty Sel"), chamada "Ext Fuel Trans" que possibilita duas opções de transferência de combustível:
1º Norm - Transfere primeiro o combustível dos tanques externos consumindo-os primeiro.
2º Wing First - Como o próprio nome diz, consome primeiro o combustível interno (das asas da aeronave) e só depois os tanques externos.

Com relação à sua dúvida de como saber quanto combustível deve-se levar nas missões: jogando no modo campanha o próprio "simulador", quando gera as missões, calcula automaticamente o tipo de armamento em relação ao tipo de missão, combustível em relação à distância até o alvo e retorno à base, etc...
Então você não precisa se preocupar quanto a isso!

Agora, caso queira criar uma missão, você pode perceber se o combustível será insuficiente, quando alguma das linhas de trajeto do plano de vôo ficar vermelha.
Isso indicará que quando sua aeronave chegar àquele ponto do mapa não terá mais combustível.
Acredito que adicionando, nesse caso citado acima, os tanques externos necessários, a linha que antes era vermelha passará a ficar "branca" confirmando a capacidade da aerenave concluir a missão retornando à base.

Bem, acho que é isso. Caso tenha cometido algum erro, favor corrigirem! ^_^
Abraço à todos.
« Última modificação: Fevereiro 14, 2012, 12:50:44 pm por Battou »

Offline gustavoks

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Fevereiro 13, 2012, 09:06:08 pm »
Battou, era isso mesmo. Obrigado!

E quanto a velocidade e altitude ideal de cruzeiro para economizar combustível? Isso depende de outras variáveis, como carga externa e clima?

Offline =FN=Battou

• Pilotos
  • Membro Pleno
  • Higher...
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Fevereiro 14, 2012, 01:27:16 pm »
A chave EXT FUEL TRANS define a ordem de consumo e como será feita a transferência de combustível dos tanques externos para o sistema de combustível da aeronave.

NORM: A ordem de consumo normal é primeiro do tanque externo central, depois dos tanques externos das asas e por ultimo os tanques internos.

WINGS FIRST: A ordem muda, ao invés de começar pelo tanque externo central, ele consome primeiro dos tanques externos das asas, depois do tanque externo central e por ultimo dos consumir tanques internos.

Silent, então em qualquer das duas opções, seja NORM ou WINGS FIRST, o último combustível a ser consumido é o interno?! Só confirmando.
O que muda na verdade é em qual tanque externo de combustível, central ou das asas, começa o consumo?! Só confirmando.

Gustavoks, sim, existem variáveis que influenciam no consumo de combustível, por isso você deve usar um sistema do F-16 que indica ao piloto qual a melhor altitude e velocidade para voar em cruzeiro. Esse sistema é acessado através do ICP + DED (UFC), vá ao botão 5 (do ICP) com a sigla "CRUS".
No sistema "CRUS", existem algumas subpáginas (por assim dizer) que são acessadas usando o DCS (Data Command Switch, que é aquela pequena alavanca do Return, Seq, pra cima, pra baixo), basta que você aperte em SEQ para mudar as subpáginas.

Essas subpáginas são divididas em:

Obs: Vou colocar aqui apenas as informações relativas à dúvida, pois esse sistema do "CRUS" mostra outros aspectos, como por exemplo, velocidade do vento, latitude, logitude, etc.

1º - TOS ( Time Over Steerpoint ou tempo sobre o fixo, nele você encontra a VELOCIDADE ideal "GroundSpeed" para chegar ao fixo no tempo previsto do plano de vôo ).

2º - RNG ( Range ou alcance, mostra quanto combustível você terá quando chegar ao fixo selecionado ).

3º - HOME ( Casa, Retorno à Base, mostra quanto combustível você terá quando chegar a base de origem, e mostra a ALTITUDE de cruzeiro ideal para fazer este retorno ).

4º - EDR ( Endurance ou resistência/duração, mostra o tempo que resta para você atingir o BINGO do combustível e mostra também o MATCH ideal para a altitude que você se encontra no momento, (você consegue ver o MATCH pelo HUD ou pelo velocímetro na escala interna) ).

Bem, acho que é só. Volto a lembrar que caso tenha cometido algum erro, favor corrigirem.

Abraços. ^_^

« Última modificação: Fevereiro 14, 2012, 01:31:29 pm por Battou »

Offline gustavoks

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Fevereiro 14, 2012, 07:49:48 pm »
Se existia alguma dúvida, ela ja era XD.
Battou e Silent, muito obrigado. Essas informações serão muito úteis.

Offline =FN=Battou

• Pilotos
  • Membro Pleno
  • Higher...
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Fevereiro 14, 2012, 10:30:39 pm »
Podendo ajudar, estamos aí. ^_^
Não sou o mais sábio porém, sabendo responder o farei com prazer.
Sempre devemos pedir que os pilotos do esquadrão, mais experientes, se pronunciem sobre as dúvidas, pois assim tudo que é exposto aqui no fórum por nós "cadetes", terá respaldo deles.

Abraço a todos.