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Autor Tópico: FX-2, oferta final.  (Lida 17594 vezes)

vinhas

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FX-2, oferta final.
« Online: Maio 25, 2009, 12:34:00 pm »
É isso aí pessoal. Até quarta feira dia 28 a Boeing, Saab e Dassault tem que entregar a best and final offer, algo como melhor oferta final. A gente vai receber com certeza, qualquer que seja o vencedor, uma excelente plataforma.

 E muito orgulha saber que o Brasil ficou à frente de países como Estados Unidos e Canadá na inspeção da ICAO. Só quem decepcionou foi a ANAC, com notas muito baixas. Mas é isso aí, na média ficamos numa excelente posição!!
Aos rotores!! O sabre!!!

Offline Srldias

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #1 Online: Maio 26, 2009, 08:27:51 am »
Política é uma m**** mesmo, não?!
Se para a escolha fosse levado em conta somente o fator custoXbenefício, haveria alguma possibilidade do ganhador não ser o Su-35?
Eu não consigo imaginar qualquer um dos finalistas sendo melhor que ele.

Offline Leno

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #2 Online: Maio 26, 2009, 01:56:36 pm »
Apesar dos excelentes caças que estão na disputa, acho que a FAB ainda vai se arrepender por não ter optado pelo SU-35

Dentre os 3, minha preferencia é pelo F/A-18 ou o Rafale

O Grippen, apesar de ser um caça de ultima geração, não acho que ele seja compativel, levando em conta a dimensão territorial do Brasil. Espero que ele não seja o vencedor.

Mas deixando o gosto pessoal de lado, a FAB sabera tirar proveito, seja qual for o vencedor, afinal é inquestionavel a competência, habilidade e profissionalismo dos nossos pilotos, que durante anos, mesmo com equipamento obsoleto, continuou cumprindo a sua missão com eficiencia. 

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #3 Online: Maio 26, 2009, 06:35:09 pm »
"Mas deixando o gosto pessoal de lado, a FAB sabera tirar proveito, seja qual for o vencedor, afinal é inquestionavel a competência, habilidade e profissionalismo dos nossos pilotos, que durante anos, mesmo com equipamento obsoleto, continuou cumprindo a sua missão com eficiencia."

Tb concordo Leno!

Offline Srldias

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #4 Online: Maio 27, 2009, 09:00:59 am »
No caso do Brasil parece que havia a intenção da montagem por aqui, e com a transferência de tecnologia (se realmente existisse) não teriamos tantos problemas assim. Além disso, pra quem tá operando F-5 e Mirage III, remendar Su-35 não seria tão difícil(rsrs).

Quanto a cair, o mesmo acontece com os F-15 e F-16 nos EUA e em outros países. Acho que isso não desqualifica a Sukhoi.

Sou muito fã dos Flanker e por isso sou suspeito pra falar, mas ainda acho que foi uma tremenda besteira ter descartado os Su-35 do páreo. Se fosse o caso, que comprassem uma menor quantidade em conjunto com um caça mais leve (e talvez mais barato) pra diversificar o tipo de caça e a origem dele com a sua respectiva transferência de tecnologia.

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #5 Online: Maio 27, 2009, 02:48:05 pm »
Caro Silent, alguns comentários.

"A Índia que é vizinho e um dos maiores compradores da Rússia tem dificuldade com seus Sukhoi, sempre quando precisa de manutenção, trocar uma peça ou um motor tem que mandar de volta pra Rússia, lá eles arrumam e mandam de volta, um dos pontos que gera um custo muito alto na manutenção."

A Índia fabrica os sus SU-30MKI, inclusive os motores AL-31FPU. Logo, falta de peças? O que houve recentemente e já foi devidamente esclarecido foi falta de pneus para os SU-30, por quê? Porque a FAer indiana calculou mal o número necessário de pneus e viu que ia ficar sem eles para reposição. Encomendaram à Rússia, que obviamente não esperava a encomenda, e lembrando sempre que pneu de caça não é pneu de kombi, é feito em poucas quantidades. Assim, o fabricante russo não tinha como atender a solicitação indiana da menira como eles queriam, emergencialmente.

Problemas com spares até os F-16 da Polônia estão tendo, mesmo tendo sido produzido mais de mil aeronaves do tipo.

"Note que a Força Aérea da Índia conseguiram um grande recorde (nada invejável), o maior número de aeronaves perdidas em acidentes (Sukhoi's), o SU-35 apesar de ser um projeto otimizado, não esconde a idade (mais de 30 anos), nesse aspecto ele é parecido muito com o F-16, que já vai pra sua quarta geração, acrescentando algumas modernizações e incorporando novas tecnologias (ou seja, "gambiarra")."

Errado, os aviões que mais caem na Índia são os MIG-21, e por isso mesmo está aberta a MRCA que visa a compra de quase duas centenas de calas leves. Estes MIG-21 obviamente são bem antigos e estão em esquadrões de instrução, logo a taxa de atrito obrigatoriamente tem de ser maior.
Em tempo, a pouco os indianos perderam o seu primeiro SU-30MKI.

O SU-35 não existe mais, o que se está oferecendo ao mercado é o SU-35BM. É um avião completamente diferente das últimas versões dos SU-27, que venderam umas mil unidades pelo mundo.
Fuselagem e strutura com vasto uso de materiais compostos, novos motores S-117 20% mais leves, econômicos e potentes, com 6000Hs de ida útil e vetoração 3D; radar IRBIS-E no estado da arte que só encontra paralelo no radar do F-22, um IRST tipo OLS-35 capaz de enxergar um caça a 90Km+ passivamente e de fazer telemetria a laser de alvos a 30Km sem necessidade de POD externo, 14 cabides de armas e 8 ton de carga paga mais dois tanques externos de 2000l cada totalizando umas 14 ton de combustível máximo, capacidade de utilização de datalink padrão LINK-16 usado pela OTAN , barramento de dados ocidental padrão, painel full glass cockpit e etc, etc, etc.

É outro avião, muito mais capaz que maioria dos caças atuais de 4 geração e equivalente aos melhores do mundo.

A "geração" não é relativa ao avião, mas as suas características. Assim, um MIG-21 modernizado não é um caça de quarta geração.

"Em matéria do projeto das aeronaves, é muito díficil leigos ou até mal-entendidos no assunto como eu entenderem as variáveis que envolvem a decisão ou até mesmo determinar a qualidade das aeronaves européias, americanas e russas, a escolha do FX não conta apenas com o avião que manobra muito, comerciais fantásticos, e sim, toda e infraestrutura e domínio da tecnologia que tem por trás da aeronave."

Perfeito!

"A FAB com certeza tem uma equipe muito qualificada, de técnicos, engenheiros, consultores, analistas e tudo que tem direito pra fazer a escolha certa, não duvidem disso.

Att."

Correto, apenas temos de ter em mente que a dimensão mais importante de um equipamento militar é a dimensão política, e essa está fora das "capacidades" da FAB. A decisão sobre o FX e tudo o mais que se comprará para as nossas FAs daqui para a frente deverá tem como parâmetro a END, levando em consideração o fator político como tendo o mesmo peso, ou até mais, que o fator técnico.

Abraços e desculpe o longo post.



Offline Leno

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #6 Online: Maio 27, 2009, 06:11:42 pm »
Correto, apenas temos de ter em mente que a dimensão mais importante de um equipamento militar é a dimensão política, e essa está fora das "capacidades" da FAB. A decisão sobre o FX e tudo o mais que se comprará para as nossas FAs daqui para a frente deverá tem como parâmetro a END, levando em consideração o fator político como tendo o mesmo peso, ou até mais, que o fator técnico.


Resumindo, o que "abateu" o SU-35 do FX2 foi a Politica e não sua Capacidade/Qualidade em relação aos outros concorrentes.

As Vezes as batalhas nos Bastidores, são muito mais ferozes do que as batalhas aereas...
« Última modificação: Maio 27, 2009, 06:19:21 pm por =FN=Leno »

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #7 Online: Maio 27, 2009, 10:59:45 pm »
Só para analisar a qualidade da relação entre Rússia e Índia:

Irkut Corporation Awarded for SU-30MKI Program

Dated 15/2/2009
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Irkut Corporation has received an award for being the Indian company offering the best military-technical cooperation with foreign countries in combat aviation.

The award was presented at the AERO INDIA 2009 international air show and exhibition by FORCE magazine. Irkut Corporation is the prime contractor and coordinator of the Su-30 program.

Mikhail Pogosyan, CEO of JSC Sukhoi Company, accepted the award on behalf of the Sukhoi Design Bureau for the Su-30MKI design and development.

FORCE also recognized the personal contribution of Alexey Fedorov, President of JSC United Aircraft Corporation, to Indo-Russian military-technical cooperation within the Su-30MKI project.

The awards were presented by Prawin Sawhney, editor-in-chief of FORCE magazine, which specializes in covering national security and defense issues.

According to a study conducted by FORCE, the Su-30MKI program is the most successful in the history of India’s military-technical cooperation with foreign countries, having jointly developed an aircraft now considered one of the top multi-role fighters in the world. The research emphasized that the Su-30MKI has become the first serially produced combat aircraft in the world to feature super-maneuverability conferred by the ultimate aerodynamic layout and TVC engines. Particular attention was paid to its onboard avionics suite with ESA radar being the first fitted onto exported fighter aircraft.

FORCE magazine emphasized that the Su-30MKI is the first combat aircraft developed outside India in accordance with strict IAF requirements and produced in cooperation with Indian industry.
Irkut Corporation delivered to India over 100 aircraft and technological kits for production by Hindustan Aeronautics ltd.

Since 2007, the Su-30MKI phases I and II have been upgraded to their final technical configuration. Moreover, in 2007 contracts were signed to supply the IAF with 18 Su-30MKI aircraft in lieu of earlier Su-30K and to deliver an additional order of 40 Su-30MKI.




fonte: http://www.india-defence.com/reports/4222




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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #8 Online: Maio 28, 2009, 12:10:22 pm »
"Obrigado pelos comentários Caveirão,

Creio que você como usuário do LOMAC aprecia a tecnologia russa, eu por outro lado aprecio a tecnologia ocidental, mas quem sabe o que está comprando é o pessoal da FAB...^^"

Não é porque eu vôo LOMAC que vou fechar os olhos para a realidade e a coisa justa. Um SU-30MKI tem equipamentos franceses, israelenses, indianos e logicamente russos, só não tem nada americano e é sim um excelente caça pesado, capaz de enfrentar qualquer caça de sua geração com grandes chances de sucesso.

""Na minha opinião, a melhor escolha do FX é o Rafale devido a Dessault garantir total fornecimento de tecnologia, além de permitir ao Brasil participar ativamente do projeto da aeronave ao longo do tempo, esse tipo de parceria seria muito bom.""

O Brasil assinou um acordo SOFA com a França e outro com a Rússia, Suécia e EUA ficaram fora. Dos que estão no short-list também prefiro o Rafale, apesar de ser caríssimo.

""Assinar contrato com a Sukhoi é igual dar um tiro no pé, e não no futuro, sabendo que o Brasil comercialmente e politicamente não tem lá grande afinidade com a Rússia, o projeto FX consiste em uma aeronave que ficará em serviço durante 30~40 anos, a escolha errada seria um produto da Rússia (que tem lá seus interesses).""

O Brasil não TINHA grandes afinidades. Estamos começando uma nova fase nas relações com a Rússia, inclusive na parte de cooperação tecnológica de alto nível, já que eles estão nos ajudando e muito com o nosso programa espacial, coisa que aliás nem EUA nem França se dispuseram a fazer, mesmo que pagássemos muito bem.
A Rússia tem uns 1500 anos e parece que continuará por aí por mais um bom tempo. É um país autóctone, que produz absolutamente tudo dentro de suas fronteiras e por isso mesmo é completamente independente politicamente.
A produção de partes do SU-35BM continuará por muitos e muitos anos. O radar pode ser instalado em qualquer SU-30 por exemplo, os motores também são intercambiáveis com os modelos antigos, as armas idem, o PAK-FA usará os mesmos motores, aviônicos e radar, e mesmo as versões subsequentes do PAK vão ter esta intercambialidade com o BM, para que a própria Rússia e os compradores da família Flanker possam realizar up-grades com estes equipamentos no futuro.
Não existe nenhuma perspectiva de quebra da KNAAPO, que aliás entregou 50 Su-30 ano passado, mais que a França que está entregando UM(1) Rafale por ano.

"""Se houver um cenário de conflito, internacional ou regional, onde o Brasil seja a vitima, os que poderão nos ajudar será o Tio Sam e a comunidade internacional (Europa), e em tempos de paz quem garante nossas exportações são os EUA, Europa e China.

Sabendo disso, é bem obvio que a escolha da aeronave deve contar fator político sim, e num cenário de conflito o Brasil, por mais que os entusiastas queiram, nunca terá poderio bélico a altura de qualquer país que queira nos "agredir", deverá contar com aliados."""

A grande meta da END é justamente nos tornarmos independentes em termos de defesa, daí as exigências de ToTs e códigos fonte completamente abertos no FX-2, por exemplo.
Quanto a exportações, cada vez mais vamos depender menos dos EUA, que aliás está afundando o México que era extremamente dependente deles e era tido como exemplo a ser seguido, via NAFTA.

O Brasil está sim caminhando para ser autônomo na sua defesa, pois quem não o é, sempre será rebocado por políticas externas alienígenas. Essa é a razão das maiores potências militares terem capacidade autóctone de produção de armas. Quem quer chegar a potência tem que seguir o mesmo caminho, ou é um mero satélite.
O afastamento da dependência americana começou ainda nos governos militares e teve um freio durante a democracia, seja lá por que motivos . Agora estamos, novamente e finalmente, vendo que não existe potência dependente. Só com forças armadas fortes e independentes seremos um potência, ainda que regional.

A Marinha do Brasil já começou a trilhar esse caminho, estamos acertados para a construção de SSNs, SSKs, fragatas de 6000Ton, NPOc de 1800Ton, fabricação local de torpedos de última geração, mísseis anti-navio, sistema de EW/ELINT/SIGINT e etc.

Se nosso governo ainda quisesse depender dos EUA (ou de qualquer outro) para a nossa defesa não haveria a necessidade destes caríssimos (porém estratégicos) programas, bastaria fazer como o Chile e comprar tudo pronto na prateleira, e assinar uma declaração de submissão.

""""Até que invista em educação, ciência e tecnologia para daqui num cenário futuro de 30~40 anos tenhamos capital humano para produzir nossa própria tecnologia e assim nos gabaremos de ser uma potência, que muitos economistas ditam no futuro, será o Brasil e a China, isso sim é o FX e o Plano Estratégico de Defesa Nacional, e não um vetor aéreo multi-função que teoricamente voa, caça e solta bomba no piloto automático.""""

Você já deu uma olhada nas fotos que postei sobre a LAAD? Viu os produtos que estamos fabricando aqui? Quem no mundo os fazem de maneira autônoma?
Se não fabricássemos nossos MAR, estaríamos na situação do Chile, cujos F-16 tem a capacidade de lançar armas anti-radar CAPADAS de fábrica. Este é apenas um pequeno exemplo.
A roda já está girando e muita coisa boa está aparecendo, pesquise e verá.

"""Segue algumas das fontes para meu comentário do primeiro post:

Fonte: Area Militar: Índia - Começam a cair os Sukhoi's

Trecho da palestra:
"Uma das coisas que os indianos estavam muito desapontados é que quando danificavam os motores com F.O.D., os russos faziam com que mandassem esses motores de volta à Rússia e os russos os mandavam motores novos e os próprios russos fariam todo o trabalho lá na Rússia.""""""

Silent, esse cara é motivo de piada no meio de defesa. Ele é um americano que nasceu em Portugal e é sacaneado pelos próprios compatriotas pela sua extrema parcialidade e pelos erros grosseiros que há em seu site.

Se você quiser realmente ler sobre defesa em altíssimo nível, debatendo com oficiais generais das nossas FAs, jornalistas, estudiosos do assuntos e entusiastas sérios, acesse o fórum Defesa Brasil. Só o tópico sobre o FX tem quase 1000 páginas de debate. É um convite que lhe faço e é extensivo a todos aqui, uma excelente fonte de conhecimento e amizades.
Esse cara do Área Militar saiu do DB porque escrevia muita besteira e lá encontrou quem o enfrentasse e rebatesse suas esdrúxulas afirmações.
Quando você estiver lá (espero que se torne um participante ativo) posso te mostrar quem era e os debates que se passaram.

http://defesabrasil.com/forum/index.php?sid=343f37ec364395cae0fc75a1df8bd1f9

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxXXxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Silent, essa palestra foi motivo de piada no mundo todo, pelo menos no mundo que leva a aviação militar à sério. Foi feita para uma platéia de aposentados e curiosos.
A réplica indiana:

""""For all of you who are out there in the internet world and who have an interest in the performance of the Indian Air Force at Red Flag 2008 .. I have a few remarks. As the only Indian journalist who spent a lengthy period of time at Nellis after being granted permission by both the Indian Air Force and the US Air Force, I was granted access to impeccable sources in both forces.

Whats more, I was able to independently corroborate this information with reliable, alternative sources. Several of the points I present here in the form of this post on the Bharat Rakshak forum will be compiled into an article which I will post on my company website ndtv.com. For those of you not familiar with the Indian media ... New Delhi Television (NDTV) is India's largest 24 hour news network and our website is one of the most viewed among news websites in the country. For the moment, I have decided not to do a television news report on this since I believe the contents of this post are too technical for a larger audience.

For starters ... and this cannot be stressed enough ... the Red Flag exercises were a brilliant learning experience for all the participants, not least of all the Indian Air Force which, over a period of time, has earned the reputation of being one of the world's finest operational air forces.

This was a reputation which was reinforced at Red Flag 2008, the world's most advanced air combat exercises where the Indian Air Force fielded a number of state of the art Sukhoi 30 MKI jets in addition to IL-76 transports and IL-78 mid air refuellers.

For other participants at the Red Flag exercises ... namely the South Korean Air Force, French and US Air Force ... the opportunity to train with a platform such as the Sukhoi 30 MKI was an opportunity which just couldn't be missed. This has a lot to do not just with the jet but also with the air force operating the fighter, a force which has made a mark as an innovative operator of fast jets.The US Air Force … the host of these exercises … was singularly gracious in its appreciation for the Indian Air Force contingent which came into Red Flag having trained extensively for the exercises not only back home but also at the Mountain Home Air Force base in the US.

Contrary to unsolicited remarks by certain serving US personnel not directly linked to day to day operations at the exercises … the Indian Air Force and its Su-30s more than made a mark during their stint in the United States.For starters … not a single Sukhoi 30 MKI fighter was `shot down’ in close air combat missions at the Mountain Home air base. In fact, none of the Sukhois were even close to being shot down in the 10 odd one on one sorties which were planned for the first two days of the exercises at Mountain Home. These one on one engagements featured USAF jets such as the F-15 and F-16 in close air engagements against the Su-30 MKI. The majority of the kills claimed in these engagements were granted to the Indian Air Force with the remainder of these being no-results. Indian Air Force Sukhois did use their famed thrust vectoring in these one on one engagements. Contrary to what may have been reported elsewhere … the Su-30 has a rate of turn of more than 35 degrees when operating in the thrust vector mode. In certain circumstances, this goes up substantially.

By the time the exercises at Mountain Home had matured … the Indian Air Force had graduated to large formation exercises which featured dozens of jets in the sky. In one of these exercises … the blue forces, of which the Indian Air Force was a part … shot down more than 21 of the enemy jets. Most of these `kills’ have been credited to the Indian Air Force.

By the time the Indian Air Force was ready for Red Flag, the contingent had successfully worked up using the crawl, walk, run principle. At Red Flag though, they found themselves at a substantial disadvantage vis a vis the other participants since they were not networked with AWACS and other platforms in the same manner in which USAF or other participating jets were. In fact, Indian Air Force Sukhois were not even linked to one another using their Russian built data links since American authorities had asked for specifics of the system before it was cleared to operate in US airspace. The IAF, quite naturally, felt that this would compromise a classified system onboard and decided to go on with the missions without the use of data links between the Sukhois.Neither was the Indian Air Force allowed to use chaff or flares, essential decoys to escape incoming missiles which had been fired by enemy jets. This was because the US FAA had visibility and pollution related concerns in the event that these were used in what is dense, busy air space in the Las Vegas region.

The Red Flag exercises themselves were based on large force engagements and did not see the Indian Air Force deploy thrust vectoring at all on any of the Sukhoi 30 jets not that this was required since the engagements were at long ranges.Though it is true that there were 4-5 incidents of fratricides involving the Indian Air Force at Red Flag … it is important to point out the following:In the debriefs that followed the exercises … responsibility for the fratricides were always put on the fighter controllers not the pilots. Its also important to point that unlike in Mountain Home, none of the Indian Air Force’s own fighter controllers were allowed to participate since there was classified equipment at Nellis used for monitoring the exercises. The lack of adequate controlling and the fact that Nellis fighter controllers often had problems understanding Indian accents (they had problems understanding French accents as well) resulted in a lack of adequate controlling in situations. Whats more … given the fact that the availability of AWACS was often low … the bulk of fratricides took place on days when the AWACS jet was not deployed. Whats important to remember though is that US participants in these exercises had a similar number of fratricides despite being fully linked in with data links and the latest IFF systems.

So was the Indian Air Force invincible at Red Flag. In a word … no. So yes, there were certainly days in which several Sukhoi jets were shot down. And there were others when they shot down many opposing jets. Ultimately though … the success of the Indian Air Force at Red Flag lay in the fact that they could meet their mission objectives as well, if not better, than any other participant. Despite the hot weather conditions, the IAF had a 95 per cent mission launch ratio, far better than some of the participants. And no one went into the exercises thinking the score line would be a perfect one in favour of the IAF. In fact … the IAF went into these exercises with an open mind and with full admiration of the world beating range at Nellis with an unmatched system of calibrating engagement results.Perhaps the most encouraging part of these exercises comes from the fact that the Indian Air Force’s young pilots … learnt from their mistakes, analysed, appreciated and came back strong. Mistakes were not repeated. In fact … the missions where the IAF did not fare well turned out to be immense learning experiences. At the end of the exercises … its more than clear that the IAF’s Su-30s were more than a match for the variants of the jets participating at the Red Flag exercises. Considering the fact that the central sensor of the Sukhoi, its radar … held up just fine in training mode …despite the barrage of electronic jamming augurs well for the Indian Air Force.

As for its young pilots … these are skills and experiences that they will take back to their squadrons … experiences which will be passed on to a whole new set of pilots who will come into the next set of exercises that much wiser.""""


Você sabe qual foi o avião com a pior taxa de surtidas por pane? O Gripen-C. Então é um péssimo avião, né? Não, não é, é muito bom. O que aconteceu foi um caso típico de over confidence do pessoal da FAer sueca, que não acreditou que o calor implacável do deserto poderia deixar seus aviões no chão com uma resposta que beirou o ridículo, isso por seguidas panes de motores, motores estes fabricados pela... GE/VOLVO.

Posso rebater todos estes "argumentos" desse senhor na entrevista, apesar de que o texto que eu postei já contém absolutamente todas as réplicas necessárias.

Uma nota OFICIAL  da USAF desqualificou essa palestra e condenou a atitude infantil desse cara, veja bem, uma nota OFICIAL da USAF. Não se convida alguém para a sua casa e depois se fala mal desse convidado publicamente, e como sabemos que o pessoal da USAF é extremamente profissional, a força jamais coadunaria com tal atitude, mesmo eles tendo colocado vários JSTARs e aviões ELINT/SIGINT voando ao redor dos MKI, numa clara aitude de bisbilhotice, que aliás eles reclamaram da França e seus Rafale.

Agora, lendo este texto e muitos outros na mídia, sabemos que os SU-30MKI tiveram desempenho igual ou melhor que qualquer um dos participantes do exercício, isso com seu radar em modo treino, OLS desligado, sem datalink e com vários problemas de comunicação com os AWACS participantes do exercício.

E por fim, não é porque eu vôo LOMAC que vou fechar os olhos para a realidade e a coisa justa. Um SU-30MKI tem equipamentos franceses, israelenses, indianos e logicamente russos, só não tem nada americano e é sim um excelente caça pesado, capaz de enfrentar qualquer caça de sua geração com grandes chances de sucesso.

Vôo LOMAC pelo realismo e segundo dizem, o LOMAC é rei nisso.

Grande abraço e te aguardo no DB!!!! :-))
« Última modificação: Maio 28, 2009, 01:20:48 pm por =FN=Caveirao »

Offline Leno

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #9 Online: Maio 28, 2009, 02:33:17 pm »
Por falar em DB...
Ja acompanho o DB a quase 2 anos e por enquanto apenas leio, sem um unico post
O pessoal la realmente entende do assunto  <_<

Offline =FN=AirMan

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #10 Online: Maio 28, 2009, 03:16:32 pm »
Uma discussão sadia é muito bom ... eu mesmo ja tinha perdido o interesse no assunto qndo vi a um tempo atras que a coisa estava atrelada a interesses politicos.
Com as opinioes de quem acompanha o assunto a gente vai ficando atualizado com os acontecimentos.

A observação é apenas de que se respeitem as opinioes !!

Abs.
... A grandeza não consiste em receber honras,e sim em merecê-las ...




Offline =FN=Caveirao

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #11 Online: Maio 28, 2009, 05:55:51 pm »
Respeitar as opiniões sempre!
Eu particularmente gostaria de mostrar ao amigo Silent que as vezes nos pintam o diabo muito feio,e a maioria das vezes nem feio é.

Offline Scorpion

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #12 Online: Junho 22, 2009, 09:58:28 pm »
Deixando o gosto de lado e apenas trazendo informaçao sem ficar querendo fazer bate e boca.

Abraços!

http://www.aereo.jor.br/?p=8777#comments

http://www.defencetalk.com/india-russian-aerial-tankers-poor-maintenance-19245/

Offline =FN=Eagle

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #13 Online: Setembro 07, 2009, 03:08:19 pm »
Parece que agora vai. Brasil negocia com a França:

http://noticias.uol.com.br/politica/2009/09/07/ult5773u2371.jhtm

Offline Sylar

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #14 Online: Setembro 07, 2009, 10:43:12 pm »
 E no final foi o Rafale, né Caveirão ?
Não espere nada cair do céu, derrube você mesmo.


"Quando todas as armas forem propriedades do governo e dos bandidos, que na verdade são a mesma coisa, estes decidirão de quem serão as outras propriedades."
- Benjamin Franklin

Offline Leno

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #15 Online: Setembro 08, 2009, 01:03:33 am »
Poise, agora Fechou.
Rafale

Ate que enfim essa novela acabou, e a FAB agora vai ter um caça de verdade
Antes ele do que o Grippen  ^_^


Ah aproveitando, soube que a Patroille de France se apresentou em Brasilia na comemoração do 7 de Setembro.

Ela vai fazer uma apresentação no Rio tambem acho que dia 12 de Setembro, então...
o pessoal que mora no Rio aproveita a oportunidade ai
Great, Caveirão, Jolly, Korink

Mais informações e so da uma olhada no site da FAB

« Última modificação: Setembro 08, 2009, 02:09:21 am por =FN=Leno »

Offline Leno

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #16 Online: Setembro 10, 2009, 09:07:27 am »
"Nelson Jobim divulga nota oficial em que afirma a continuidade do Projeto F-X2; Texto ainda abre possibilidade de novas propostas dos outros concorrentes."

PQP, so no Brasil mesmo. Voltaram atras
Peidaram na farofa


Em mais uma demonstração de que a excessiva ingerência política em um assunto de alta complexidade técnica pode gerar problemas, o Ministério da Defesa voltou atrás a negou a escolha do caça francês Rafale como vencedor do Projeto F-X 2. Mesmo após as declarações oficiais de ontem (07/09) dos presidentes Lula e Sarkozy, do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim e do próprio Ministério da Defesa, a nota assinada por Jobim no final da tarde desta terça-feira (08/09) deixa em aberto inclusive a possibilidade dos outros concorrentes enviarem uma nova proposta, adicionando assim mais um capítulo negativo na novela chamada Projeto F-X.

MINISTÉRIO DA DEFESA
COMUNICADO À IMPRENSA
(08/09/2009)

Programa FX-2

No dia 06 de setembro, o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, em encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou o interesse do governo francês em aprofundar a parceria entre os dois países também no setor aeronáutico.

Afirmou que o Governo Francês assume, além de outros, o compromisso de fazer ofertar os aviões Rafale ao Brasil com preços competitivos, razoáveis e comparáveis com os pagos pelas Forças Armadas da França.

Informou, ainda, da disposição da França de adquirir aviões KC-390, em fase de projeto na Embraer.

Diante desse fato novo, o processo de seleção do Projeto FX-2, conduzido pelo Comando da Aeronáutica, ainda não encerrado, prosseguirá com negociações junto aos três participantes, onde serão aprofundadas e, eventualmente, redefinidas as propostas apresentadas.

Nelson A. Jobim
Ministro de Estado da Defesa



Fonte: http://defesabrasil.com/site/

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #17 Online: Outubro 17, 2009, 09:33:28 pm »
Primeiramente, desculpem o sumiço.

Segundamente, não, não deu Rafale ainda.

A briga está feia e a questão geopolítica vai definir as coisas, muito mais que os caças em si. Mais que caças, estamos formando alianças com nossos futuros parceiros estratégicos.
Já assinamos dois acordos neste sentido, um com a França e outro com a Rússia.

O Rafale ainda é o favorito, mas há novas variáveis na mesa e há inclusive o risco, pequeno mas presente, de que, se as coisas tomarem um rumo diferente do previsto, se cancele mais uma vez a disputa e parta-se para uma compra direta, que é uma prerrogativa do governo federal.

Ainda tem muita água prá passar debaixo da ponte do FX-2.

Abraços a todos!
« Última modificação: Novembro 10, 2009, 07:34:00 pm por =FN=Caveirao »

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #18 Online: Novembro 25, 2009, 07:20:07 pm »
Mais uma atualizada no FX-2.

Bem, a preferência é clara pelo Rafale e todas as conseqüências geoestratégicas envolvidas nesta escolha, mais até que nas excelentes capacidades do avião em si.

Mas... Os custos do avião são altos e em ano de eleição, até cuspir na hora de escovar dentes dá CPI. Então, se forçarem demais a barra para mudar a decisão do governo federal ou colocar o governo numa situação difícil perante a opinião pública, a coisa toda pode babar mais uma vez.

Mas dizem que existe um plano B, ou melhor BM.

Acho que sai agora em dezembro e decisão, aliás, o anúncio.

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #19 Online: Janeiro 06, 2010, 01:09:01 pm »
... A grandeza não consiste em receber honras,e sim em merecê-las ...




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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #20 Online: Janeiro 06, 2010, 02:55:35 pm »
Agora coisa pega fogo.
Foi divulgado que o preço do Gripen-NG, monomotor e leve, é de 70 milhões de dólares o avião pelado, sem armas nem nada.
A França fez um super preço prao Brasil ser o cliente de saída, os mesmos 70 milhões de dólares, só que por um caça bimotor, maior e bem mais capaz.

A hora de vôo do Gripen-NG, antes alegada em módicos 3000 dólares, foi valiada pela FAB em prováveis 8000 e na Noruega e Dinamarca em realistas 10.000 dólares.

Vazaram um "relatório' na imprensa ontem, mas hoje já foi tudo desmentido e sente-se o cheiro de politicagem na coisa.
No suposto relatório da FAB, o Gripen era o preferido por ser o mais barato (o que seria o óbvio), mas hoje, menos de 24 horas depois, divulgou-se o preço do Rafale como sendo igual ao do NG.

Questiona-se que se a FAB queria o mais barato, deveria ter incluído na short-list o MIG-29M, J-10 e F-16C/block50.
Porém a força manteve na lista o F-18 e o Rafale, naturalmente mais caros por serem de uma categoria superior.
Já se questionou também que se a questão era preço, um SU-35BM, um caça pesado de longo alcance custa os mesmo 70 milhões. Um F-15E custa mais de 150 milhões cada, mas é também um caça pesado de longo alcance.

A briga caiu na vala comum da politicalha nacional, misturando interesses industriais + políticos, estão tentando influenciar uma decisão estratégica como se fosse uma compra de prateleira qualquer.

Se o custo político da escolha se tornar impagável pelo Governo federal, a compra pode ser cancelada.



Offline Leno

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #21 Online: Janeiro 07, 2010, 01:47:09 pm »
E continua a Novela e o Brasil sem um vetor de Defesa Decente

Não sou fã do Grippen, e de todos é o que justamente eu não queria aqui no Brasil
mas isso é uma opnião pessoal minha, e como não sou eu que vou voar então...

Enrrolação da Porra esse FX-2

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #22 Online: Janeiro 12, 2010, 05:33:34 pm »
... A grandeza não consiste em receber honras,e sim em merecê-las ...




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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #23 Online: Janeiro 16, 2010, 12:49:42 am »
Praticamente decidido pelo Rafale.

Offline Leno

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #24 Online: Janeiro 17, 2010, 09:00:18 pm »
Praticamente decidido pelo Rafale.

ainda bem que não foi o Grippen

Offline Rap

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #25 Online: Janeiro 24, 2010, 08:27:51 pm »
Oi amigos. Coloco abaixo um pequeno vídeo do Rafale.
Abraços.

Offline Sport

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #26 Online: Janeiro 30, 2010, 02:57:47 am »
Isso ninguém fala. 




Offline Sport

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #27 Online: Janeiro 30, 2010, 04:48:23 am »
Olha aqui tem toda a palestra, no final o Brigadeiro ainda fala um pouco sobre o FX2.





Espukmaier

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #28 Online: Janeiro 30, 2010, 06:45:32 am »
Isso ai eu já sabia, desde a época que os EUA embargaram a fabricação do tanque de guerra brasileiro EE-T1 Osório, que foi o melhor tanque de guerra construido, foi o primeiro tanque de guerra a usar visão noturna além de sistema óptico e pontaria computadorizada.
Isso fez o EE-T1 Osório, a ser o primeiro tanque no mundo a acertar alvos em movimento....

O que os EUA fizeram ?
Embargaram a fabricação do Osório e afundaram a Engesa em dívidas !!!

Tópico sobre o video da incrível história do tanque EE-T1 Osório:
http://www.falcoesdanoite.com.br/index.php?option=com_smf&Itemid=27&topic=5765.msg39320#msg39320
 


« Última modificação: Janeiro 30, 2010, 06:50:50 am por =FN=Espukmaier »

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Re: FX-2, oferta final.
« Resposta #29 Online: Janeiro 31, 2010, 10:27:32 pm »
Leiam com muita atenção:

""Quem está certo?

Na moita, a Marinha do Brasil abriu concorrência para a compra de cinco Navios Patrulha Oceânicos (NaPaOcs). Oito empresas de sete países entraram na disputa. Enquanto isso, a Aeronáutica não fecha consenso. Em setembro o ministro Nelson Jobim recebeu TODOS os pilotos que testaram os aviões e a opinião deles, em muitos pontos, não bate com a dos engenheiros da COPAC. O Gripen NG ficou em terceiro em termos de desempenho, depois do Rafale e do F/A-18E/F. O relatório da "Gerência" foi extremamente criticado pelo Alto Comando que modificou o vencedor. Sim, o relatório que chegou ao Jobim e ao Presidente Lula NÃO TRAZ o caça sueco como vencedor. Sabe porque? Os pilotos morrem de medo de um novo AMX pela proa. O programa de fabricação do avião projetado pela Aeritalia (hoje Alenia) e pela Aermacchi deveria custar US$ 700 milhões. Ficou por US$ 3,5 bi e quase faliu a Embraer. Em 1994, fiz uma visita melancólica à empresa. No pátio, quatro aviões prontos. A Força Aérea Brasileira não tinha como pagá-los (deveriam custar US$ 10 milhas e o preço saltara para US$ 32 milhões). Oito estavam em diversas fases de finalização na linha de montagem vazias.


O resultado desse programa caótico foi uma frota desigual, com quatro padrões diferentes de painéis e equipamentos. Diga-se de passagem: de projeto brasileiro, pouco há. Na versão brasileira nossos engenheiros introduziram dois pontos para tanques ejetáveis nas asas e, por causa de um embargo norte-americano, substituíram o canhão Vulcan de 20mm por dois DEFA de 30mm. A vibração dos canhões maiores descalibrava todos os radares testados no aparelho, até que os italianos da Galileo conseguiram desenvolver uma versão do Scipio capaz de aguentar o tranco. Com isso, o avião ficou sem equipamento de detecção, que só será integrado na modernização prevista a partir deste ano.

A falta de critério da COPAC ficou evidente na semana passada. Os russos foram expulsos do F-X2 porque sua proposta "não apresentava garantias". A desculpa era que o Su-35BM, modelo oferecido pela Rosoboronexport, ainda era um protótipo sem encomendas. No momento da decisão, havia cinco aparelhos voando. Os geniais engenheiros da FAB selecionaram o Gripen NG da SAAB, que não passa de um demonstrador. Cabe uma explicação: um protótipo é representativo do aparelho em produção. Um demonstrador não passa de uma gambiarra que antecede o protótipo. O protótipo do caça sueco deverá voar neste ano. É preciso ressaltar que o Su-35 tem dois modelos de radar integrados, ambos de varredura eletrônica. O de varredura passiva (PESA) tem um alcance de 220km. O de varredura ativa chega a 250km. São os mais potentes disponíveis no mercado. O do Gripen NG está em desenvolvimento pela SELEX, empresa escolhida depois que a Raytheon, a Thales e a Elta pularam fora do programa..

De lá para cá, o governo da Federação Russa encomendou 48 Su-35BM. A proposta russa previa a venda de 36 Sukhois Su-35BM, de 4ª geração, e a transferência de tecnologia crescente a partir da 37ª célula, até chegar a 100% de nacionalização a partir da 72ª unidade. O preço unitário pelos Su-35BM seria de € 40 milhas. Para baratear e garantir o suprimento de componentes, a Rosoboronexport instalaria um armazém alfandegado em Viracopos com peças suficientes para manter os aviões voando por 30 anos. Como atrativo adicional, previa a participação brasileira no PAK FA T-50, o único caça de 5ª geração desenvolvido fora dos Estados Unidos. Os geniais engenheiros da COPAC decretaram que esse era um sonho impossível, apesar de dois países, Rússia e Índia, estarem comprometidos com o projeto, que conta com mais de 300 opções de compra. A KNAAPO, fábrica responsável pelo desenvolvimento, não estaria capacitada para a tarefa.

Para azar da Gerência F-X2, o PAK FA T-50 voou na última quinta-feira! Tem três protótipos prontos, dois voando e um terceiro em ensaios estruturais em Moscou. Ou seja, a proposta sem garantias colocou dois modelos de avião diferentes no ar, um deles de 5ª geração, enquanto a proposta garantida só possui um demonstrador no ar sem radar! E o que é pior: não passa de um caça de 4ª geração, potencialmente obsoleto antes mesmo de voar. A data prevista para a entrada em fabricação do T-50 é 2013. Tem um radar AESA revolucionário (são cinco antenas espalhadas pela fuselagem, cobrindo todos os ângulos de ataque). É interessante observar que os dois aviões de combate russos compartilham motores, computadores de bordo e radar (no caso do Su-35BM, a antena de proa), o que facilitaria a manutenção.

MARINHA

Comparando a atuação da Aeronáutica com a da Marinha dá para observar uma grande diferença no modus operandi. A Força Naval teve aprovado três programas, de tecnologia francesa, para a construção de um estaleiro e a fabricação de seis submarinos convencionais e um de propulsão nuclear. Foi mais além. Sem despertar o interesse da mídia, contactou mais de dez estaleiros internacionais para aconstrução de cinco (três unidades firmes com duas opções adicionais) NaPaOcs. Sete deles responderam. Dois alemães, Thyssen e Fassmer; um britânico, BAe; um chileno, ASMAR; um coreano, Daewoo; um espanhol, Navantia; um francês, DCNS; e um italiano, Fincantieri. A Fassmer e a Asmar vão trabalhar em conjunto. Ofereceram uma versão atualizada do OPV-80. Duas unidades operam na Marinha do Chile, onde é conhecida como classe Piloto Pardo, que pretende comprar mais quatro. Argentina e Colômbia também selecionaram o modelo. Dentro do governo, que trabalha na integração do continente, esse é um argumento de peso.

Os requerimentos da Marinha do Brasil preveem navios com velocidade igual ou superior a 20 nós, armados com um canhão de 76mm, capazes de receber helicópteros Linx, Pantera ou Esquilo. O deslocamento ficaria entre 1.850 e 2 mil toneladas. Os preços variam entre US$ 30 milhões (preço do Piloto Pardo) e US$ 100 milhões (projeto Gowind, da DCNS, e Avante 1400, da Navantia). Coloquei abaixo alguns links para que possam examinar os modelos em licitação (não consegui descobrir qual o modelo oferecido pela Daewoo).""

A FAB está sendo correta na escolha do nosso caça?