Novembro 16, 2024, 05:48:20 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 16, 2024, 05:48:20 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Home Cockpit do Lobo finalizado! (por enquanto...)  (Lida 9286 vezes)

Offline Usuário banido

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Home Cockpit do Lobo finalizado! (por enquanto...)
« Online: Setembro 21, 2010, 02:00:35 pm »
Com a compra do Pro Throttle Quadrant da Saitek dei por finalizado o meu "Home Pit" e estou me dedicando agora a voar! Fiz um video com ele:

Acho que ficou bem similar a posição dos controles e suas dimensões, altura do assento, pedais com o de um Spit, 109, e aeronaves do tipo. Está muito legal de voar e preciso.

Depois vou gravar um video no IL-2 para o pessoal ver a precisão absurda que fica este T16000m alongado. Só não é melhor pela falta de capacidade do piloto que lhes escreve. Para quem usa IL-2 ou algum simulador de helicóptero como o Black Shark, não posso deixar de afirmar que é NECESSÁRIO que se teste uma solução destas com o controle mais longo, pois é totalmente diverso de um joystick padrão para estes tipos de simuladores.

Abraços!

Offline Boaventura

• Membro Pleno
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit do Lobo finalizado! (por enquanto...)
« Resposta #1 Online: Setembro 23, 2010, 06:16:39 pm »
vixe!
   show de bola hahaha.....
mas aki... minha ulé ia jogar os controles fora num instante....  ia reclamar muuuito da luz na base do manche... tipo apaga essa "P"   q num tá me dexando durmir o hôme!!

Offline Usuário banido

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Setembro 23, 2010, 06:29:40 pm »
Gravei um video curto de um abate contra um bomber AI anta para sacarem o 6DOF. Dá para ver como os controles são precisos, e tem de descontar que eu gravei ele com 1/3 dos meus FPS normais, pois liguei o FRAPS direto no voo para poder pegar o 6DOF e o Careca observar os "112° FOV" e perder a pirimba dele com o FOV Changer, hehehehe. Normalmente, com mais de 60FPS, é melhor ainda:

Gravei outro de algo que para mim era difícil até com o antigo X52 que tinha: abater um cara sem deflexão de forma "cirúrgica", sem defesa e de forma rápida e limpa. Mesmo com o X52 era difícil firmar 100% sem ser travando um curso prevendo o comportamento do alvo e deixando o cara voar para a mira, ao menos para mim. Agora é assim, dá para fazer correções finas até a hora do disparo sem perder o plano de voo do sujeito:

E olha que eu era um animal que errava tudo nesta situação. Minha idade não me deixava ter precisão com o curso de movimento de um joystick normal, curtinho, vai ver que é Parkinson, sei lá. Agora é moleza! Sobre estes videos se deve ter a dimensão de que a habilidade do piloto aqui não permitia nem 50% disto daí com um joy "normal", tem de se ter este parâmetro, pois possivelmente existe algum coreano que consegue isto e muito mais até com o teclado só...

Vou colocar os custos das parafernálias:

- Joystick: Thrustmaster T16000M. Custo de MENOS DE U$20, se souber procurar;
               Pedaço de Cano de PVC Tigre de 3/4 (arrumei de graça);
               Luva 3/4 PVC Tigre e Niple (menos de 10 royal);
               Solda e pedaço de cabo flexível (vulgo fio) fino.

Com isto você monta um "control rod" mais preciso que um X52Pro "vanilla", testado no JoyTester. Podem acreditar: é mais preciso que um X52Pro um T16000M, e com este cabo alongado, é MUITO mais. No quesito durabilidade, o joy já tem quase um ano de uso constante sem apresentar nenhum problema, preciso como no primeiro dia. Já valeu o custo quer paguei de 30 e poucos euros, com sobras e louvor!

- Pedais: Volante vagabundo da Clone, menos de 150 royal. Não é grandes coisas em termos de precisão e ergonomia. Neste quesito vale investir em algo melhor ou construir algo decente.

- Throttle: Pro Throttle Quadrant da Saitek. Funciona bem com o intuito de simular um avião da WWII, mas o controle de um bom HOTAS para throttle como o do X52 ou um da CH é bem melhor em termos de funcionalidades e qualidade. Este da Saitek é bem vagabal por dentro, sei lá se dura, mas comprei por menos de 40 euros, então tá valendo.

- 6DOF Head Tracking: FreeTrack (software freeware) + um clip de leds IR montado com merrecas eletrônicas, um suporte de microfone de mesa velho (menos de 20 royal de custo) e um pedaço de cadide + uma câmera PS Eye (PS3), que custa uns 110 royal. Com isto tenho 125FPS, similar a um TrackIR dos mais modernos.

Bom, o custo disto ficou em uns 400 e poucos reais. Com isto você monta algo com a mesma qualidade que um sistema baseado em um TrackIR, um HOTAS do nível de um X52Pro e um jogo de pedais. É só fazer as contas de quanto dá para economizar se você comprar tudo isto... Ainda mais se for aqui no Brasil...

Dá para se ter um sisteminha excelente sendo bem econômico. O caminho das pedras está aí para quem tem pouca grana. E garanto que a qualidade não deixa nada a desejar em relação às soluções mais caras "out of the box" atuais.

Minha "missão" é motivar quem não tem grana a ver que é possível montar um "home pit" show, com inputs perfeitos, gastando bem pouco! Quem quiser se aventurar, pode me contactar que eu ajudo. Mudou minha vida no IL-2 estes controles, muito melhor! Meu nível subiu rapidamente de sofrível que errava coisas toscas para um medíocre até que eficiente!

Ah, by the way, para quem acha que tem de ser muito nerd para montar isto, sou professor de educação física e um retardado em eletrônica. A única coisa que você tem de saber é desapertar e apertar parafusos, serrar, colar e soldar fios... é tudo ridículo de fazer, o Mestre Google me ensinou tudo!

Abraços!

Offline Usuário banido

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Setembro 23, 2010, 06:32:01 pm »
vixe!
   show de bola hahaha.....
mas aki... minha ulé ia jogar os controles fora num instante....  ia reclamar muuuito da luz na base do manche... tipo apaga essa "P"   q num tá me dexando durmir o hôme!!

A luz é fraquinha! Na webcam é que parece um holofote! Até que é útil para ver se você não está esbarrando no joy ao ligar o micro (descalibra o centro), pois ela só acende qdo se move o mesmo. Mas dá para desligar abrindo o bicho sim! Hehehe!

O que irrita a muié é:

- Six! SIX SIIIIXXX! QUEEEEBRAAAA!

Offline Careca

• Membro Sr.
  • Bobiô a gente pimba!
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Setembro 23, 2010, 07:11:33 pm »
kkkkkkkkkkkkkkk
É o seguinte. Minha resolução do desktop é 1920x1080 e por isso eu queria utilizar essa config no IL2. Só que, depois da dica do nerd da educação fisica, lupino da ala.... percebi que de fato a resolução maxima do meu monitor, sacrificava uma boa parte da tela. Por exemplo, em alguns spits, eu nao vejo mais o retrovisor, preciso mexer mais a cabeça pra enchergar.
Mas tudo bem, me comprometi à me adaptar... Porém, esta criatura, cientista maluco... me veio com uma solução MANEIRISSIMA. O FOV CHANGER... que chegava mais pra perto e mais pra longe, do que o normal do IL2 (Wide View, Normal View, Gunsight View). O problema foi que nao me adaptei, nao entendi o que são os GRAUS do fov changer, nao sei o que o MIN ou o MAX do fov changer. kkkkk.. nao entendi bulhunfas.
O fov changer dá tilt pra dedéu, aí tem q resetar ele. O problema foi que, durante o processo de adaptação, rolou um momento TENSO num dogfight da vida, e o fov deu tilt. E nao sei lidar bem com isso...kkkk. meus cabelos caem.

Quanto àos JOYSTICKS..... eu acredito fielmente na sua opinião, mecanicamente é óbvio que alongar o joy torna o movimento mais preciso.
Eu só nao consigo imaginar, que eu paguei 500 pratas no meu joy que eu fiquei MARAVILHADO (tive 2 cobras), é pior que um joy que custa 20 dolares.....
kkkkkkkkkkkk.... mas meu "limitamento" na área da informática nao me deixa argumentar mais sobre o assunto.
A forma que eu encontrei pra tornar meu x52 "cirurgico" foi simples e facil. Abri o manual do IL2 e usei a sensibilidade indicada lá. No meu caso ficou perfeito. Agora... se existe sim um sistema ainda mais preciso....
Hunf..... vou desafiar o conrado ...kkkkkk...

Eu e Abdala seguimos algumas dicas do lobo e estamos ESTUPEFATOS (???? é aplicável?) com a qualidade do produto HOME MADE que o lobo nos instruiu a construir. Que é o PS Eye + Track Clip....
É de fato muito melhor q o MEU TRACKIR 4 PRO. Pois parece q existe uma área mais ampla pra vc se movimentar na frente da camera.

Eu nao tenho a MENOR coragem de abrir meu x52, pq eu sei q vou acabar com ele... mas se um dia ele vier à dar problemas, a solução apresentada pelo lobo será a minha opção.

Muitíssimo obrigado pelas dicas Lobo.

Offline Usuário banido

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Setembro 24, 2010, 01:54:08 am »

Eu nao tenho a MENOR coragem de abrir meu x52, pq eu sei q vou acabar com ele... mas se um dia ele vier à dar problemas, a solução apresentada pelo lobo será a minha opção.

Vai na ideia que te dei de num passeio destes aí comprar um T16000M e fazer a "gambiarra" nele. Aí usa com o Throttle do X52, que é cheio de botões e eixos extra, e coloca a unidade de joy do X52 do lado esquerdo embaixo, como eu coloco o meu "joy vagabundo do freio de roda". Rapaz, você fica com trocentos botões e controles ergonomicamente posicionados! E no máximo você vai destruir um joy de 20 doletas! Hehehe! Eu estava feliz também com o meu joy "no padrão", mas aí li aquela edição free em PDF da Pilot sei lá oq que o Sokol1 postou com um artigo sobre joysticks alongados e não resisti (hummmm, meio gay isso). Fiz e fiquei estupefato (usei o termo tb), fica outra experiência, tanto no controle mesmo como na imersão: agora parece que piloto um avião mesmo.

Minha meta no futuro é pegar outro T16000M, alongar, montar ele na horizontal, um sisteminha para eliminar o retorno ao centro e o movimento no eixo X e fazer um controle de coletivo para usar em helicópteros no ArmA e no Black Shark... Aí vai ficar sacanagem!
« Última modificação: Setembro 24, 2010, 01:56:59 am por =Cad=Lobo »

Offline Usuário banido

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Setembro 24, 2010, 02:07:58 am »
A forma que eu encontrei pra tornar meu x52 "cirurgico" foi simples e facil. Abri o manual do IL2 e usei a sensibilidade indicada lá. No meu caso ficou perfeito.

Era o que a gente tinha de fazer. O problema com aquela sensibilidade (curvas) do joystick é que a gente deixa ele menos sensível perto da posição central e mais na áreas mais extremas. Isto facilita muito a gente acertar um curso com o avião trimado voando em linha reta, mas em um dogfight tenso, cheio da Gs, sem tempo para trimar, a gente perde muito do controle fino do avião para dar o lead certinho em um alvo mudando a direção o tempo todo, assim como não dá para deixar o bicho "no limite" mesmo de stoll enquanto curva: a variação mínima de posição do joy dá um salto muito grande, em razão da curva do movimento.

O grande barato de um joy alongado é que você pode colocar estas curvas de sensibilidade bem lineares. Aqui acho que está o padrão do IL-2, 10-20-30-40-50-60-70-80-90-100 para X e Y. Como você tem de fazer um movimento bem amplo para gerar alguma mudança, e o T16000M é sensível e preciso pacas, você consegue travar sua gunsight no ponto que quer de lead muito facilmente, mesmo em Gs extremos, da mesma forma que faz em um voo reto, sem trimar nada. Este é o GRANDE barato do negócio. Com as curvas do manual do IL2, feitas para joys curtos, a gente perde MUITO do controle fino em posições longe do centro do joy, infelizmente, e complica para dar um tracking shot maneiro.

Sobre o preço de um e de outro joystick, sinceramente, é estratégia de mercado, sem nada com a tecnologia: estes sensores HALL triaxiais como os do T16000M e do G940 da Logitech são os mesmos, simples, perfeitos e BARATOS. O que se paga em um X52Pro é pelo design, outras funcionalidades, o fato de se ter um produto de uma marca que era considerada algo de qualidade no meio da simulação num mundo com um monte de coisas "xingling", o óbvio fato do T16000M parecer ser BEM mais vagabal em termos de materiais de construção mecânicas, etc. O produto da Thrustmaster eu achei que iria revolucionar o mundo da simulação pelo custo x benefício, mas a galera parece que não acredita mesmo que algo tão barato possa ser tão bom (só os russos). Ele é, tanto que o sensor dele é o mesmo no G940 - topo de linha da Logitech em termos de HOTAS e vai ser usado no WartHog da Thrustmaster, réplica dos controles do A-10. Acho que a Saitek só não usou ainda na sua linha top de HOTAS pois teria de mudar um bocadinho o sistema mecânico dos seus "bichos" para usar um só sensor HALL. Saca só, Careca e galera:

http://forums.ubi.com/eve/forums/a/tpc/f/23110283/m/6371019327

Curvas do T16000M:

Curvas do X52Pro:

Mais sobre: http://www.gavca.com/phpBB3/viewtopic.php?f=49&t=17179 . Bom, até agora, com basicamente um ano de uso, o bicho está perfeito, sem folga alguma. Não esperava tanto.

Não precisa dizer nada em termos de precisão, né? E isto sem modificação nenhuma... Vou montar um altar aqui em casa em homenagem ao Sokol1, pois tudo oq eu comprei para usar com o IL-2 eu sempre dou uma googlada para observar as opiniões dele sobre... Hehehe! Esta é minha principal dica e sempre me serviu bem!

Abraços!
« Última modificação: Setembro 24, 2010, 02:53:25 am por =Cad=Lobo »

Offline comandos30

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Outubro 29, 2010, 07:27:55 pm »
- 6DOF Head Tracking: FreeTrack (software freeware) + um clip de leds IR montado com merrecas eletrônicas, um suporte de microfone de mesa velho (menos de 20 royal de custo) e um pedaço de cadide + uma câmera PS Eye (PS3), que custa uns 110 royal. Com isto tenho 125FPS, similar a um TrackIR dos mais modernos.

Boa Noite Lobo!!!!

Parabéns pelas soluções "homemade" p/ seu pit!!!!

Particularmente essa do 6DOF Head Tracking me interessou muito já que pretendia num futuro próximo adquirir um Track IR.

Valeu!
"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"