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Autor Tópico: DogFight , alguma Observações...  (Lida 5333 vezes)

Offline =FN=Querubin

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DogFight , alguma Observações...
« Online: Agosto 10, 2010, 08:14:34 am »
Quem quizer adicionar, mais algumas obs. sobre o video, por favor a vontade, vamos compartilhar visões diferentes....

!
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Offline Careca

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Re: DogFight , alguma Observações...
« Resposta #1 Online: Agosto 10, 2010, 12:18:34 pm »
Fala Querubin.

Cara, eu nao vôo simulador de caça atual, só segunda guerra mesmo. Nao sei quais rotinas vcs seguem nos dogfights, mas eu só faço Dogfight, raramente levo uma bomba.
Primeiramente parabens pelo video, ficou legal demais. Eu nunca tinha visto um dogfight nos simuladores de vcs, talvez por procurar pouco.
Bom, se eu fosse projetar o seu dogfight no IL2, eu faria as seguintes observações. (mesmo sabendo q algumas estarão falhas simplesmente por serem modelos de voo totalmente diferente)

1 - Como vc disse, o fator altura no começo do engage favoreceria você e muito, vc nao entrou muido cedo, mas talvez podia ter ido mais amplo, pra evitar o HTH, e pra que no fim da curva do inimigo, vc estivesse numa descendente com mais energia ( o de vcs é turbinado, o nosso, qualquer molécula de energia faz uma puta diferença).

2- Depois q vcs se cruzaram, perto de 30 segundos de video, vc barrilô inverteu a curva e, utilizando o Hat Switch creio eu, começou a esquadrinhar os arredores em busca do inimigo. Pra esses momentos tenho duas ótimas dicas. Primeiramente, fazer esse esquadrinhamento em curva.... NIVEL. Pq o seu inimigo depois, SUBIU, sinal q ele ao cruzar contigo, desceu, e fez o mesmo movimento de esquadrinhar q vc, só q em ascendente. O que acontece?
Se seu inimigo tiver uma capacidade incrivel de curva, ele teria posição de tiro ao cruzar contigo, e vc curvando NIVEL, diminui a área de contato pros tiros dele. E tentar antecipar essa subida dele, pq se vc mantiver seu nivel, ele vai estolar antes de vc caso a curva dele pra subir tenha sido muito acentuada.  

E a segunda dica é, quando vcs cruzam na posição aí proxima do Head to Head, e a outra aeronave passar um pouco àcima do cockpit, um rapido movimento de cabeça pra traz (trackir), faz com q vc veja EXATAMENTE qual o angulo de manobra do inimigo, qual o primeiro movimento q ele vai fazer, pra tentar reengajar você. Bom, eu desenvolvi ótimas técnicas de reação para esse momento, as melhores são simples yo-yos altos, mas o grande lance é o timing. No seu caso, foi exatamente o momento q vc barrilô, o lance ali seria subir o nariz sóó um bucadinho, pra ver o primeiro movimento do inimigo, isso te daria um pouco mais de altitude, e talvez uma posição melhor pra engage.

3- Nao sei se vc tem sistema TRACK, mas eu nao tiraria o olho do inimigo em momento algum.

4- Um grande problema enfrentado por todos nós, é alguma dificuldade em encontrar o inimigo, depois q ele some por um unico instante da tela. O IL2 tem muuuito menos instrumentos pra consultar, por isso, quando eu vou ver o painel, nao levo mais de 2 segundos ali, ja estamos viciados mesmo, ja sabemos aonde é o painel,  e o ponteiro aonde estiver, já meio q sabemos qual o valor da coisa..... enfim... o segredo pra nao perder o inimigo... PRA MIM... é levar o MINIMO de tempo possivel consultado painel, ou esquadrinhando, checando as 6. O lance é desenvolver uma técnica semelhante à leitura dinamica.

5 - Ali em 1.20 do video, vc deu suas 6 pra ele, imagino q vc estava voando contra um bot, ele tentou angulo de ataque, mas vc continuou a curva e por isso ele nao conseguiu te reengajar. Bom, pra esse momento existe uma manobra q eu chamo de Lucky Shoot.
Ao ver q nao conseguiria te engajar, ele nivelou, provavelmente pra tentar retomar velocidade. Bom, existe uma manobra meio desesperada, aonde, ao perceber q o inimigo perderia o angulo, vc reverteria a curva, pq ele ia te passar, daí é só calcular a deflexão e largar o dedo. Mas o grande lance dessa manobra, é o timing.

6 - Acabei de ver no video q vc tá sem track. e PRA MIM, vc abateu o inimigo sim, mesmo nao contando Kill pra ti. Pra mim saber curvar mais q o inimigo e forçá-lo ao erro, é o mesmo mérito de derrubá-lo na bala. Nas duas situações vc prova q vc é superior.

7 - Que musiquinha guéééba hein?
kkkkkkkk


Com certeza algumas das minhas dicas nao serão aplicáveis, pq eu simplesmente nao imagino a complexidade de instrumentação, avionica e sistemas em geral, q vcs são ligados e tem q verificar, talvez nao seja possivel consultar instrumentos em 1 segundo.... desculpem se viajei aí...


Falow... abração!!!!

Offline Careca

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Re: DogFight , alguma Observações...
« Resposta #2 Online: Agosto 11, 2010, 10:29:44 am »
Pra ilustrar uma ótima tática, vai um video que eu acho maneirissimo.

Apesar deles nao estarem voando em servers Full Real, o video ilustra a importancia do trabalho em equipe, da manutenção da energia, angulo da curva, e principalmente a deflexão.

Esse cabôco aí acertou 2 lindíssimos tiros... o primeiro, levando o Kingcobra q curvava com ele a fazer uma curva ascendente, daí deu tempo dele cobrir o amigo dele, acertando o Kingcobra perseguidor com um belissimo tiro de deflexão.. Porém ele apaga... e ao acordar.. Tem um P63 na coooola....
essa parte ficou emocionante, ele apostou na curta convergencia do inimigo, e acelerou seu Fw190 conseguindo assim fugir. Daí vem o companheiro dele que nem uma BAAAALA, e lasca o Kingcobra. AO MESMO TEMPO, o cara do video aí, faz a curva pra limpar a 6 do companheiro, que agora tá sendo perseguido pelo Rolls Royce do primeiro inimigo, e acerta um tirambasso dos mais féras q ja vi, lascando a ponta da asa do inimigo...
Adoro esse video

Sei q são simuladores completamente diferentes, mas o principio do TIMING da curva, acredito ser o mesmo.



« Última modificação: Agosto 11, 2010, 12:13:39 pm por =FN=Careca »

Offline =FN=Querubin

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Re: DogFight , alguma Observações...
« Resposta #3 Online: Agosto 15, 2010, 03:51:03 am »
Ea eCareca blza????.... Desculpe a demora pra responder, so hoje fui ver a sua 2 resposta....Primeiramente obrigado pela primeira, goistei mto o q vc comentou, mostrando seu exelente conhecimento em Dogfight, na qual ainda tenho q aprender mto.....E peço desde ja sua colaboração, pois todo os principios de manobragem surjiu dai, da 1 e 2 Guerra....Esse video q vc postou realmente é animal, um otimo exp. citado, principalmente em trabalho em conjunto, onde umas das principais regras, e a sobrevivencia do grupo....
Ainda nao vi no Falcon uma sitaução parecida com esta postada em video, como vc citou sao simuladores difentes, mas com a mesmas bases praticamente.....

Mais uma vez OBRIGADO pelo aprendizado, e o q vc puder m passar sobre o assunto, estarei sempre grato......Valew...
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Offline Careca

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Re: DogFight , alguma Observações...
« Resposta #4 Online: Agosto 15, 2010, 05:11:48 pm »
hehehe... sempre às ordens.

Cara, os principios de dogfight, manutenção de situação, inversão do jogo e outras coisas, com certeza são basicas em todas as aviações.
Agora, o timing, quando engajar, quando sair, quando FUGIR...  com certeza é totalmente diferente.
Nao sou tão experiente em comparação com outros pilotos da nossa ala, o lance é que o IL2, é dogfight puro. Se vc me colocar aí pra ler as informações do radar ou fazer o parametro de pouso de vcs, eu to lascadíssimo.

Mas pra te ajudar, só posso dizer q vc insista nos aspectos já ditos. Nao perder nunca seu inimigo de vista, pegar "a manha do joystick" que é realmente DECORAR qual o movimento necessário, pra fazer a curva extraindo o maximo da aeronave.
E por aí vai. O dogfight é ganho no detalhe, um angulo, uma aceleração, uma curva que seja...
A deflexão é um caso à parte e um processo que todos os pilotos AINDA ESTAO.
Sempre existirá algo pra ser aprimorado. O ponto onde atirar, o angulo que o inimigo está vindo...
Uma dica boa pra deflexão, é nao atirar somente quando vc achar necessário. E sim, antecipar esse tiro, para que o inimigo atravesse sua rajada.
Conforme eu lembrar de alguma ou outra coisa, eu comento aqui.
Vlw

Offline Sylar

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Re: DogFight , alguma Observações...
« Resposta #5 Online: Agosto 16, 2010, 12:24:56 pm »
O Carecão falou palavras sábias sobre dogfight.

Sobre o seu dogfight eu discordo de uma coisa... pra mim você perdeu os dois.

A I.A. do Falcon busca pelo  "Clean Shot" ... onde vc dá aquela rajada precisa pra eliminar seu alvo em apenas uma engajada. Outra é que ele fica querendo estabelecer uma batalha de aeronave pra aeronave tentando ficar estático nas suas "six". Isso faz com que ele perca toda a vantagem de Energia/Velocidade e se iguale ao oponente ( uma desvantagem ) mesmo estando em uma posição superior.

O Dogfight é um jogo de xadrez. Quem sabe usar, melhor, a Energia / Velocidade que tem, tem muito mais vantagem e maior probabilidade de ganhar.

Você não "dogou" mal, mas cometeu erros básicos, como de entregar a tubeira pro inimigo de presente de natal fazendo um " S " e perder visual do bandido... falando em natal... luzes de navegação não ficam tão legais em um dog  :P

outra falha fica por conta da falta de manejo da potência. Ficar sem combustível é multa da ANAC :)

Boa evasão de mísseis... mas é bom sempre treinar sem câmera externa. Os mísseis Ar-Ar russos são mais fáceis de enganar. O problema vem sempre do chão. Tema muito os SAMs.

Se esse Dog fosse cravado entre humanos e um Sukhoi com 2 motorzões vetorados de potência e um canhãozinho de 30mm venceria contra um F-16.  Claro que tem uns truques que a gente aplica... mas se eu falar o pessoal da Lomac vai saber e aí eu queimo meu filme com a ala aqui né ?   x}~

Espero, ainda, fazer um vôo com você Querubim.

Fly high !
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Offline Careca

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Re: DogFight , alguma Observações...
« Resposta #6 Online: Agosto 16, 2010, 03:05:34 pm »
kkkkkkkkk
aí viu?...kkkk. .falei q nao sei de nada!!!
O simulador de vcs é muito diferente cara...
A energia de vocês é tão variável, que voces podem fazer uma unica passada e subir, retomando a altitude.
Nós tentamos fazer o mesmo, voamos em esquadrilha formada, os alas fazem a cobertura, o lider engaja, de preferencia, uma unica vez.... retomamos a esquadrilha.. .e tamo de volta pro combate.. mas raramente alcançamos a MESMA altitude, pelo menos nao imediatamente.
Resumindo.... PASSE UNICO... estar sempre em vantagem e quanto melhor a vantagem, melhor. O ataque tem q ser APELÃO mesmo. Vamos de galera, por cima, direto, por trás, e SENTAR O DEDO.

Agora, estando em situações semelhantes, o que vai contar é a experiencia mesmo....
Clean Shot é a filosofia SEMPRE. Eu nao sei qual a forma q vcs fazem a aproximação, mas imagino q nao seja intuito de vcs, posicionarem seus canhões. E sim, posicionar o radar aí, conforme as especificações do armamento. Eu particularmente gosto de pegar o doido, DESAVISADO, que está curtindo a paisagem, e esqueceu de esquadrinhar a 6 no ultimo minuto. Tento ir pro seu "ponto cego", e espero exatamente a distancia da minha convergencia.
 No momento de atirar, deixo meu sadismo tomar conta....akakka. e mesmo depois da explosão deixo o gatilho até o fundo apertado.. .e dependendo da fúria.. dou até um grito
kkkkkkkkkkkkkk
"MOOORRA CÃÃÃÃÃÃOOOO"

(li muito conan)

É.. de fato.. na hora q vc virou o ôi do seu farinhêro pro caboco, ali é batalha perdida, mas há sim meios de vc evitar o abate, mas isso exige nao só uma perícia extremamente apurada, como também um erro do perseguidor. Resumindo.
Nego engajou na 6, tem distancia de tiro????
Nem o Tom Cruise fi!!!....kkkk....  nao tem como fugir nao.
E to falando pelo IL2, q é na bala, imagina vcs q soltam fuguete.
Mas eu vi ali que o erro nao foi seu, diretamente, vc tá lutando aí pra esquadrinhar. Tomára q vc NUNCA tenha tido sistema de track, pq ter, e parar de usar, QUEBRA as perna do cabôco. Mas se vc nunca teve, tente aprimorar o esquadrinhamento aí, tente esquadrinhar sem fazer curva e tal. Ou então tome uma atitude barata e eficaz, que existem diversas.

Hehehehe... nao vi nem luz de navegação e nem indicativo de combustível. Nao sei bulhunfas do simulador de vcs, vou até procurar saber...
ehehe

flw

« Última modificação: Agosto 16, 2010, 03:20:24 pm por =FN=Careca »

Offline Sylar

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Re: DogFight , alguma Observações...
« Resposta #7 Online: Agosto 16, 2010, 09:42:56 pm »
 Realmente o Clean Shot é o objetivo... mas a AI do Falcon não dá aqueles "tirinhos de aviso" como nós, humanos, fazemos. Demora um pouco pra ela enquadrar e ela sempre gasta tudo pra poder ficar nas 6. Um erro crasso para questão de manter sua energia/velocidade....

Se fosse eu no lugar do Sukhoi tinha mandado um IR e nem perderia meu tempo tentando usar o canhão. Caso não tivesse mísseis eu não tentaria ficar na traseira... tendo mais manobrabilidade, motor e armamento eu ficava só enchendo o saco e esperando ele cometer um errinho pra sentar o dedo, urubuzando ao redor da presa.

 Os dogs turbinados não fogem muito da idéia dos pistonados não, Carecoso. O princípio é o mesmo... o que rola de diferente é que temos mais truques na manga que as vossas hélices podem oferecer.

Questão de radar é importante... até o momento que se tem o visual do inimigo.... quando chega um Dog dessa distância, você nem usa ou olha pra radar.... eu particularmente prefiro até deixar em stand by pra evitar ser visto no RWR inimigo.

Como era um dog 1x1 não tinha esse negócio de ala...mas, como já disse: -é tudo igual, só muda que é diferente.  Voamos em ala e não deixamos de lado aquele bom e velho check de six no olho pra ter certeza. :P

Dogar é uma situação rara no Falcon, mas é sempre bom estar em dia com o treinamento. Até aconselho a todos que queiram aprimorar seus dogs, que dêem uma passadinha no IL pra sentir melhor como é o ambiente e até melhorar a Consciência Situacional.

Saber onde estão as coisas ( mesmo sem vê-las) é um Ás na manga durante um dog, principalmente entre turbinados, onde as discrepâncias são exageradas( velocidade por exemplo ) .

O Queruba tem muito caminho pela frente e tenho certeza que vai se consolidar um excelente piloto de F-16. Lembre-se que não é só apertar botões, você tem que saber pra quê e porquê.
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Re: DogFight , alguma Observações...
« Resposta #8 Online: Agosto 17, 2010, 09:43:51 am »
E ae pessoal, valeu pelas obs postadas, peguei o BMF ofenssivo pra fazer esse Dog, qdo entra o Cao como disse o Careca...rsrsrsr,Ja ta curvando nas sua 12 hrs, pra manobrar e entrar nas 6, nem da tempo, de desligar as luzes de nav...Melhor, nem percebi...rsrsrs...Qdo dei a 6 pro Cao, foi no momento q perdi o contato visual, por falta do Track, foi questao de segundos, E dificil usar o Pov...Tenho q melhorar e mto, umas das moires dificuldades q encontro é essa...Com o bandido nas 6 é = no se vira nos 30 kkk, no video q fiquei sem Gas. fui um Dog mto longo, onde fiquei em desvantagem o tempo todo, na defensiva, tive sorte de não ser abatido, e com ele nas seis realmente dificil de escapar...Soh assistindo os videos de voo, que percebos nossa falhas, e outro erros basicos, a serem corrigidos posteriormente....Obrigado msm pelas obs...Arigatou..
Tbm espero voar com vc Sylar, pelo q eu vi aquele dia, q a gente se falow pela 1 vez, vi que vctem uma gde bagagem nas costa, que espero q vc compartilhe conosco, quero mto aprender mais e mais....Aparece ai nos sabados a noite, pela manha to sempre on-line....
Careca Connan é massa....(Crow, ajude-me a conseguir minha vingaça, senão pro Inferno vc tbm...)
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Re: DogFight , alguma Observações...
« Resposta #9 Online: Agosto 17, 2010, 11:06:24 am »
Nao Blasfeme...
É Crom!!!!

kkkkkkkkkk

É por aí Querubi,.... a teoria é ótima, mas nada vai se comparar se vc voar com pilotos mais experientes como o Sylar. Uma hora voando ao lado de pilotos experientes, equivale a várias horas de teoria.

Uma ótima coisa à se fazer seria de fato, instalar o IL2 para vc testar a noção situacional, enquanto eu instalo um simulador de caça pra eu voar e testar essas "cartas na manga" que as turbinas de vocês proporcionam.
Uma constante q eu desenvolvi, foi a manha do meu joystick, o movimento certinho, pra executar um movimento certinho... entende?
Acho q eu instalando um de caça atual, vou observar como são feitas as curvas melhor, e talvez adaptar no il2 melhor ainda.
Vamo testando...
« Última modificação: Agosto 17, 2010, 11:10:39 am por =FN=Careca »

Offline Focus

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Re: DogFight , alguma Observações...
« Resposta #10 Online: Agosto 17, 2010, 12:00:55 pm »
Querubin, não sou Expert no assunto. Uma dica que eu posso te dar é a seguinte, tenha sempre em mente que sua aeronave é um "tubo com asas". Se o seu inimigo estiver na sua Six, tente alinhar com a aeronave inimiga sem fazer manobras bruscas em qualquer direção. Digo isso porque sou da Ala Lomac e te digo que abater aeronaves pequenas como o F-16 e o F-5 exige muita paciência. Sempre mantenha energia e nunca faça manobras fechadas, caso contrário, a sua aeronave vira uma peneira.
Outro ponto importante é que, quando vc estiver na six de um sukoi, normalmente ele leva a batalha bem próximo ao solo. Quando acontecer isso, tente abate-lo o mais rápido possível pois, neste caso, o que vai acontecer é ele simplesmente voar em velocidade mínima e curvando, na tentativa de te induzir ao erro!!! 
O resto é segredo Profissional hehehehehe  ^_^

=FN= Focus
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Offline =FN=Querubin

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Re: DogFight , alguma Observações...
« Resposta #11 Online: Agosto 18, 2010, 10:11:56 am »
Mais uma vez obrigado, to anotando tudo, valeu Focus, valeu pela dicas, como disse anteriormente to anotando tudo..hehehe
Vo intalar sim Careca o IL-2, pra pegar uma noção melhor, mas se tem q m ajudar mano, num sei nda de IL-2...
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