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Autor Tópico: Táticas de Combate  (Lida 8368 vezes)

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Táticas de Combate
« Online: Janeiro 07, 2011, 10:35:46 am »
Peço permissão a todos do FN para criar esse tópico, que crio com o intuito de compartilhar alguns conhecimentos adiquiridos por mim nos anos que me dediquei e ainda dedico à aviação virtual, seja por meio de leitura ou por meio de experiência em simuladores, e quem sabe até não possamos adaptar tais temas em nossos voos simulados.

Quero ainda que me descupem caso já exista uma área no forum com a mesma finalidade.

Espero estar motivando todos os membros do forum a fazer o mesmo, para que assim possamos cada dia mais nos envolvermos com essa paixão que temos em comum.

Acrescento que nem sempre vou poder citar as fontes do tema em questão, pois como foi supracitado, muitas coisas li ou tive conhecimento a anos atrás e infelizmente não pude arquivar tais documentos, então eles serão aqui mencionados como um tema e/ou bate-papo informal, mas nunca deixando de respeitar aqueles que desenvolveram e me ajudaram a entender o assunto.

Sempre que possível tentarei também ilustrar o que for dito. Digo "sempre que for possível" porque na maioria das vezes posto na correria, pois estarei no meu trabalho e poucas vezes em casa.

Espero que todos se benificiem deste tópico e que também compartilhem suas experiências e conhecimentos.
« Última modificação: Janeiro 07, 2011, 04:17:21 pm por Specialist »


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Re: Táticas de Combate
« Resposta #1 Online: Janeiro 07, 2011, 10:36:06 am »
Como primeiro tema gostaria de mostrar uma tática usada por pilotos russos sem a ajuda de WAVACS aliados para se aproximar de aeronaves AWACS inimigas, evitando e/ou enganando os radares Pulso-Doppler ou os próprios AWACS.

Li sobre o assunto em um blog há pouco tempo se não me engano, sobre táticas de combate aéreo. Infelizmente não guardei o endereço mas como gostei do assunto me recordo bem dele.


A tática é usada com um ou dois pares de aeronaves voando em alta velocidade e bem próximas, cerca de 3 ou 4 metros lateralmente e 15m atrás (no caso de 4 aeronaves), ainda fora do alcance dos sistemas de avaliação dos defensores, onde não é possível determinar o número certo de aviões (parecem ser 2 mas na verdade são 4 aeronaves).

Pouco antes dos Pulso-Doppler aparecerem nos sistemas de alerta dos caças o líder sinaliza uma parada, os 3º e 4º alas então iniciam manobras Split-S Doppler negativas, Hook ou Cobra antes de irem para baixa altitude, fazendo beaming (manobra que visa enganar os radares inimigos por poucos segundos) na vertical e acumulando energia nesse processo.

Agora o líder e o 2º ala servem como aeronaves despistadoras mantendo o curso e fazendo os AWACS acharem que está tudo normal, elas se mantem assim por um curto período de tempo e então batem em retirada. Isso induz os controladores de radar a uma certa confusão.

Nesses preciosos segundos a 3ª e 4ª aeronaves agora chamadas de "snipers" se aproximam para o abate a baixa altidude, trancando o alvo e lançando os mísseis ar-ar.

Isso difere os pilotos russos dos pilotos ocidentais que são muito dependentes de WAVACS mesmo para esse tipo de manobra ofensiva.



Nos próximos tópicos vou me aprofundar na manobra Beaming e em outras manobras como o "Coração Polonês"

Espero que tenham gostado e tirado proveito do assunto (para quem ainda não conhecia).

Abraços!
« Última modificação: Janeiro 07, 2011, 04:22:45 pm por Specialist »


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Offline Sylar

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Re: Táticas de Combate
« Resposta #2 Online: Janeiro 07, 2011, 01:06:41 pm »
Excelente Post. Pode continuar.

Em relação ao "Desaparecimento" do radar Doppler, quem usou uma variante disso foi a FAB no RedFlag 2009 com nossos Mirages velhinhos. Eles "abateram" 2 F-15s que estavam fazendo patrulha.


Lembrando que essa tática, que foi mostrada aí no post, é aplicada numa situação ideal. Na "vida real" temos alguns "detalhes"(AAA, SAM, HAVCAPs, Radar de Solo, etc...) que teríamos que acrescentar. Fora que, neste caso, teríamos que ter uma INTEL muito boa e trabalhar no Snooze Radar ou NO Radar. É difícil, mas não é impossível.

Mas repito, o post é excelente. Ganhou um thumbs up !
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Re: Táticas de Combate
« Resposta #3 Online: Janeiro 07, 2011, 01:26:18 pm »
Muito obrigado Sylar!

Que bom que gostou do tópico!

Não sabia sobre os Mirages e os F-15s, muito interessante.

Em breve postarei mais matérias sobre táticas de combate.

Forte abraço!


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Re: Táticas de Combate
« Resposta #4 Online: Janeiro 08, 2011, 09:30:25 am »
Como prometido venho falar um pouco sobre duas manobras:

A primeira é conhecida como Beaming, consiste em manter um ângulo em 90 graus em relação ao radar alvo, é importante frisar que essa manobra funciona apenas por alguns segundos. A manobra é realizada tanto para sair de uma potencial ameaça quanto para evitar uma.



Em um combate aéreo o piloto deve pensar constantemente em "ângulos". No desenho acima o piloto percebeu que está sendo engajado e o míssil está fazendo lead pursuit. Se estivesse muito longe poderia fazer um break à esquerda e fugir, mas como está muito perto a manobra defensiva é fazer beaming, ficando a 90 graus com o míssil, ou tentar inverter para mudar a direção do ponto futuro do míssil. Se possível o piloto deve tentar fazer beaming durante a manobra como feito no ponto 2. No caso acima o míssil não conseguiu manobrar o suficiente e passou atrás da aeronave ou perdeu o acompanhamento do alvo. Quando o Beaming é usado como manobra ofensiva é chamada de tática bravo.

________________________________________________________________________________________

A tática alfa é uma separação horizontal de 45 graus entre o líder e o ala, podendo resultar em uma tática bravo. Se o inimigo escolhe um como alvo, o outro cerca pelo lado livre tentando colocar o inimigo em um “sanduíche”, podendo assim criar o "Coração Polonês".


A manobra "coração polonês" é a manobra de abrir a formação e tentar virar contra o alvo por trás para identificação e ataque. A manobra lembra o formato de um coração.




Descupem mas não consegui uma imagem da manobra sendo feita por dois caças, mas é praticamente essa imagem acima com mais um atacante à esquerda, com a manobra sendo realizada pelos 2 lados.


Fonte:

bf2brasil.com

editado por: Victor Malhard.

« Última modificação: Janeiro 08, 2011, 11:59:03 pm por Specialist »


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Offline Careca

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Re: Táticas de Combate
« Resposta #5 Online: Março 11, 2011, 08:40:16 pm »
Ótimo Post Specialist.
Eu nao entendo muito de AVIAÇAO mesmo em si, como a maioria do pessoal do esquadrão. Eu gosto é de IL2 por motivos óbvios pra mim. Ficar na six de alguem desviar de tiro e fazer os trein no visual e bussola. Mas entendo completamente os simuladores mais atuais. Entendo o "tesão" que a galera aí sente. Radar, procedimentos mil... essas coisas são muuito maneiras.

Uma coisa que percebi nessa minha pouca experiencia, é que em se tratando de MANOBRAS e TATICAS de combate, os nuances de diferença dos simuladores e das epocas simuladas, criam diferenças abismais. Nossos pistonados são capazes de fazer coisas incriveis e totalmente incapazes de executar outras...  Portanto a tatica aplicada ou exemplificada pelos pilotos aqui, podem divergir bastante do que é viável no IL2.

Então no caso do Radar de vcs, eu nao sei nem do que vcs tão falando..kkk... o radar q eu conheço é atualizado a cada 3 minutos...rsrsrsr

Mas se é pra deixar o testemunho de TATICA DE COMBATE, nos céus virtuais europeus eu desenvolvi algumas "consciencias" que veem me ajudando bastante. Eu distinguo a melhoria pois são as mesmas situações que eu me envolvia um tempo atras mas a forma com que eu executo mudou.

Primeira coisa, que é MUITO CHATO de aceitar, entender e mais chato ainda aplicar.... é ter paciencia. Eu nunca entendi pq nego ficava la em cima durante 20 minutos, descia derrubava 1 e voltava pra casa.
Infelizmente a paciencia é totalmente necessaria e praticamente obrigatória. Depois de exercer a paciencia durante um tempo tu começa a derrubar ORDAS de inimigos.
Portanto, fazendo uso da paciencia, temos aquelas situações q o inimigo tá comendo bolaxa, vendo Big Brother,e voando retinho, lento, lerdo e calmo. Aí chegamos na six, arredondamos e efetuamos os disparos. Aí q é o momento... Se o disparo for bem feito, serão 2 segundos de cannons nele... e provavelmente o inimigo ira se disfazer em micro particulas. Mas acontece muito do piloto parar na six.. e ERRAR esse tiro. Se errou, é pq alguma coisa foi errada. Primeira noção... à partir de 350 metros aproximadamente, ja é possivel escutar o aviao inimigo. Ou seja, a 350 metros, só alguns segundos separam seu tiro do timing perfeito. Se ele te ouvir, ele vai curvar. Mais uma vez é preciso utilizar a paciencia. Se ele te ouviu e curvou, e tu ta chegando, o lance aí é antecipar a manobra dele mesmo....
daí é tchau!!!

Eu costumo utilizar somente canhões, quando estou num combate onde outros inimigos podem me ver. A metralhadora faz o aviao tremer, e a tracer do canhao é amarelo. Então atirar de canhao pode ajudar vc à CONFUNDIR o inimgo. Eles de longe nao vao saber quem é inimigo ou aliado.

Uma manha q eu adiquiri é que percebi umas CONSTANTES de BF e de FW... esses inimigos, dependendo da sua posição de voo, costumam surgir sempre dos mesmos pontos. Então tu pega a manha de checar naqueles pontos q em 70% das vezes, é de la q eles vem.

Tem muito assunto esse tópico.
Eu tb gostaria de saber das taticas dos outros pilotos...
Se lembrar de mais coisa eu posto aqui... abç


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Re: Táticas de Combate
« Resposta #6 Online: Março 11, 2011, 09:09:14 pm »
O ruim disto tudo é que no "real world" não se podia escolher tanto assim: eram formações MONSTRO de bombardeiros, com escolta, e tu tinha de ir lá meter as fuças para derrubar eles antes de chegarem no alvo...

Assim como o contrário: você não podia chegar "na surdina" estando escoltando trocentos bombardeiros... Por isto fora raras excessões e cascatas nas estatísticas poucos pilotos eram ases e a maioria ia para a cova cedo...

Não se iludam com um "Hartmann" da vida, pois este se criou pegando IL-2 sem escolta aérea e voando contra carroças. Nem com "Turkey Shoot" no Pacífico, com aviões cheios de blindagem e baita motores contra zerinhos de papel...

A gente se estropiar em "momentos de heroísmo" não é demérito. Muita gente morria na WWII. E muitas vezes - sinceramente - acho mais gratificante me estropiar defendendo ou atacando um objetivo em um servidor orientado por missão que ficar voando duas horas e derrubando algum mané de bobeira!

Não esqueçam que é só um "jogo", um simulador que TENTA recriar missõe shistóricas nos servers onde mais jogamos. O grande lance é tentar cumprir as missões!

Abraços!

Offline Careca

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Re: Táticas de Combate
« Resposta #7 Online: Março 11, 2011, 09:33:32 pm »
kkkkk
blasfêêêmia!!!

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Re: Táticas de Combate
« Resposta #8 Online: Março 11, 2011, 09:37:03 pm »
Ah sim, nem me toquei que aqui era no assuntos gerais, pensei que era no específico do IL2. Neste baso, é combate BVR, ganha quem tem o avião melhor e ACM não existe! Hehehe!

Isto sim é blasfêmia... Mas hoje em dia é bem verdade... Hehehehe!

Abraços!

Offline Sylar

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Re: Táticas de Combate
« Resposta #9 Online: Março 12, 2011, 10:10:18 am »
  Só uma breve correção... em BVR ganha quem vir* o outro primeiro.

*No radar.

  Dogfights nos dias atuais é coisa de simulação, tanto real quanto virtual.
  Realmente não vemos mais os céus riscados, mas qual piloto, em sã consciência, quer entrar em um combate real ?! Ser piloto de caça talvez seja uma das melhores profissões do mundo... mas ir pra guerra é uma das piores coisas que existe.

  Mais táticas de combate conhecidas?? Vamos lá pessoal !  :wacko:



PS: Um dos melhores tópicos aqui dos Assuntos Gerais.
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Re: Táticas de Combate
« Resposta #10 Online: Março 12, 2011, 03:03:45 pm »
Tinha até esquecido desse tópico hehe. Só o Sylar deu moral a ele...

Legal o Careca ter reacendido o assunto!  :wub:


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Offline Careca

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Re: Táticas de Combate
« Resposta #11 Online: Março 12, 2011, 03:44:29 pm »
Tenho insistido num ponto preponderante com os cadetes q ja estao com o treinamento mais avançado e estamos discutindo exatamente o COMBATE.
Insisto em dizer sobre o "deslocamento da mira do inimigo".
Existem situações, que o cristão se vê hora num ponto do combate, outra hora n'outro ponto. O grande lance é saber julgar esse momentum.

Então, o cabra te vira um HTH daqueles mirando as 20mm pra ti. Ou então é um danado subindo em ti, e vc curvando levemente... Enfim, o que eu quero explicitar é o movimento. Como nao ser acertado em tais situações.
Julga o momentum é importante pq pode ser vc à subir num cabra, e portanto sabe quais são as dificuldades de tentar acertar o tiro.
Temos consciencia q o gunsight do cara nao vai poder estar diretamente apontado pra ti, o cara vai ter q mirar um cadím la na frente. Então o que tens q fazer pra ele nao te acertar?
"Alterar seu movimento em diferentes eixos"
O que quero dizer com isso?
Se vc ta fazendo sua curva, e o cara tá só puxando mais o manche querendo adiantar a mira dele em relação a ti, é pq estás se deslocando em apenas 1 eixo. Se vc der leme ou aileron, o cara atras de ti vai ter q torcer o manche dele inteiro, pra conseguir te acertar. E como ele tava adiantando a mira, provavelmente ele vai te perder de vista por um micro momento, o que te dará mais tempo para pensar em alguma coisa milagrosa.

Então a tatica aí q eu dou a dica é, DESLOQUE A ALÇA DE MIRA DO SEU ARAUTO, SEMPRE EM MAIS DE 1 EIXO.

Tomara que alguem entenda...rssrs... sou péssimo com palavras...rsrs

Offline Snakes

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Re: Táticas de Combate
« Resposta #12 Online: Março 13, 2011, 12:12:26 am »
Devidamente anotado, careca!

Hoje montamos um server de dog, só pra passar o tempo. O Conrado apareceu por lá e chamou a cadetada prum 3x1, e ele de aviao branco. ahuahua

Passamos exatamente por isso. Conrado aparece do nada, ajusta a mira e me acerta umas trocentas vezes. A única vez qeu ele "fugiu" de um combate em curva foi pra ganhar vantagem. Na boa, aprendi mais em 20 minutos tomando surra do que voando 1 hora no server spitx109. Um dos maiores erros cometidos foi justamente esse: só alterar 1 eixo. Sei também que alterar mais de um eixo nao significa que irei conseguir fugir. Acredito qeu me dará tempo para tentar algo que me faça permanecer vivo mais algum tempo e se ainda contar com a sorte para oponente se enrolar.

[]s
André "Snakes" César
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Offline Careca

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Re: Táticas de Combate
« Resposta #13 Online: Março 13, 2011, 12:51:37 am »
Esse é o lance Snakes.
Na bem da verdade, se tem alguem na sua six, limpinho, tu só nao morre se ele for ruim mesmo!!!
Essas taticas sao aplicadas nos momento que antecedem o "alguem na six de alguem".
Então, temos que discutir, alem das manobras de fuga, as manobras de ataque. Pq se a gente ta na six do cara, É PRA DEBULHAR ELE.
O conrado tem a manha da fuga, alem claro, a manha do engaje. Então fica anotada a tatica de combate.
QUando possivel, chamem o Conrado para esse tipo de combate.

Snakes, se tem um cabra na sua six, principalmente um piloto bom, vc ta morto, pra isso que somos um esquadrão, voamos em esquadrilha e treinamos essas situações. O piloto pode ser bom o tanto que for, dificilmente ele se sairá perfeitamente bem contra um elemento bem treinado.

Se vc curvava na mesma hora q ele, e mesmo assim ele ganhava sua curva. Se liga na manha do flap. Tem o timing perfeito pra vc conseguir fexar sua curva, e nao perder tanta energia por causa do uso do flap.

Boa rapaziada!

Offline Careca

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Re: Táticas de Combate
« Resposta #14 Online: Março 13, 2011, 04:24:08 pm »
Só agora fui entender o que é "Thumbs UP" que o Sylar falou e percebi o tanto que sou adorado!!

kkkkkkkkk
Eu sei que sou chato, e prometo nao mudar
rsrsrs
abraço galera