Novembro 16, 2024, 05:29:04 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 16, 2024, 05:29:04 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Montagem(cokpit) duvidas!!  (Lida 5264 vezes)

Offline Narizz

• Membro Jr.
  • **
  • *Falcões da Noite*
    • Ver perfil
Montagem(cokpit) duvidas!!
« Online: Janeiro 30, 2009, 10:25:25 pm »
Bom estou planejando montar um cokpit,e gostaria de fazer a maioria dos controles do il 2 com botoes,chaves alavancas,mas meu problema é como fazer esses botoes acionarem um comando no jogo(pelo que li e pesquisei é que esses controles devem estar ligados a uma placa e dela vai um cabo USB que liga na cpu e ae funfa tudo,mais nao sei que placa seria essa,se tiverem uma ideia de como fazer desde ja agradeço

Offline Sokol1

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Re: Montagem(cokpit) duvidas!!
« Resposta #1 Online: Janeiro 31, 2009, 09:17:48 pm »
Narizz,

A melhor opção para começar um cockpit é comprar um BU0836, que custa U4 45,00 - entregue no seu endereço.
Com ele podera controlar:
1 HAT de 8 angulos - ou 4 botões.
32 botões ou até 16 encoders.
8 eixos.

"But if money is no problem" sugiro a iBoard da http://www.simmeters.com/iboard.html

E por fim, se tiver problemas para fazer a importação (CCI...) sugiro uma opção D.I.Y. - montar um circuito Mjoy16 - com ele vai economizar uns trocos (o material fica em R$30/35,00) e se "divertir" um pouco. Como pre-requisito é necessário salver fazer soldagem.
Lembrando que para "fazer um cockpit" vai ter que fazer muitas soldas, em botões, cabos, etc...

Um Mjoy16 permite controlar:
8 eixos
1 HAT 8 angulos - ou 4 botões.
64 botões momentaneos "push button".
14 chaves toggle switch (alavanca ON-OF-ON).
4 encoders com dois modos: girando lento gera dois botões (direita/esquerda) girando rapido gera outros dois botões. Ou seja permite controlar até 16 botões (4x4).

Um exemplo do Mjoy controlando eixo com sensor HALL - com "efeito sonoro":  ^_^

O mac56 é da Argentina.
BTW - Este tipo de teste "gambiarra" tem o risco de colocar o HAL em curto, encostando o imã nas pernas do circuito...

Tem tópicos sobre a montgagem do Mjoy16 na Aerovirtual e no Clubedohardware.
Na AV tem um usuario montando um cockpit de "Boeing", encomenda o PCB (Placa base) para montar o Mjoy16 de uma industria especializada, por isso tem que compra em lotes.
Geralmente tem PCB - que inclui a matrix de diodos - sobrando para a venda, sai em torno de R$ 35,00.
Fica faltando comprar os componentes (ATMEGA16, cristal, resitores, diodos e condensadores) fazer a soldagem e gravar o firmware.

Voce pode começar - gatando o minimo - montando um "button box" com um circuito de gamepade  - ~14 botões - como este exemplo:
http://www.gavca.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=15678

Sokol1
« Última modificação: Janeiro 31, 2009, 09:26:29 pm por Sokol1 »

Offline Narizz

• Membro Jr.
  • **
  • *Falcões da Noite*
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Fevereiro 01, 2009, 07:31:39 pm »
Sokol,da pra usar um rotary encoder,num joy de playstation,pois queria usar o encoder para as funçoes do radiador(tipo gira um poko muda uma posiçao no radaidor e assim gradualmente quando vc gira o enconder o radaiador vai mudando a posiçao.

Offline Narizz

• Membro Jr.
  • **
  • *Falcões da Noite*
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Fevereiro 01, 2009, 07:37:06 pm »
Outra coisa tambem queria adicionar ao painel um display lcd com informaçoes do jogo como rpm,velo etc,mas nao sei como configurar se tiver uma ideia ae de como faze-lo avisa-me
=)

Offline Sokol1

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Fevereiro 01, 2009, 11:19:07 pm »
Narizz,

Eu testei um circuito de gamepade (tipo PS2) com encoder - removido de mouse - e não deu certo, ficou o mesmo botão para os dois lados... Vide na Aerovirtual.
BTW - o mesmo encoder funcionou num Mjoy16 - no citado modo otimizado para os radios do Flight Simulator.

O problema do radiador no IL2 complica porque usa apenas uma tecla (R), então o encoder só poderia ser girado numa direção (ex. sentido horário), completando o ciclo de R e recomeçando.

E por fim fica dificil marcar as posições do radiador, pois no IL2 tem avião com 2 posições (Mosquito), outros 6 e o P-38 tem 7...

Uma solução barata que você pode tentar é usar uma chave rotativa modificada - tem que desmontar e remover o ressaldo que limita o giro, deixando-a sem fim.

Exemplo de chave rotativa:
http://blucolor.locaweb.com.br/detalheproduto.php?codigo=008849

A modificação necessária:

Este tipo de chave modificado é usado pelos "cockpits builders" do Flight Simulator.

Quanto aos displays tem o problema que o IL2 original só exporta os dados necessários no modo OFFLINE, ONLINE seira considerado "cheater" por quem não usasse o sistema...
Não sei se o MOD mudou isto.

A melhor solução para displays são os da www.opencockpit.com

Sokol1