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Autor Tópico: Travar alvo  (Lida 7068 vezes)

Offline Risali

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Travar alvo
« Online: Maio 12, 2011, 11:23:14 am »
Ola pessoal,

Ja vi todos os vídeos disponibilizados aqui o fórum, aprendi a sobre o MFD, cursor e etc, mas até agora não consegui travar o alvo para lançamento de míssel e bombas.

Poderiam me ajudar?

Offline =FN=Killer

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Re: Travar alvo
« Resposta #1 Online: Maio 12, 2011, 11:29:12 am »
Caro Risali,

Pelo que vejo já sabe entrar no modo A-A (Enter), utilizar o radar (F1 - CRM, ACM, etc e atl) e seus submodos, e navegar com os cursores sobre algum alvo. Ao posicionar-se sobre o alvo, tecle 0 (Zero, no teclado numérico) para designar/acomplar/travar o alvo. Se designar mais uma vez, o radar focalizará apenas neste alvo (menos chance de desacomplar sozinho).

Obs: para desacomplar tecla "," (Virgula, do teclado numerico).

Até mais.

Offline Sylar

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Re: Travar alvo
« Resposta #2 Online: Maio 12, 2011, 03:53:43 pm »
Boa resposta do Killer, bem explicativa.


Uma breve observação, apenas no modo RWS você poderá "travar seu alvo 2 vezes", sendo o segundo,  travamento de tipo STT ( Single Target Track ) no qual todos os beams (pulsos) do radar focalizarão o alvo travado, ignorando os demais contatos.

Há a opção de DTT* ( Dual Target Track ) no Submodo TWS. Mas isso é assunto para outro tópico.


As video-Aulas do Silent ajudam muito no entendimento básico dos modos do radar AN/APG-68.

http://www.falcoesdanoite.com.br/forum/index.php/topic,5818.0.html




Att. =FN=Sylar



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Offline Risali

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Re: Travar alvo
« Resposta #3 Online: Maio 12, 2011, 07:02:48 pm »
Vlw pessoal!

Só me diga mais 1 coisa.....

Quanto ao range dos mísseis. No Manual(Português FN) que tem uma escala na direita do HUD e MFD. Prestei atenção também que nessa escala tem uma bolinha e um ">". Qual é o momento de dar o desparo?

Estava num combate 1x1. 1º tentativa não soube o momento e disparei o AIM-7 londe d+ e fui abatido. Na 2º fui mais feliz,capturei o alvo dele e desliguei o radar, quando estaca umas 15nm reeliguei, acoplei e disparei 2. 1 ele coseguiu sair e no 2 ele ja era.

Mas como sei naquela escala, o momento correto do míssel?

Offline Sylar

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Re: Travar alvo
« Resposta #4 Online: Maio 12, 2011, 09:21:01 pm »
 Caro risali,

Cada Míssil tem um ponto de disparo. Uma boa estudada sempre é um diferencial em um combate.

A setinha que você falou faz parte do "Colchete" de DLZ ( Dynamic Launch Zone - Zona de Lançamento Dinâmico ). Nele você tem o Rmax ( Range/Distância Máxima) e o Rmin ( você já deve ter deduzido esse :P )  1 e 2. Lá está representada as distâncias máxima e distância de lançamento máxima para um alvo que está manobrando. Traduzindo em miúdos, no colchete grande você tem, no topo, a distância máxima de lançamento e, na base, a distância mínima. Já na "barriguinha" do colchete, você encontra a distância Máx. e Min. para um alvo que está fazendo firulas no ar.

A bolinha, que se encontra no mesmo, é o ponto mais porreta para você lançar o míssil.

 O Disparo, NESTE TIPO DE LANÇAMENTO, pode ser efetuado em qualquer área dentro deste colchete ( note que a "bola" que fica no meio do HUD pisca ). Para obter-se uma probabilidade maior de acerto tente lançar dentro da "barriguinha" dele. Obviamente que, quanto mais longe, maior o tempo o seu inimigo tem de manobrar, soltar contra-medidas, etc...  Porém um lançamento muito perto, pode acarretar num excesso de velocidade no míssil, assim, comprometendo sua manobrabilidade.


Enfim... conhecendo bem o seu armamento, garanto a você que, tudo irá aonde você quer que vá.

 Esse assunto é cheio de causos e mais causos, podendo dar até em uma apostila só sobre lançamento de mísseis. Em resumo, é isso.



PS: Gostaria de lembrar que nem sempre, mesmo lançando nas condições perfeitas de DLZ, o míssil irá acertar o alvo. Vai depender de posicionamento, velocidade, altitude, atitude ( do avião ), etc... Uma penca de fatores que influenciam no seu lançamento.



No "reply" que postei anteriormente, tem um link sobre armamentos. não custa nada dar uma olhadinha.

http://www.falcoesdanoite.com.br/forum/index.php/topic,5818.0.html



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« Última modificação: Maio 12, 2011, 09:45:12 pm por =FN=Sylar »
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Offline =FN=Killer

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Re: Travar alvo
« Resposta #5 Online: Maio 13, 2011, 08:23:09 am »
Armamento se torna complicado quando não sabemos quem é o inimigo. Eu costumo pensar assim, não é você que é ruim para disparar um míssil, o inimigo que é bom em se esquivar, hehehe.

Faça o mesmo quando dispararem em você.

Aproveitando o mesmo post, meu caro colega Sylar, você já conseguiu disparar um míssil de curta distância IR, sem antes designar um alvo? e acertar é claro, hehehe

Até mais

Offline Risali

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Re: Travar alvo
« Resposta #6 Online: Maio 13, 2011, 09:50:24 am »
Aproveitando o mesmo post, meu caro colega Sylar, você já conseguiu disparar um míssil de curta distância IR, sem antes designar um alvo? e acertar é claro, hehehe

E é possível essa proeza?

Offline =FN=Killer

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Re: Travar alvo
« Resposta #7 Online: Maio 13, 2011, 10:20:32 am »
Olha, vou falar na teoria, porque na prática não tive a oportunidade, hehe.

Imagine um soldado lá do afeganistão com um lança-míssil, e faz um disparo contra uma aeronave. Geralmente estes lança-mísseis mais simples são guiados a IR (Infravermelho), ou seja, atraídos pelo calor radiado da aeronave. Não existe uma pré-acoplagem, o cara não tem cursores para se posicionar no alvo, hehehe.

O princípio de uma aeronave de combate seria o mesmo, "lançar e esquecer", mas a curta distância, afinal você precisa ver o alvo para não disparar pra qualquer lugar no céu :D.

Agora a questão é essa, localizar um alvo sem acoplar. A vantagem de usar a acoplagem é o radar calcular a distância e sugerir o momento do disparo. Devo admitir que eu só consegui fazer com aeronaves amigas (sim, no Tanker, ainda não consegui reabastecer.. e na raiva eu destruo o animal, hehe).

Não sei dizer se vale a pena isso, para o inimigo não saber que se aproxima um míssil, to esperando um cara bom de serviço me dizer isso, hehe.

Mas na teoria seria possível, a questão é se vale a pena.

Offline =FN=Fluidman

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Re: Travar alvo
« Resposta #8 Online: Maio 13, 2011, 10:57:14 am »
Olá Pessoal,

Sim, é possível disparar o AIM-9 (sidewinder) sem travamento de radar. Já usei muito em dogfight.
A dica para lançamento passa a ser o hud (TVV), para saber onde o sidewinder está "enxergando" e o som emitido pelo mesmo.

Quanto mais forte está a detecção da fonte de calor, mais agudo é o zumbido emitido e maior a  chance de dano.

Lembrando, que míssel (palavra "miss" em inglês), não foi feito para acertar, mas sim explodir ao se aproximar do alvo, causando dano.

É obvio que há situações onde ele praticamente "acerta" o alvo.

Abs,

=FN=Fluidman


Offline Sylar

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Re: Travar alvo
« Resposta #9 Online: Maio 13, 2011, 11:58:46 am »
 Complementando o post... O lançamento "sem travamento" pode ser efetuado tanto por mísseis IR como os mísseis guiados por radar.

Respondendo a pergunta do Killer: - Sim já disparei vários mísseis IR na tubeira de muitos Mig's sem travamento de radar e digo que em 80~90 por cento dos casos o míssil foi atrás.  Os melhores de lançar são os Pythons Israelenses. O segredo tá no ouvido, sabendo que você tem um bom Tom de Lançamento, é só apertar o botão e assistir os fogos.

 Boa parte dos mísseis ar-ar ( para não dizer TODOS ), explodem perto do alvo. São feitos para fazer isso. Há casos em que o míssil realmente "acerta"( explode muito perto ), mas geralmente ele explode numa distância que danifica a aeronave atingida ( Como o =FN=Fluidman falou ).  O negócio do míssil ( e do Engajamento em si ) é botar o inimigo fora de combate, e não exatamente EXTERMINAR.

 O lançamento " Sem Travamento "  de mísseis é chamado de Lançamento Boresight. Resumindo todo o fru-fru do lançamento e falando coloquialmente, é basicamente o seguinte:

 Todo míssil tem um "olho". Tudo que estiver dentro do campo de visão desse olho é o "Boresight". Então o negócio é apotar o míssil na fuça do seu inimigo e lançar-lo. Ele sai correndo pra pegar o primeiro que estiver na frente, logo você não precisa ter que travar o alvo com o radar para mostrar-lhe o caminho, pois o míssil encontra o alvo por conta própria.

 Existe também o lançamento Boresight de mísseis de Radar Ar-Ar e mísseis Ar-Terra*. Mas isso já é assunto para outros tópicos.   :P





Att. =FN=Sylar




*Boresight Ar-Terra não implementado no Falcon.
« Última modificação: Maio 13, 2011, 05:30:37 pm por =FN=Sylar »
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Re: Travar alvo
« Resposta #10 Online: Maio 13, 2011, 03:37:39 pm »
Não sou a favor de postar algum texto inútil simplesmente para "floodar", mas não pude resistir a expressão coloquial do Sylar para basicamente "todo míssil tem um olho",  :laugh:.

Tenho certeza que se refizesse o manual do falcon com esses termos, a compreensão seria bem mais fácil para todos  :mellow:

PS: "e se tivesse dois olhos?" :wink:

Offline Sylar

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Re: Travar alvo
« Resposta #11 Online: Maio 13, 2011, 05:28:39 pm »
 Se tivesse dois olhos  a gente não ia ter tanto problema em errar o alvo :P
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Re: Travar alvo
« Resposta #12 Online: Maio 13, 2011, 07:49:26 pm »
Pessoal sem querer ser chato d++, mas ja sendo... Li os manuais disponibilzados aqui, ví os vídeos, e etc.

Mas percebi que nos manuais ensinam a OPERAR, ou seja, saber como funciona...

Gostaria de saber se existe algum manual ou coisa parecida que falasse como reagir na situação da Guerra Eletrônica? O que fazer quando está em um combate 1x1? Medidas a ser tomadas, o que fazer para diminuir sua assinatura radar, como deixar seu inimigo "loco", essas coisas.

Exemplo: Estava eu 1x1 com outro F-16. Quando meu radar localizou o alvo não conseguia travar. O alvo também ficava meio "maluco", as veses aparecia em lugar depois outro(ficava ocilando). Será porque ele tava usando Chafts, Flare ou Jamer? Apenas depois de algumas milhas consegui travar mas nesse caso ja estava meio tarde pois nós 2 lançamos 1 míssel cada. Tinha algum jeito de sair do cone de radar dele?

Tem alguém que saiba?

« Última modificação: Maio 13, 2011, 07:55:17 pm por risali »

Offline Sylar

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Re: Travar alvo
« Resposta #13 Online: Maio 13, 2011, 11:02:12 pm »
 Risali, o que você se refere são as Táticas de Combate junto com a Eletronic Warfare. É um assunto complexo e cheio de ramificações e aprofundamentos. Aconselho, antes de tudo isso, um bom conhecimento dos armamentos, radares e um pouco sobre o adversário, tudo na ponta da língua e um bom conhecimento sobre os Prós e Contras ( principalmente )da sua  aeronave e da inimiga.

 Existem vário livros sobre Eletronic Warfare, inclusive o manual do F-16 ( Verdadeiro ) ensina alguns macetes, porém sua maioria em inglês.

 No seu caso do 1x1 você passou por 2 tipos de batalhas principais: A Batalha Eletrônica e o Dogfight puramente dito. Essas duas batalhas que você passou são bem distintas, na teoria, e cada uma com um razoável grau de complexidade.

 No seu exemplo, foi o seguinte:

 F 16 x F 16 . Você pode não ter conseguido travar o alvo por causa de um Jammer ou até mesmo questão de cone de radar ( ou os 2 ). O caso do "alvo maluco" é realmente o Jammer que faz isso. É facilmente visualizada a utilização de um jammer pelo sinal de DOIS  '^' ( circunflexos ) um sobre o outro, na telinha do MFD (fazendo que seja quase impossível fazer uma leitura da localização e atitude da aeronave).

NOTA: Normalmente o Jammer perde seu poder de confusão num raio de aproximadamente 20Nm ( mas aí, já é um pouco tarde :P ).

Sua outra pergunta é se tinha algum modo de sair do Cone de Radar do inimigo... Bem, neste caso a resposta é um SIM.  Sair de um travamento de Radar é chato, mas não é impossível. Em geral, sempre é bom ligar o Jammer. Dar as costas e voar baixo ajuda também.

Em um caso de um Dogfight, não é comum travar o alvo no Radar ( utiliza-se mais a visão ),mas sair de um travamento é mais "simples", basta apenas manobrar de uma forma que tire você das 10h às 2h do seu adversário ( 9h e 3h são geralmente pontos cegos do radar).


Há algumas coisas que você pode fazer para tentar "aguçar" o seu radar contra jammers e leituras fracas de OVNIs, boa parte está inclusa no conhecimento básico do funcionamento do AN/APG-68.



Espero ter sanado as dúvidas. :)



Em um jogo de xadrez não adianta somente mover as peças, mas sim saber táticas e jogadas. Porém não adianta tentar entender táticas e jogadas sem saber mover as peças.



Att. =FN=Sylar

« Última modificação: Maio 13, 2011, 11:37:23 pm por =FN=Sylar »
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