Novembro 01, 2024, 02:39:38 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 01, 2024, 02:39:38 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: faltam pilotos no Brasil  (Lida 13106 vezes)

Offline Logan

  • Novato
  • *
  • Posts: 40
    • Ver perfil
faltam pilotos no Brasil
« Online: Julho 10, 2011, 03:43:34 pm »
...pois é pessoal depois de todas as dificuldades que um piloto enfrenta para encontrar mercado de trabalho no Brasil  "QI"...

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/falta-de-pilotos-faz-empresas-aereas-repatriarem-e-contratarem-militares.html


fonte g1.

Offline RodrigoMF

  • Novato
  • *
  • Posts: 22
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #1 Online: Julho 11, 2011, 11:04:33 am »
Hoje em dia já existem vagas para aviadores no Catho, por exemplo, mas o principal ainda é o QI.

Toda carreira profissional que não seja concursada depende até certo ponto de QI.

O QI, hoje em dia é o famoso "professional networking".

Offline RodrigoMF

  • Novato
  • *
  • Posts: 22
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #2 Online: Julho 11, 2011, 11:49:49 am »
Eu não sei o custo para avião...

Mas para heli eu sei bem e gira no máximo em torno de R$70mil se for fazer só horas avulsas.

Pagando em pacote gira em torno de R$55mil ou seja um preço de um automóvel hatch premium.

É caro ? Não há dúvida, eu sei bem disto...

Se o cidadão não tem pai rico, vai ter que trabalhar e se planejar muito para pagar.

Notadamente são poucos os que tem pai rico, que terminam até o PC.

Quando eu fiz o PP, os ricaços que não estavam nem ai todos desistiram não pelo valor e sim porque tem que estudar.

Eu não digo um ProUni, mas se os bancos emprestassem com juros melhores eu já estaria contente.

Offline Grifo 123

  • Novato
  • *
  • Posts: 7
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #3 Online: Julho 11, 2011, 09:39:17 pm »
Po... trocar a FAB por uma Cia Aérea... sei não
As empresas tão desesperadas contratando, mas não tem tanta gente saindo da FAB assim, como insinua a reportagem.

Offline RodrigoMF

  • Novato
  • *
  • Posts: 22
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #4 Online: Julho 12, 2011, 09:39:40 am »
O problema é que "voar" na FAB atualmente é mais figura de linguagem que realidade.

Offline Grifo 123

  • Novato
  • *
  • Posts: 7
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #5 Online: Julho 12, 2011, 06:29:52 pm »
É, tirando o correio aéreo e transporte de carga, o resto é realmente figura de linguagem, quando terminarem de licitar o FX, o mundo estará na geração guerra nas estrelas, vide: Robot War

Escutem esse Nerdcast sobre a profissão de aviador.





Com todo o respeito, voce fala que a FAB voa pouco com base em que?
O que é, sua opinião, voar pouco e voar muito? Na boa, eu pergunto pois não sei quantas horas por mês faz um piloto da GOL, por exemplo.

Abraço

Offline RodrigoMF

  • Novato
  • *
  • Posts: 22
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #6 Online: Julho 13, 2011, 10:21:28 am »
Pilotos de helicópteros off-shore na sua QUINZENA de trabalho voam entre 60-80 horas, não me lembro o exato limite da legislação.

O êxodo na FAB e na aviação naval, tem sido acima do normal.

Mais do que em qualquer outra área, o cidadão entra porque quer VOAR..

Ficar com equipamento antigo e ainda por cima no solo fazendo serviço burocrático de desestimula qualquer um.

No Campo de Marte é impressionante o nro de pessoas( principalmente mecânicos) que "atravessam a pista" rumo a vida civil.

Além da falta de estímulo profissional, tem o salário.

A vontade servir a nação, lutar pelo país e etc...

Tem durado em geral até o limite do tempo para deixar as FFAA, sem pagar as multas por sair antes do tempo.

A questão para mim não é nem o FX é mais profunda, tem muita coisa que precisa de mudanças.

A democracia no Brasil é muito jovem ainda, mais nova que eu! Não seremos nós a vermos a sociedade civil a dar o devido valor as FFAA.

Offline =FN=Killer

  • Administrator
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 260
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #7 Online: Julho 13, 2011, 02:03:13 pm »
É, tirando o correio aéreo e transporte de carga, o resto é realmente figura de linguagem, quando terminarem de licitar o FX, o mundo estará na geração guerra nas estrelas, vide: Robot War

Escutem esse Nerdcast sobre a profissão de aviador.




Boa tarde colegas aviadores,

Frisando o post do colega Silent, gostaria de recomendar o NerdCast (postcast). Apresenta algumas curiosidades interessantes e além do mais é engraçado. Terminei de escutar agora, vale a pena conferir... dizer do aviador.. "Mais vale um pássaro na mão, do que dois na turbina" =D.

Até mais

Offline Adamus

  • Novato
  • *
  • Posts: 25
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #8 Online: Julho 13, 2011, 08:33:55 pm »
Boa Noite !

Eu nao trocaria aviacao militar pela comercial por nada .
Tlvz pq eu cresci perto de uma base militar de cacas.
Eu nasci na Polonia ( norte , cidade Malbork ) e morei la ate 19 anos de idade.
Na epoca os jatos estacionados na base eram MiG 21 e Iskra (que na epoca
era exelente jato de treinamento).
Tive sorte que o pai do meu melhor amigo era officer de radio e levava gente p ver
operacoes diurnas e noturnas .
Tive sorte tb e fui levado p um vou militar numa missao de interceptacao no mar baltico que fica
50 km da minha cidade e era uma experiencia unica voar nesse mig , ja ate ultrapassado
na epoca (por volta de 1992).
Agora o que tem la sao F-16 D.
Mais eu nao to mais la faz tempo..
Saudades dessa epoca...

Offline Grifo 123

  • Novato
  • *
  • Posts: 7
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #9 Online: Julho 13, 2011, 09:14:49 pm »
Um piloto da FAB se aposenta em média com 3 mil horas de voo e outros com, no máximo, 6 mil horas, se dividir pelo tempo de serviço (35 anos), voa em torno de 7 a 14 horas por mês, e 84 a 171 horas por ano.

Mas se considerar um período curto da carreira voando e o resto trabalhando em outras atividades, podem ser voadas mais horas por mês e ano.

Um piloto comercial (vide GOL) voa em média 60 horas por mês, 720 horas por ano, e se aposenta com 20~25 mil horas, e isso é uma média, tem uns que se aposentam mais cedo e outros mais tarde.

Um piloto comercial voa muito mais que um aviador militar sim, mas o bom é que a FAB oferece todos os cursos possíveis e imagináveis, apesar de não voar muito, um oficial sai muito bem graduado e depois dos 30 anos de idade pode ir para a aviação comercial ganhar 10x mais e se aposentar muito bem com 40~50 anos.

Ok, isso que você falou sobre as horas é fato... um piloto comercial voa muito mais mesmo.
Mas olha só.. na FAB, alguns pilotos de caça chegam a 3000hs (só de caça). Os de transporte podem chegar a mais, claro.

Veja bem, claro que todo mundo quer voar o máximo possível, mas eu to comparando uma carreira em aviação de combate com uma em aviaçao comercial. Prefiro 2000h de caça a ter 15mil de comercial (dessas 15, quantas seriam no piloto automático? 10 mil?). Todo mundo aqui, por exemplo, tá jogando Falcon, IL-2, etc... acho que o FS tá em baixa eheh.

Bom, é minha opinião... quem entra na FAB (caça, transporte ou helicóptero) não fica tão insatisfeito como muitos pensam, e nem são atraídos por qualquer oferta de emprego na civil. É bem mais factível um oficial aviador, após ir para a reserva, procurar uma maneira de continuar voando.

Valeu, abraço!!

Offline RodrigoMF

  • Novato
  • *
  • Posts: 22
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #10 Online: Julho 14, 2011, 01:36:02 pm »
3000h de caça aqui no Brasil é meio inviável...

Em ambiente OTAN os pilotos voam 160-180h por ano.

Aqui estão em pouco mais de um terço disto.

Para chegar nesta marca, estamos falando de mais ou menos 40 anos de carreira.

Quero ver quem vai ficar 20 anos esperando para fazer o que gosta.

Quantas horas você acha que em vôo de caça vão ser de vôo de combate ?

Se formos pegar as FFAA americanas que estão sempre em combate, não é raro vermos pilotos de caça reclamando da monotonia dos vôos e pedindo baixa.

Notadamente quem mais faz isto são os pilotos navais.

Tem mais mito que realidade e de boa aqui no Brasil a turma aumenta, talvez pela falta de ação real.

Eu não sei se você tem o Falcon 4.0, desde a primeira versão da Microprose que vinha com um livro imenso de capa dura e o mapa da península coreana. Neste livro Pete Bonani, que foi o piloto da USAF que ajudou no desenvolvimento do jogo diz de forma bem clara.

Cada missão do simulador representa entre 3 e 4X mais ação que em uma missão real. Se fossemos criar um ambiente 100% real o simulador não venderia, seria muito monótono.

Cada um é cada um, quando eu era mais novo certamente não via da forma que eu vejo hoje.

Mas eu hoje preferiria voar mais, ganhar mais, ter uma vida mais confortável mesmo sendo com uma nave digamos que menos atraente( quem gosta de voar, voa de qualquer coisa) mas muito mais moderna, que viver nos rigores da vida militar, ganhando pouco, voando pouco e com velharia.

Senão fossem as multas, as FFAA teriam uma evasão muito maior.

Offline Grifo 123

  • Novato
  • *
  • Posts: 7
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #11 Online: Julho 14, 2011, 07:43:35 pm »
Cara... 160h por ano um piloto de caça faz sim, inclusive em esquadrões de primeira linha... E se for em esquadrões de A-29, chegam perto das 300h. Se vc considerar cada voo de 1h, alguns mais longos, alguns mais curtos, não dá pra dizer que é uma vida monótona.
Quando vc pergunta sobre quantas horas de combate vc quer dizer real? Pra isso não há nenhuma perspectiva (ainda bem!). Mas vc acha que um piloto de combate decola pra fazer o que? Viajar nas aerovias? Ataque, PAC, escolta, interceptaçao, emprego ar-solo, ar-ar, combate aéreo... e por aí vai.
Mas se voce preferiria entregar o avião para o piloto automático por várias horas e contar pro seu currículo... como vc falou, é de cada um.
Quanto às multas (não sei muito sobre isso), mas elas deixam de ser cobradas após uns 5 anos de serviço, ou seja, não há nenhum empecilho para quem quer sair.
Abre aí no google alguma foto do cockpit do F5EM, do Mirage, do A-29, do ERJ145, 195, Mi-35, Blackhawk, EC725, CASA295, P-3 Orion, R-99.... nenhuma velharia não...
Não me leve a mal, mas é meu ponto de vista.
Abraço!

Offline Adamus

  • Novato
  • *
  • Posts: 25
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #12 Online: Julho 14, 2011, 08:15:07 pm »
Se os fighter pilots americanos tao pedindo baixa por causa da monotonia
voando um fighter jet , imagine voar aviao civil - tedio multiplicando por 3.

Eu tenho manual orginal de Falcon 4.0 + cd que comprei em 1998 .
Claro que missoes dos theaters tem mais acao afinal vc ta numa guerra.

Abraco

Offline Grifo 123

  • Novato
  • *
  • Posts: 7
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #13 Online: Julho 14, 2011, 09:16:39 pm »
Se os fighter pilots americanos tao pedindo baixa por causa da monotonia
voando um fighter jet , imagine voar aviao civil - tedio multiplicando por 3.


concordo...

Offline Sylar

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 306
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #14 Online: Julho 14, 2011, 11:06:29 pm »
 A monotonia é não voar.
Não espere nada cair do céu, derrube você mesmo.


"Quando todas as armas forem propriedades do governo e dos bandidos, que na verdade são a mesma coisa, estes decidirão de quem serão as outras propriedades."
- Benjamin Franklin

Offline RodrigoMF

  • Novato
  • *
  • Posts: 22
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #15 Online: Julho 15, 2011, 11:13:03 am »
Cara... 160h por ano um piloto de caça faz sim, inclusive em esquadrões de primeira linha... E se for em esquadrões de A-29, chegam perto das 300h. Se vc considerar cada voo de 1h, alguns mais longos, alguns mais curtos, não dá pra dizer que é uma vida monótona.
Quando vc pergunta sobre quantas horas de combate vc quer dizer real? Pra isso não há nenhuma perspectiva (ainda bem!). Mas vc acha que um piloto de combate decola pra fazer o que? Viajar nas aerovias? Ataque, PAC, escolta, interceptaçao, emprego ar-solo, ar-ar, combate aéreo... e por aí vai.
Mas se voce preferiria entregar o avião para o piloto automático por várias horas e contar pro seu currículo... como vc falou, é de cada um.
Quanto às multas (não sei muito sobre isso), mas elas deixam de ser cobradas após uns 5 anos de serviço, ou seja, não há nenhum empecilho para quem quer sair.
Abre aí no google alguma foto do cockpit do F5EM, do Mirage, do A-29, do ERJ145, 195, Mi-35, Blackhawk, EC725, CASA295, P-3 Orion, R-99.... nenhuma velharia não...
Não me leve a mal, mas é meu ponto de vista.
Abraço!

Respeito totalmente o seu ponto de vista, mas você está bem distante do mundo real.

Na FAB hoje em dia só voa muito piloto do GTE, o resto finge e acho que nem estes voam 300h por ano, o resto não voa nem 100h.

Se alguém te diz diferente é porque a turma da ativa não pode abrir o jogo.

Telinha de LCD não é sinônimo de modernidade, desculpe.

Já desmonto este argumento com o Blackhawk, vai dizer que ele é antigo ?

O modelo da FAB é o Lima e não o Mike.

Pilotos militares só não obedecem regras de ATC dentro das suas áreas de treinamento, fora disto voam como todos nós.

A FAB não só não tem grana para usar toda esta munição que você está pensando em treinamento, como também tem que maneirar em muito nos vôos para não moer as células.


Offline Grifo 123

  • Novato
  • *
  • Posts: 7
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #16 Online: Julho 15, 2011, 04:59:59 pm »
Caro Rodrigo...
Estou bem mais próximo do mundo real do que voce imagina :)
Digamos que eu tenho "bom embasamento" para o que eu expus.

Bom, fico por aqui, pois minha intenção não é rebaixar um tipo ou outro de aviação, e muito menos ficar convecendo alguém a aceitar meu ponto de vista.

Só participei do tópico para explicar que, ao contrário do que alguns citaram, os aviadores da FAB não vivem por aí insatisfeitos, à procura de oferta de emprego.

Abraço!



Offline Adamus

  • Novato
  • *
  • Posts: 25
    • Ver perfil
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #17 Online: Julho 15, 2011, 08:26:18 pm »
Em qualqer pais quando vc comeca se interesar por aviacao vc ja sabe quando vai ganhar.
Aqui nao eh differnete.
Os americanos sabem que ao terminar Flight Academy vao ter rank de Segundo Tenente
e vao ganhar 30k anual.
Na medida que soube no patente ganha mais podendo chegar 108k como Colonel.
Isso sem contar beneficios do exercito .
Eu nunca vi um piloto militar se quiexar de salario ou estilo de vida e sim querendo voar e fazer mais.
Todo mundo sabe como eh diff. ser `escolhido`, passar todos os testes medicos , estudar p k7 ,
passar por curso pratico na escola de pilotagem (bmf , acm etc) e ser aprovado para depois reclamar de que?
Tem milhares de pessoas em quaqer pais que fariam por menos mais nao podem.
Ser piloto militar eh um estilo de vida e uma escolha conciente.

Abc..

Offline =FN=Skyhawks

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 330
    • Ver perfil
    • http://www.allinfonow.com/3027/
Re: faltam pilotos no Brasil
« Resposta #18 Online: Julho 16, 2011, 01:08:42 pm »
uhauhauh
trabalhar é estressante.......huauhauhahu
o negócio é nao precisar nem trabalhar....uhauha
mas já que temos que viver entediados, preciso aquele tédio em que vc voa no piloto automatico e ganha 20 pau por mes...