Fevereiro 07, 2025, 06:28:42 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Fevereiro 07, 2025, 06:28:42 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Pros Cadetes - Convergencia  (Lida 4061 vezes)

Offline Careca

• Membro Sr.
  • Bobiô a gente pimba!
    • Ver perfil
Pros Cadetes - Convergencia
« Online: Outubro 14, 2010, 04:18:02 pm »
Esse video é antigo, e consta na maioria dos manuais.

Insisto nesse ponto com todos os cadetes. E esse é um dos videos que fundamentam meus argumentos. Por favor prestem atenção e apliquem.

Offline Usuário banido

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Re: Pros Cadetes - Convergencia
« Resposta #1 Online: Outubro 14, 2010, 05:14:18 pm »
O problema todo com a convergência é como o Garrincha disse uma vez:

- Tá professor: você já combinou isto tudo com o adversário?

Eu sou cego, só acerto de perto um caça inimigo. Então quando vou atrás de caça, coloco minha convergência sempre em menos de 200m para aviões com armamento nas asas da era "BoB". Se for atacar bombardeiros pesados, cheios de gunners, coloco mais, 300-400m.

Para aviões com armamentos no nariz, coloque a convergência longe, 400m ou mais, que seus tiros espalham menos mesmo. E esta convergência eu particularmente uso para atacar o solo, pois dá para abrir de longe pegando um monte de alvos com blindagem fraca.

Convergência é que nem bunda: cada um tem a sua. A única coisa que aprendi é que você tem de adaptar a convergência ao seu estilo de voar, não o contrário, e pensar na convergência com relação ao que você vai fazer na sortida. Aí o risco de errar é pouco.

Tipo, se pego um Spitfire, que é bem porco para fazer strafing no solo, meto sempre a convergência em menos de 200m, mesmo para atacar bombardeiros. Se eu for atacar bombardeiros pegou outro avião mais "parrudo" ou ataco de longe ou em passada rápida. Se vou de P51, geralmente coloco uma convergência maios "faz tudo", tipo 300m, pois com as .50 do bicho posso atirar mais de longe num bombardeiro ou caça, ou atacar o solo.

Offline Careca

• Membro Sr.
  • Bobiô a gente pimba!
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Outubro 14, 2010, 05:39:25 pm »
Muito bem argumentado.
E é exatamente isso que eu quero enfatizar. O conceito de convergencia, e em qual momento utilizar que convergencia. Postei o vídeo ,pra ajudar no entedimento do manual que todos os cadetes e pilotos deveriam ler. Ficamos sempre, todo santo dia, respondendo perguntas que já estão respondidas no manual. E acredite, nao existem 5 pessoas aqui que ja leram esse manual furreca(no sentido de ser curto), que mais parece um panfleto. Ninguem leu. Outros simuladores tem manuais de mais de 4.000 paginas. E os cadetes só fazem instruções após a leitura do mesmo.

Então fico catando um pouco de informação aqui e acolá para "mastigar" mais ainda informações pros cadetes. O video enfatiza principalmente a noção de distancia do inimigo, à partir do gunsight. Como projetar a distancia, usando só a circunferencia como padrão de comparação.

Tem muita gente que voa bem sim, mas nao entende o conceito do que está executando. E entender a "ciencia" por trás da ação, ajuda no aprimoramento de qualquer conhecimento.

Eu nem falo muito qual minha convergencia, pra nao estimular os cadetes me imitarem, convergencia é extremamente pessoal. Mas os cadetes tem q entender qual o intervalo "aceitavel" de convergencia
senao vai ter nego usando 100 metros..... 500 metros..

O cara tá acostumado à fazer combate só de tesoura, ou bot... sei lá.... e esquece q no virtual real é diferente. Ninguem fica tesorando tanto qto bots..
rs
Enfim.. são só conceitos.... mas de grande valia para aqueles q nao conhecem profundamente...
« Última modificação: Outubro 15, 2010, 10:01:14 am por =FN=Careca »

Offline Usuário banido

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Outubro 14, 2010, 09:08:54 pm »
O texto mais completinho já "crássico" de convergência e estes trecos:

http://www.simhq.com/_air/air_031a.html

E mais um PDF:

O video que o Careca postou tem outros legais de skip bombing, etc. Vale a pena ir seguindo links no YT e vê-los!

EDITADO: agora de manhã tava vazio o servidor e reoslvi matar AI, uma das minhas diversões... Aí resolvi lançar uns bots amiguinhos alemães e ir para cima deles com um MkIX e ver como se comportavam os danos com uma certa convergência, diferentes distâncias e disparos de canhão e/o MG, só para testar, e fiz um video:

O ruim destes testes offline é ver que teoricamente a gente decola com munição para abater umas dez aeronaves, e na verdade online a gente tem uma média de acerto em torno de 5% dos tiros, na melhor das hipóteses! Hahaha! Por isto nem voo com estas convergências que fiz o video para atacar coisas "pequenas" no ar, sempre coloco no máximo 200m, ou erro demais.

No "real" é duro, rapaz... Mas é bom notar que se alguém arrancou a sua asa em um FW ou Bf não foi por causa da "convergência", e sim pq um teco de canhão arranca mesmo uma asa de um caça, e se a gente não arranca a asa do outro, é pq não estamos acertando é nada mesmo. Por isto, com canhão, sempre vale atirar colado, pouco se danando a convergência, pois oq vale é acertar. Preocupação com convergência é para MG, principalmente estes estilingues .303...

Abraços!
« Última modificação: Outubro 15, 2010, 08:10:44 am por =Cad=Lobo »

Offline Careca

• Membro Sr.
  • Bobiô a gente pimba!
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Outubro 15, 2010, 09:51:07 am »
hehehe
Infelizemente, terei que discordar de você lobo. Você acabou de desconsiderar todo o principio físico de convergencia/deflexão/calculo de tiro, que felizmente é extremamente bem simulado no nosso simulador.

A convergencia é totalmente importante, extremamente eficaz quando bem adaptada e notadamente ineficaz quando utilizada de forma incorreta. O calculo da deflexão, é totalmente dependente da sua convergencia, e depois de voar bastante, vc nota a diferença que há em meros 30 metros de uma convergencia pra outra.

Outra, um avião inimigo só é "torado" se vc acertar sim na raiz da asa (vide manual ). E por increça que parível, esse tiro nao precisa ser necessariamente de canhão. As 20 mm Hispano Cannon, quando concentradas, são capazes sim de torar um BF, se os tiros forem na raiz da asa. Mas obviamente, nao sao comparadas com as .50. E a intençã osempre é concentrar os tiros.

E, ao contrario do que vc disse, o que vale nao é acertar. O que vale é inutilizar o inimigo, deixá-lo fóra de combate, e isso só é feito de maneira eficaz, quando vc está EXATAMENTE à distancia de sua convergencia. Qualquer 50 metros de diferença, vai te fazer gastar munição à toa.

Se alguem arrancou a sua asa, como vc disse no caso de BF's e FW's, se seguirmos a logica fisica, notaremos que isso acontece com maior frequencia, pois a rajada deles já partem da fonte, de forma concentrada, além de termos uma pior blindagem é claro. Os BF's e FW's tem muito mais munição que a gente, então nao é raro vê-los criando um "laser" e nao poupando em nada sua munição. Se temos 5% de acertos, note que os pilotos de bf tem 2%.

Felizmente, o principio da convergencia foi mto bem simulado, e geralmente utilizamos as convergencias que os pilotos da epoca utilizavam também, apesar da maioria usar 300 e nós de 180 pra cima.

Citando o manual que vc indicou... Os tres componentes de um ataque Ar Ar com sucesso:

1. You must get in range.
        (Vc deve alcançar a distancia correta...)

2. You must get your gun line in the plane of motion of the target.
        (Vc deve colocar sua arma, na linha de movimento do alvo)

3. And you must fire with the correct lead for target motion.
        (E vc deve atirar na direção correta do movimento do alvo)

Essas 3 "regras" giram totalmente em torno da sua convergencia.  

Note que vc mirou no centro do alvo, numa distancia INFERIOR à sua convergencia, então óbviamente, os tiros acertam as asas....

OBS: Infelizmente, contamos com pouquíssimos pilotos e cadetes que dominam o inglês, e esses textos tecnicos tendem à confundir mais ainda os cabôco. Muito bons manuais vc citou, mas quando vc puder, tente traduzir um paragrafo ou outro, se vc tiver tempo... Esse post eu criei querendo "mastigar" informação, tentando explicar o principio básico.
To querendo fundamentar a convergencia.....
kkkkk
« Última modificação: Outubro 15, 2010, 10:55:32 am por =FN=Careca »

Offline Macbare

• Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Outubro 15, 2010, 10:56:43 am »

Pessoal....

Vamo acabar com essa polêmica aqui, ambos falam coisas certas:

Convergência é muito importante e deve ser ajustada conforme a situação e em caso de dog fight, ela deve ficar entre 150 a 300mts. Cada um ajusta dentro desta faixa oque achar melhor.

Deflexão é difícil de ser matematicamente calculado porque influi uma serie de fatores para achar a solução de tiro.  O ideal é ir treinando, experimentando até aprender a acertar.

O gunsight deve ser usado como referência para saber aque distância o inimigo está e o video que o careca postou ajuda nisto.

Tiros de qualquer calibres concentrados em um só ponto durante um período causam muito estragos sim e até explodem o inimigo em alguns casos.

O armamento do BFs e FW surtem um efeito maior sim e mesmo que eles te acertem menos...acabam com tua aeronave mais rápido.  Um dos motivos para isso é a quantidade de munição e a cadência de tiros do inimigo...por exemplo: Enquanto vc ta uma rajada de 1 segundo e acerta meia dúzia de tiros, um FW 190 na mesma situação te acertaria mais projéteis causando mais dano.

Recomendo que todos os pilotos:

Considerem o ajuste da convergência usando a gunsight como referência.

Treinem até mesmo em missões off line, os tiros em deflexão, curvas, distâncias etc....

Em breve estarei lançando alguns treinamentos e tarefas neste sentido.

abç

Uploaded with ImageShack.us

Offline Usuário banido

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Outubro 15, 2010, 11:47:04 am »
Eita, o chefe acha que a gente está brigando! Hehehe! Relaxa Macbare, é brainstorm!

O que eu escrevi sobre o canhão é exatamente oq o Careca escreveu: quando estou muito perto, eu miro já colocando na equação que minhas rajadas de canhão (mais centrais) não vão pegar no centro da gunsight, mas pelos lado, então miro para acertar primariamente um teco de canhão, pois de pertinho você pode fazer estas coisas. Ontem quando eu estava no server e o Tamandua no TS eu tava atrás dele de Spit com ele todo detonado por um P39 e a gente até combinou como eu iria derrubar ele para não matá-lo, arrancando a asa esquerda. Não tem erro: coladinho, atira mirando com um só dos canhões e numa rasga a asa. Canhão é forte pacas! Um tireco de canhão racha uma asa de farinha destas de Bf se pegar perto da base, felizmente! Contra um Heinkell, precisa infelizmente de mais...

O "jogo" com a convergência é que se você for um "Hartmann" você maximiza tudo: coloca ela em quase 100m e só mata o cara de forma cirúrgica. Mas dependendo da missão não dá para ser assim... o alemão derrubou trocentos IL-2, com aquelas metranquinhas vagabal do gunner, dava para chegar pertinho.... Eu já me ferrei com convergência curta ao correr atrás de inimigos, mas, na boa: tinha de me ferrar mesmo, pois é uma tática bem porca e suicida ficar correndo atrás de alguém pelo mapa... Hehehe!

Tiro de alta deflexão com baixo calibre e armamento montado nas asas é difícil, muito difícil. Aí é vantagem total para a aeronave com armamento no nariz: facilita muito para B&Z, etc. Tem de treinar mesmo, usar a "Força", pois rola tiro cego, a situação nunca é igual, etc.

Bom mesmo é não entrar em dogfight e usar pouca deflexão, só aquela "boa" onde você atira um pouco fora da seis pura do alvo... Hehehe! Mas isto é num mundo ideal e cor de rosinha!

Abraços! Vou ver se acho mais textos aqui sobre isso pro careca traduzir, o workaholic!!!
« Última modificação: Outubro 15, 2010, 11:51:15 am por =Cad=Lobo »

DarlanSantos

• Visitante
« Resposta #7 Online: Outubro 15, 2010, 03:03:08 pm »
É pessoal realmente a convergência é algo que gira em torno de cada um. Ou seja, como vcs disseram anteriormente uma ideia de convergencia entorno dos 150 a 300m seria o ideal, porém temos que levar em conta que em combate podemos encontrar aeronaves do tipo caça e bombardeiros além de alvos no solo. Desse jeito teríamos que:

1- Analisar a distância da qual atiramos.
2- Distância segura para fazer alvos no solo.
3- Distância segura para atacar bombardeiros com torres de defesa.
4- Uma boa distância da qual se pode conseguir um maior dano em caças inimigos.
5- Analizar a distância em que se acerta os alvos com tiros de deflexão causando um bom dano.
6- É bom ter em mente o poder de seu armamento, por exemplo: eu poderia colocar uma convergencia de 300m em um G-50? Seu armamento só tem efeito em tiros a "queima roupa", suas balas perdem velocidade e força muito rápido.

Ou seja, muitas dessas coisas dependem de nós mesmos analisar, e verificar qual a melhor convergencia para nós. Nunca queira acertar um inimigo a 300m sendo que você está com uma convergência de 150m. É perder munição a toa.

Abraço a todos!  :mellow:
« Última modificação: Outubro 15, 2010, 06:59:36 pm por =Cad=Darlan »