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Autor Tópico: Tradução do Manual de Convergencia  (Lida 5028 vezes)

Offline Careca

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Tradução do Manual de Convergencia
« Online: Outubro 18, 2010, 03:44:25 pm »
Boa tarde pessoal.

Ótimo manual com uma definição simples.
Link para download do arquivo Para Impressão: http://www.megaupload.com/?d=E9IPA7R7

Desculpem alguns erros, pois traduzi em tempo recorde...rsrs..
Se alguem puder me ajudar à corrigir, agradeço enormemente. Estou traduzindo agora o manual mais antigo sobre dogfights. Em breve estarei postando.

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Configuração da Convergência das Armas

Ou, como as balas chegam ao alvo?
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Texto de Schatzi


Imagens: 1°Ten.=FN=Espukmaier  Piloto Instrutor ALA IL-2 1946

Tradução: 2°Ten. =FN=Careca  Piloto Instrutor  ALA IL-2 1946

Colaboração: =Cad=Lobo  ALA IL-2 1946



Diversas vezes me perguntam: Qual a melhor configuração da convergência? Infelizmente, não há uma resposta fácil e simples para essa pergunta. Sua convergência ideal depende tanto de seu estilo pessoal, tipo de armamento, e aeronave, que eu não posso te dar uma resposta direta sobre o assunto. Ao invés disso, tentarei fazê-lo entender que impacto a convergência tem na sua artilharia para que você possa responder à essa pergunta por si mesmo.

O que a convergência faz ?

Bem, essa é fácil de responder. Convergência é o ponto virtual na frente de seu avião, onde todos os seus projéteis se encontram/cruzam – aonde sua linha de tiro aponta. (gunsight)


Olhe para essa foto do Spitfire Mk1 – não há convergência definida, todas as armas estão apontando para a frente da asa. Como vc facilmente pode ver, o piloto teria muita dificuldade em acertar alguma coisa .... Sua linha de tiro não aponta onde seu marcador está (gunsight), alterar a mira geralmente será uma boa ação.Além disso, observe que as armas estão espalhadas sobre
a asa e consequentemente os projéteis também ficarão "espalhados" ao redor do alvo.



Neste Spitfire Mk1, a convergência foi definida. As armas são instaladas no avião em ângulos – vertical e horizontal para ajustar a direção do fluxo das balas. Agora todos os projéteis se encontram (convergem) no X laranja, o  ponto de Convergencia da linha de tiro. O piloto pode agora usar o seu gunsight para mirar. Observe também que agora os projéteis estão mais concentrados no alvo, provando que a distancia de tiro do piloto está proxima da sua distancia de convergencia definida.



Agora vamos para a pergunta mais difícil: Qual a distância que eu quero que minha convergencia fique definida?

Quando pensamos em artilharia, temos uma meta principal em mente, o caminho mais rápido para danificar de forma  letal uma parte vital da aeronave de nosso oponente – Queremos efetuar um KILL. Vou tentar manter a parte de balística da explicação o mais simplificada possível, mas precisamos dar uma olhada em algumas das suas características para entender como ela afeta o nosso tiro.

Quanto dano uma bala cria depende de sua massa e energia (velocidade) no momento do impacto. Vamos deixar pra lá por enquanto as munições explosivas, como o canhão  - Claro que eles fazem mais dano do que um simples pedaço de chumbo com o mesmo calibre. Definições de convergência não são tanto um problema para essas armas, depois voltamos à esse assunto. De volta à massa e energia. O primeiro é mais fácil .... que é o calibre da arma. Uma bala de .50 cal de um P51-D (diâmetro de 0,5 polegadas) fará mais dano que  0,303 cal de um Spitfire Mk1 (diâmetro de 0,303 polegadas), quanto maior a bala, maior o buraco q ela faz. O segundo aspecto é mais difícil – velocidade de proa , queda de gravidade, distancia de tiro e um monte de outros aspectos influenciam quando se fala sobre a "Energia" de uma bala depois que sai do cano - geralmente pode-se dizer que quanto mais o projétil viaja,  maior as influências e menor a energia da bala.

Por que isso é  importante para a nossa artilharia e ajuste de convergência? Simplificando: uma única bala disparada pela mesma arma causa mais dano acertando o alvo a 100 jardas, do que a 1000 jardas. Ou o contrário: a 1000 jardas de distância você precisa de muito mais balas para causar danos letais a uma parte do avião do oponente, do que a 100 jardas. Quanto mais longe nós atiramos, menos eficazes são as nossas armas.

E outra coisa entra em jogo: a dispersão dos projéteis. Um fluxo de bala saindo da arma não criará uma linha reta, cada projétil seguindo o caminho exato do outro. O fluxo de bala parecer um cone – quanto mais longe o alvo, maior será o cone (mais amplo), ou seja, mais espalhada da área atingida. A convergência não pode compensar isso. Observe a maior área de acerto (verde brilhante) no desenho da direita  com a convergência maior definida. Os projéteis ficarão mais espalhados no alvo (os cones são do mesmo tamanho em ambas as imagens), apesar da linha de tiro estar em convergência nos dois casos.





É assim que a área do alvo parece a diferentes distancias:



Observe que  quanto mais longe está o centro do alvo, maior a área atingida, apesar do alvo está na distancia da convergencia em cada uma das vezes.



A dispersão dos projéteisé também é uma característica do tipo de arma. Há armas que possuem uma maior dispersão (Mc 108 em um 109-K4) e algumas balas que se concentram melhor (NS 37 em
um Yak-9T) , sendo ambos os canhões de calibre elevado, tiros disparados a mesma distancia
do alvo.

Agora, afinal de contas, por que a convergencia e a dispersão são importante para nós?

Especialmente com as armas de calibre menor, você precisará de uma quantidade considerável de balas em um mesmo lugar para que os danos possam ser letais. Vamos dar uma olhada no caso extremo das 303s ... em uma boa posição de tiro você precisará de cerca de 300-400 tiros disparados para fazer dano a uma asa - agora você vê que a concentração de poder de fogo em uma pequena área é importante.


Se você perceber o alvo àcima: veja o tiro de 500 jardas, por exemplo: Agora imagine o tamanho de um Spit nessa distância e "projete-o" sobre a área atingida .... uma percentagem muito elevada de suas balas vai errar o alvo, o resto vai ser espalhada por todo o avião - a percentagem projéteis que acertam a asa vai ser bastante reduzida. Agora faça o mesmo com o tiro de 150 jardas. O tamanho do alvo em relação à area atingida é muito maior. Mais de suas balas vão atingir o alvo e mais que em uma parte.

Agora o percentual de acerto entra em jogo. Esse percentual é a razão das balas disparadas pelas  que realmente atingiram o alvo – é um dos parâmetros que fazem parte da sua “pagina de pontuação (score page)”- Vamos fazer alguma matemática: seu percentual de acerto de perto será muito maior - digamos 10% para facilitar o cálculo. 10% é muita coisa - verificar suas estatísticas para comparação, o meu geralmente é em torno de 5-8%. Vamos supor que você ainda precisa de 50 projéteis para causar danos letais. Isso significa que você tem a disparar 500 tiros com as suas armas de D100 (distancia 100)(com 10% deles realmente atingindo o alvo) para causar dano letal. Agora em 1000 jardas sua porcentagem de tiro cairá para cerca de 1%, devido à maior dispersão e menor alvo - isso significa que agora você vai ter de disparar um total de 5.000 balas para causar dano letal ...... E isso sem levar em conta que em D1000 os projéteis terão perdido muito de sua energia e seu impacto portanto vc vai precisar de mais de 50 projeteis pora  causar danos letais.

Assim, de um modo geral quanto mais proximo a distancia de tiro maior a chance de causar dano.. 200 ou mais proximo é ótimo, 400 bom, 600 é sorte, a 800 está fazendo cócegas. Defina a sua convergência como de costume, mas na minha humilde opinião utilize no maximo 400. (Mais que isso a dispersão é maior que a diferença entre os fluxos de tiro ). Utilizo  250 nos turnfighters e 300 nos aviões B&Z (dependendo de qual tática você usa em cada aeronave) E ajuste a partir disso.




Você também pode escalonar suas convergências. Porém, mantenha as distâncias próximas - como em 250 sobre o par externo (vermelho), 275 no par do meio (verde) e 300 no par interno (azul). O escalonamento tem a vantagem de uma gama maior de fuzilamento, mas a concentração de balas em geral não é tão boa.

Quando escalonar a convergencia, você terá duas opções.  Você pode fazê-lo como na imagem à direita ter as armas de dentro configuradas  para mais longe . Isto lhe dará um ponto adicional de fluxos da convergencia (de uma asa só) à uma distancia relativamente curta. eu encontrei esta definição útil em aviões com MG’s armados, quando eu sei que vou estar lutando de perto e posso dar uns tiros de perto, dentro da distancia da convergencia.



A outra opção é ter as armas de fóra configuradas para mais distante como na imagem à esquerda.
Isto não vai resultar neste segundo ponto de convergencia, mas a vantagem dessa configuração
é que a trajetória das balas das  armas permanecem paralelas por quase todo o alcance delas – diferente da configuração acima, onde fora do melhor ponto de impacto, os projéteis se começam à se dispersar. Quando a concentração de tiros não é tão importante (por exemplo em      aviões de canhão armado) e vc se encontrar levando tiros a  uma distancia ampla, essa é uma boa configuração para se tentar.


Agora eu prometi falar alguma coisa sobre canhão e convergência. Obviamente, para esses tipos de projéteis explosivos, a concentração de balas em um lugar não é tanto um problema. Mas a convergência em termos de onde as balas vão em relação à nossa visão de pontaria (pipper) é, como projéteis de canhão tem uma queda muito maior devido ao seu tamanho e velocidade consideravelmente mais lento. Isto significa que a convergência vertical é o maior fator aqui, nao a horizontal. Geralmente eu os defino um pouco mais longe por essa razão - que reduz a trajetória que eu tenho que projetar quando atirar. Agora o que fazer com aviões que tenham diferentes tipos de armas? Para aqueles que você tem que pensar em como você costuma usar as armas. Vc atira ambas ao mesmo tempo? Você usa o canhão para bons tiros  e MG para "assustar"? Ou você usa o MG geralmente eo canhão apenas quando você tiver certeza do tiro?

Ao considerar essas questões, tenha em mente que MGs tem uma velocidade muito maior do que canhões. As balas alcançarão o alvo muito mais rápido, isso significa que quando atirar os dois tipos ao mesmo tempo, o canhão geralmente acertará "atrás" do MG (a distância do alvo varia no tempo de atraso entre os tipos de armamento) - isto é referido como a convergência harmônica. Você pode fazer isso, ao definir a convergência dos canhões um pouco mais longe (50-75 metros), do que o MG. Isso é útil principalmente no aeronaves com armas montadas no nariz (como no P38s), onde a convergência horizontal é de menor importancia.

Espero que eu possa ter ajudado com algumas dicas sobre como escolher a sua convergência. Em geral, quanto menor o calibre e quanto mais longe nas asas as armas estiverem, mais você precisa prestar atenção a seus ajustes de convergência e de tiro.


Mais informações sobre convergência das armas:
http://www.falcoesdanoite.com.br/forum/index.php/topic,5002.0.html
« Última modificação: Setembro 18, 2012, 12:01:46 pm por =FN=Silent »