Novembro 15, 2024, 07:47:57 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 15, 2024, 07:47:57 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Flight Simulator - Como fazer ajuste nos gauges via botão?  (Lida 10787 vezes)

Offline Macbare

• Membro Herói
    • Ver perfil
Flight Simulator - Como fazer ajuste nos gauges via botão?
« Online: Outubro 19, 2009, 11:36:18 pm »

Pessoal.....alguem que conheço como é possível fazer ajuste dos gauges via potenciometro, encoder etc? que jogar todos gauges num LCD e criar um botão de ajuste para cada instrumento que nescessitar...porem mexendo no FSX só consegui mesmo ajustar com mouse.....alguem sabe como é possível fazer isso via botão?

Abraço

Uploaded with ImageShack.us

Offline Sokol1

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Re: Flight Simulator - Como fazer ajuste nos gauges via botão?
« Resposta #1 Online: Outubro 20, 2009, 01:35:07 am »
Em principio sim, de uma olhada neste tópico e nos videos linkados no Youtube:

http://www.aerovirtual.org/forum/index.php?showtopic=126598
http://www.youtube.com/user/veiobilly
Neste MCP são usados encoders para mudar as variaveis do Autopilot.

Em geral se usa o pawyare FSUIPC para fazer a interface controlador > FS.

Por limitação do Direct Imput o FSUIPC só reconhece 32 botões de cada joystick
conectado no micro. Porem como o Windows (e o FS) reconhece até 16 josyticks, voce
pode usar até 512 botões.
Por exemplo a placa controladora EPIC aparece para o Windows como 16 joysticks de 32 botões.

Lembre-se que para usar encoder voce precisa de uma placa USB que suporte (Mjoy16, BU0836), ou montando um Mjoy-ENCODER podera ligar até 8 encoders em qualquer controlador USB não compativel com encoders acionado até 16 botões deste controlador.

Alguns comandos do FS só podem ser feitos atraves de click do mouse (por exemplo, acender determinadas luzes), então é preciso de um software que transforme os cliques em comandos de teclado...

Poderia citar um exemplo especifico de um ajuste que pretenda fazer, para ver se no FSUIPC tem o ofset correspondente?

Sokol1

« Última modificação: Outubro 20, 2009, 01:40:04 am por Sokol1 »

Offline Macbare

• Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Outubro 21, 2009, 02:15:58 pm »

Sokol....obrigado pela forçona mais uma vez.....oque eu quero realmente fazer é ajustar o altimetro por exemplo....só estou preocupado com os instrumentos de navegação (gauges).....estou comprando um monitor lcd aqui só colocar os gauges nele e não quero usar o cursor do mouse pra ajustar o altimetro e algum outro instrumento que tiver a função de ajuste...(repare que alguns instrumentos possue oque parece ser um potenciometro do lado).

abraço

Offline Sokol1

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Outubro 22, 2009, 01:37:00 pm »
Então, primeiro voce tem que passar este comando do click + - para o teclado, se no Settings do FS não tiver a opção voce precisa do payware FSUIP que cria novas opções de comandos.

Já para passar o comando para um knob giratorio precisa usar encoder - e não potenciometro que é para controlar eixos - que gera um botão se girado para a direita, outro para a esquerda.

E para controlar encoders precisa de um controlador USB que suporte.

Sokol1

Offline gebatera

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Outubro 23, 2009, 12:28:02 pm »
Fala galera!

Tbm estou com a mesma dificuldade. Quero definir um encoder para ajuste de altímetro, mas não encontrei no FSUIPC a opção increase ou decrease só p/ o altímetro.

Outra coisa que estou pensando fazer é um painel p/ o transponder com 8 teclas (0 a 7) igual o do C172 do FS. Será que existe no FSUIPC opção para programar isso ?

« Última modificação: Outubro 23, 2009, 01:59:07 pm por gebatera »

Offline gebatera

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Outubro 24, 2009, 09:45:40 am »
Macbare, fucei no forum da Sim Flight e achei a função p/ ajuste de altímetro. Procure no FSUIPC a opção Kohlsman (Inc e Dec).

Agora só falta eu me achar no transponder.

Offline Sokol1

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Outubro 24, 2009, 11:52:08 am »
É, o pessoal da Aerovirtual informou a mesma coisa.

esse ajuste pode ser feito pelo FSUIPC, no offset KOLLSMAN_NÃO_SEI_O_QUE.
OBS: para quem não sabe, o nome daquela janela de ajuste de pressão no altimetro chama-se Janela de Kollsman

Perfeito... tem Kohlsman inc e Kohlsman dec (só não tem o fast inc e fast dec).

O ideal é arrumar um manual do FSUIPC e fazer uma tabela de equevalencia entre os nomes exoticos de seus off-sets e os controles do FS...

Inclusive usando o SDK do FSUIPC e sabendo programar é possivel criar off-sets para funções não previstas, usando os slots vagos que tem no FSUIPC.

Sokol1

Offline gebatera

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Outubro 24, 2009, 03:11:41 pm »
Poi zé, essa tabela de equivalência seria uma boa mesmo. Só falta eu me achar no transponder. Em outro forum me deram a dica pra procurar em ATC, mas nesta opção só achei a escolha dos menus do ATC.

Procurei como squawk mas tbm não tem nada.

Offline gebatera

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Outubro 27, 2009, 09:29:20 am »
Achei uma solução p/ o caso do transponder que estava bem próximo ao meu nariz, hehehe.
No Fsuipc, versões mais recentes, existe a função Create Mouse Macro, que permite o mapeamento de botões da aeronave que possam ser utilizados com o mouse. Como os botões do transponder são "clicáveis", foi só correr pro abraço!!! Testei e funcionou blza!!!

Offline Macbare

• Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Outubro 28, 2009, 10:13:45 am »

Que beleza galera.....vlw pela força....to meio apurado com a construção do cockpit e logo vou começar trabalhar de novo nesta ideia.....obrigado a todos!

abraço do Macbare!

Offline gebatera

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: Outubro 28, 2009, 11:03:00 am »
Opa!

Assim que puder, poste fotos do seu projeto. O meu também tá bem enrolado, isso que é um projeto simples. Difícil arrumar tempo no meio da correria. Nessas horas deve ser bom estar aposentado, hehe

Offline gebatera

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Novembro 13, 2009, 11:19:29 am »
Galera!

Aí estão fotos do meu projetinho. Esse é o módulo com Yoke, luzes, magnetos, avionics master e altímetro. Depois desse módulo, quero fazer um de manetes e outro de rádio e AP.

Minha idéia é fazer módulos portáteis, que sejam fáceis de transportar e ligar até mesmo num note, numa viajem, por exemplo.

http://www.stationmusic.com.br/uploads/00013112009104546.jpg

http://www.stationmusic.com.br/uploads/00013112009104618.jpg

http://www.stationmusic.com.br/uploads/00013112009104641.jpg

inté!