Novembro 29, 2024, 02:32:01 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 29, 2024, 02:32:01 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Força aerea brasileira de sua opinião.....  (Lida 7192 vezes)

Offline skylord22

• Novato
  • *
    • Ver perfil
Força aerea brasileira de sua opinião.....
« Online: Março 02, 2008, 09:57:01 pm »
Ola!
Escrevo esse tópico visando discuti a situação da Força aérea brasileira. Qual é sua opinião sobre a FAB o que você espera dela no futuro. Minha opinião é: a FAB hoje esta adequada a situação vivida pelo Brasil. Ela melhorou muito, ainda mais com a modernização dos caças F-5E e dos A-1. Outra coisa que revoluciono a nossa aviação foi à aeronave A-29 que trousses nova tecnologia a força, outra coisa que revoluciono foi a FAB entra na era BVR. Vai ajudar muito também é o FX que levara a FAB a outro patamar colocando, nas mãos da FAB ,uma aeronave de quinta geração. A que vai a lista de aeronaves que a FAB possui:
TIPO                                                               QUANTIDADE
Airbus A-319 ACJ                                               1               
Atlas Ipala MB 326K AT 26                                   11
BAE 125-400                                                     3
Bell 206B Jet Ranger                                           2
Bell S/UH-1H                                                     41
Boeing KC-137                                                   4
Boeing 737-200                                                  2
EADS/Casa C-295                                               12
Cessna Caravana 208 I/II                                     7/10
Dessault Mirage 2000B/C                                      2/10
DHC-5 Búfalo                                                      9
Embraer ALX A-29A/B Super tucano                        99
Embraer AMX A-1A/B                                            53
Embraer 145 AEW/SR                                            5/3
Embraer 110 Bandeirante                                       76
Embraer 111 Bandeirante patrulha                           19
Embraer 120 Brasília                                              16
Embraer 121 Xingu                                                6
Embraer 145 C-99A                                               6
Embraer 201 Ipanema Rebocador                             2
Embraer 312 Tucano                                             105
Embraer 326 GB Xavante                                        26
Embraer 810 Seneca II/III                                       6
Eurocopter AS-332 Super Puma                               11
Gates Learjet 35A/R-35A                                        9/3
Gates Learjet 55                                                   1
Glasflugel Standard                                                1
Helibras HB-350B Esquilo                                         25
Helibras HB-355 Esquilo biturbina                              3
LET Blanick L-23/L-33 Solo                                      4/2
Lockheed C/KC-130/H Hercules                                 23
Lockheed P-3BR Orion                                             8
Neiva Regente U-42                                                20
Neiva Regente T-25A/C                                           83
Northrpon  F-5EM/FM                                              49/6
Schleicher ASW-20                                                 1
Sikoski UH-60L black hawk                                        6

Esta lista esta um pouco desatualizada, sei que as aeronaves Hawker 800XP foram desativados e se não me engano a FAB compro alguns aviões da Embraer e também, mas alguns F-5E. Mas qual é a sua opinião sobre a FAB?
Abraços                                                                       
Voando baixo e rapido!

Offline =FN=Fast

• Pilotos
  • Membro Sr.
  • 27º EVC - Falcões da Noite
    • Ver perfil
Re: Força aerea brasileira de sua opinião.....
« Resposta #1 Online: Março 03, 2008, 11:24:53 am »
Saudações skylord22 e todos os FN.

A situação da FAB hoje é louvavel, porém não é convincente, (tudo isso é minha opinião e estejam livres para descordarem!).
Acredito que a Venezuela e Colombia, individualmente são capazes de enfrentar o Brasil em um cenário de guerra, a Venezuela tem maior e melhor contigente aéreo que o Brasil e a Colombia melhor grupo de soldados sem contar que estão em atividades, sim, o Brasil também tem soldados em área de guerra e são treinados diariamente, porém as áreas que o Brasil atua em regiões de conflito, não são assim uma prova de fogo, e acredito que os armamentos são totalmente previsíveis e arcaicos, na verdade o Brasil não é um Pais de guerra e sim diplomacia, assim a FAB está inclusa nesse meio de armamentos "antigos", certo que haverá melhoras porém, que nível de melhoras? será que seremos capazes de encarar uma invasão norte americana em nossa Amazônia? tenho certeza que não, por isso estamos apenas combatendo o narcotráfico!
Não gosto nem posso desfazer do meu Pais, porém, agora sei o porque , quando a Petrobrás foi tomada por Hugo Chaves, o Brasil não revidou, preferindo a diplomacia (bom que deu certo, senão estaria eu indo para o front de batalha com armamento rústico e previsível, ou em um dos limitados f-5, tucano, xavante . . . o que seriam eles contra um f-18, f-16 ou até mesmo f-15).
Gente isso é apenas uma crítica, e como toda crítica, tem que ter força para se auto sustentar, por isso estou sendo tão rude com meu Pais que tanto amo.

Um grande abraços a todos.

Offline =FN=Ramses

• Pilotos
  • Membro Sr.
  • Voar
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Março 03, 2008, 06:22:16 pm »
 Oh amigo, sei da situação sucateada da FAB, infelizmente, os AMX mal voam pela falta de combustível rsrs... FONTE SECRETA... mas td bem, graças a Deus, nós somos a pátria que será o coração do mundo, não há outro povo como os Brasileiros, com tanta desgraça e miséria, ainda temos o coração repleto de amor para dar. Já tive o sonho de ser piloto de caça da FAB, mas Deus tinha outros planos para mim e a vida me jogou em outra frente de batalhas, e confesso que enfrento também situações de "sucateamento" e falta de recursos, mas com o coração cheio de vontade de dar o melhor de mim.... a crítica é saudável e valiosa em todas as situações. Um abraço e que Deus esteja sempre com o povo BRASILEIRO. a la chassed....acho que escrevi certo rsrs.

Offline skylord22

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Março 03, 2008, 11:40:47 pm »
Saudações colegas do FN!
Em certos aspectos concordo com vocês, mas tem uns que descordo. Um dos que descordo é você dizer o que seria um F-5 contra um F-16, F-18, F-15...Não sei se você sabe, mas as aeronaves F-5E forão modernizadas para o padrão F-5EM o F-5 ficam mais mortal com novas tecnologias como um radar novo e a empregação de mísseis BVR e também um capacete com visor, em certos aspectos dizem os técnicos da empresa israelense que modernizou os caça F-5 da FAB disseram que em certos aspectos ficou igual e ate melhor que o F-16 C/D da força aérea americana e também a modernização das aeronaves A-1 para o padrão M ficaram a mais mortal ainda muito mais. As aeronaves A-29 são extremamente capas de ataques leves e de caça de aeronaves de baixo desempenho são extremamente robusta e resistente a qual que tipo de clima. As aeronaves Mirage 2000 são poucas, mas também são mortais, ótimas aeronaves. Os xavantes já estão chegando no fim de suas vidas úteis e serão substituídos por A-29. Nossa FAB precisa melhorar muito, mas ela esta no rumo certo principalmente com a compra de aeronaves de quinta geração. Mas a cupa não é da FAB que tenta almassimo melhora nossa frota a cupa são daqueles políticos que estão no poder robando nosso dinheiro e fazendo nada para fazer um Brasil melhor. Outra coisa que também descordo é que a Venezuela tem mais tecnologia, mas não tem pessoal e quantidade para enfrentar o nosso pais e a Colômbia ela pode ser mais bem treinada, mas pessoa e equipamento duvido. Mas podemos ter armas obsoletas, mas que se invadir o nosso pais lutaremos a te o fim hehe.   
Voando baixo e rapido!

Offline =FN=Frodo

• Pilotos
  • Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Março 04, 2008, 12:27:51 pm »
Olá turma!

...a Amazônia não vai ser invedida pois já foi a muito tempo pelos norte americanos. É só vc chegar numa aldeia indígena que vai encotrar um "médico" ou um pesquisador de fauna/flora "made in USA". Basta tb perguntar  ao pagé "what's your name" que ele vai dizer "my name is Bush, name give me for a god".

Offline =FN=Skyhawks

• Pilotos
  • Membro Sr.
    • Ver perfil
    • http://www.allinfonow.com/3027/
« Resposta #5 Online: Março 04, 2008, 05:07:30 pm »
concordo plenamente com o frodo....
eles já estão com a mão na amazonia.....ela não precisa ser deles pra que possam fazer uso dela

Offline skylord22

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Março 04, 2008, 11:38:49 pm »
Ola galera!
 Concordo com vcs mas estamos saindo fora do assunto ok.Estou falando da FAB não da amazonia  :mellow:mas ta ok.
Abraços.
Voando baixo e rapido!

Offline Hellboy

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Março 05, 2008, 09:28:13 pm »
Em minha humilde opnião, a nossa força aérea em caso de guerra não chegaria nem a sair do chão. Mas faço aqui alguns comentários:
Em primeiro lugar respeito e admiro todos os membros da nossa Força Aérea principalmente aqueles que fazem parte do nosso esquadrão, porque que sei que todos amam o que fazem, senão não fariam, principalmente por questões salariais, de carreira, condições de trabalho e etc,  e são respeitadíssimos profissionais.
Em segundo se nossos póliticos FDP, não roubassem tanto o nosso dinheiro enfiando tudo no #$%¨@´, pode ser até que não teríamos a melhor Força Aérea do mundo mas pelo menos uma que defende-se pelo menos a Floresta Amazónica que já já nós vamos perder pra alguém, e é o que temos de mais valor nessa bagunça chamada Brasil.
Em terceiro não só as Aeronaves estão sucateadas como todo o aparato militar do Brasil seja Exército, Marinha ou Aeronáutica, ainda estamos no tempo da Pedra em matéria armamentista, é tudo obsoleto um lixo.
Em quarto pela cabeça dos Políticos, pra que defender a nação, isso aqui eles vendem a preço de banana ao primeiro Americano que quiser comprar, inclusive já vi uma propaganda dos gringos querendo privatizar a Amazónia.
Então infelizmente seu Lula vai continuar torrando tudo em churrasco e cachaça, enquanto nós que amamos tanto nossa FAB. :wacko:
Eu acho que só ganhamos do Paraguay porque eles só tem Senecas carregados de maconha ^_^.
« Última modificação: Março 05, 2008, 09:31:34 pm por Hellboy »

Offline skylord22

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Março 06, 2008, 01:10:53 am »
Ola!
 Pessoal não é assim também né!Nossa situação não é boa, mas não é ruim assim como vocês imaginam vocês estão muito porfora a FAB vem evoluindo cada dia mais muito mais do que vocês imaginam coisas que eu ate não imaginava. Não sei se vai melhora muita coisa, mas esse ano vai dar o começo do pack (acho que é assim que se escreve) das nossas forças armadas que prevê 3 bilhões de reais ou dólares se não me engano para as forças armadas talvez 3 bilhões seja muito pouco mas vai ajuda em alguma coisa hehehe mas já é um começo mas vocês deveriam se aprofundar mais nas questões da FAB nas suas aeronave nas modernização incríveis que estão seno feitas em suas aeronaves mas vocês estão certo temos que melhora e muito e pensar na “nossa Amazônia”.
Abraços!   
Voando baixo e rapido!

Offline SethAngellus

• Novato
  • *
  • =Cad= Seth
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Março 06, 2008, 01:33:48 pm »
Sky.... já que você está tão informado assim quanto a FAB, fala um pouco pra gente a respeito da situação atual, dos projetos em andamento e futuros etc...  -_-

Offline skylord22

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: Março 07, 2008, 05:16:07 pm »
Ola!
 A que vai algumas coisas que estou sabendo de legal:
F-5EM: A versão da aeronave F-5E modernizada pela Embraer estão em operação desde de 2006. Totalmente modernizados as aeronaves possui em sua avionica altatecnologia os equipamentos que o F-5EM possui são esses:

.Adoção de um radar multímodo, “look-down/shoot-down”, pulso Doppler de fabricação Italiana FIAR Grifo FBR (operado na faixa X).O alcance de detecção nos modos “look-up e lock-down” é de 30mn e 20mn, respectivamente.

.Instalação de um HUD(24 graus de campo de visão) e de três telas eletrônicas multimição (MFD) no painel de pilotagem e uso de conceitos HOTAS para controle da aeronave.Alem disso o piloto terá a disposição sistemas INS/GPS/RALT,piloto automático e comunicação U/VHF, utilizando datalink  e criptografia permitindo troca de informações entre diferentes aeronaves , como A-29 e o R-99,órgãos de controle no solo bem como o possibilidade  de utilizar óculos de visão noturna (NVG) e tela montada no capacete(HMD).

.Sistema de planejamento e replanejamento em vôo.

.Capacidade de treinamento virtual em vôo (VTR).

.Sistema de geração de oxigênio em vôo (OBOGS).

.Assentos ejetáveis Martin-Baker MKBR10LF 0/0.

.Sistema de auto defesa integrado (chaff/flare/RWR).

.Capacidade de operar armamento convencional e inteligente, como bombas guiadas a laser ou GPS e mísseis IR e BVR.

.Instalação de sondas de reabastecimento em vôo do segundo lote (adquiridos em 1989).

.O canhão direito Pontiac M39-A2 é retirado dos F-5EM para dar lugar a equipamentos eletrônicos e o F-5FM passa a não ter canhão.

Previsto no sistema esta o HMD, visor montado em capacete do tipo DASH, fabricado pela Elbit Systems. Ele permite que o piloto continue tendo as informações do HUD mesmo se não estiver olhando para frente. Utilizando com mísseis off-boresight faz do F-5M uma aeronave quase imbatível no combate a curta distâstancia.

LEIAM ESSE TEXTO A QUE:
 “Útimo dia de agosto de 2006. Um elemento de F-5EM do 1/14 GAV revoa com o barão (KC-130) e, em silêncio rádio, sobe para o nível 300, para realizar uma patrulha aérea de combate, ao sul do estado de Goiás, próximo à fronteira com Mato Grosso do Sul. Mal inicia a espera GPS, o guardião (R-99A), em missão de AWACS na área, informa aos Pampas um plote na antena norte, a 157 milhas. Um rápido check cruzado entre o F-5 e o R-99 para verifica a situação tática, e o guardião paga um vetor de interceptação aos bicudos. Em poucos minutos, os inimigos brotam no display do radar Fiar Grifo do F-5EM que, a parti daí, começam a impor uma arena BVR aos oponentes. Informado pelo AWACS francês (E-3F) da presença importuna dos Pampas, a escolta de ataque (dois Mirage 2000N e dois A-4AR), composta por quatro Mirage 2000C, começa a jammear, sem sucesso efetivo, o radar do F-5, enquanto assumem uma postura defensiva. A tentativa de interferência frustrada só auxilia o radar italiano a trava nos alvos. Com uma posição tática privilegiada, fruto de um planejamento antecipado com o R-99, os F-5EM do 1/14 GAV engajam e, em seguida, abatem dois Mirage 2000C e um Mirage 2000N com míssil Derby. Sob um cenário tático desfavorável, o comboio de ataque evade sob orientação do E-3F, visando sua autopreservação. Os F-5EM, então, também assumem uma postura defensiva e inicia o regresso, efetuando outro REVO antes do pouso em Campo Grande (MS). Missão cumprida!”

São entorno de 49 F-5EM e 6 F-5FM que já estão em operação em seus esquadrões.

A-1M: A aeronave A-1 utilizada pela FAB modernizada pela Embraer começara a entra em ação em 2008 totalmente modernizadas equipamentos são semelhantes a do F-5EM com o painel parecido
Um novo HUD, treis painéis multifuncionais coloridos, e a instalação de um radar pq o AMX não tinha radar. Um radar SCP-01 produzido no Brasil com modo ar-ar, ar-solo e ar-mar e meteorológico, capacidade de opera armas convencionais e inteligentes guiadas por GPS e laser. Sistema de defesa chaffs e flares e um Pod interferido Rafael SkyShield.Este aparelho emite ondas eletromagnéticas com grande potencia e em varias bandas de freqüências ,visando “sega” radares inimigo. A rumores de que o Brasil comprou pacotes de modernização para transforma bombas convencionais em bombas inteligentes, mais não a nada confirmado. Será também um novo sistema de alerta de radar. Outra coisa esperada do novo A-1M é a capacidade de fazer uma interdição naval mais segura podendo opera os mísseis antinavio Exocet e o Harpoon. Óculos de visão noturna, um sistema de navegação por infravermelho o NAV-FLIR um aparelho montado sobre o nariz do avião que apresenta ao piloto uma imagem infravermelha  na área na frente da aeronave que a imagem será projetada no HUD ajudando nas operações noturnas. Sistema de comunicação semelhante a do F-5EM também a instalação de dois computadores redundantes que faz com que a aeronave ganhe inteligência. Serão modernizadas 43 aeronaves monoplace e 10 biplace que compõe a frota da FAB ,com o valor de US$ 400 milhões as atividades de modernização foram iniciadas ano passado.Outra coisa que o A-1M terá em seus softwares a capacidade da Embraer poder intervir no softwares embarcados  atualizando-o ou modificando-o  para que o sistema do avião aceite novos sensores e armamentos , o Brasil lançou um programa de racionalização de frota extremamente inteligente  e econômico.

Outra coisa é o projeto FX que visa a compra e transferência de tecnologia para o Brasil as aeronaves com mais chance da FAB adquiri-las são o Rafaele francês e o russo Su-35. Os russos me parece ter uma melhor oferta no que dis em sua aeronave e na transferência de tecnologia. A também as substituição das aeronaves C-95 Bandeirantes por aeronaves EADS CASA C-212. Também serão entregues esse ano as aeronaves P-3 orion de patrulha marítima que estão sendo modernizadas pela EADS-CASA que prevê uma moderna suíte de armamento e avionica. A FAB também adiquiriu 6 helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk. Também a FAB adiquiriu as aeronaves EADS CASA C-295 desiguinado C-105A total de 12 aeronaves. As também as aeronaves R-99 equipadas com equipamentos de altatecnologia e um possante radar para vigiar os céus brasileiros. O Mirage 2000 apesar de ser poucos possuem alta tecnologia em armamento e avionica . A FAB entrou na era BVR usando agora mísseis BVR o primeiro míssil BVR ussado pela FAB foi o Rafael Derby do tipo dispare e esqueça guiado pelo modo radar ativo que pode atingir um alvo em distancias de ate 50Km e também opera via radar do avião. Também a os mísseis usados pelo Mirage 2000 é o míssil BVR Super 530D. As aeronaves A-29 são de alta tecnologia operam uma vasta gama de armamentos e também mísseis IR.

Obrigado, abraços.
Voando baixo e rapido!

Offline =FN=Caveirao

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Março 11, 2008, 11:16:45 pm »
Olha, F-5M em operação mesmo não chegam a vinte. O primeiro lote veio cheio de bugs. Os Derby são mísseis inferiores aos R-77, MICA e AIM-120C5. É claro que são um salto frente ao que usávamos, mas não são o TOP. O radar Grifo-BR é fraco em termos de alcance e potência de emissão, importante frente a jamming.

O pior de tudo é a plataforma F-5E, muito limitada em termos de carga e alcance. Se leva armas não leva comb, se leva comb não leva armas. Aquela tão propalada manobrabilidade do F-5E é conseguida apenas vazio, pelado.

O que ocorreu foi que a eterna empurrada com a barriga foi atropelada pelas compras dos vizinhos. Pensaram que a América do Sul continuaria sendo o museu aéreo do mundo, com a vasta maioria dos vetores compostos por sucata do primeiro mundo. O que ocorreu foi que Chile e Venezuela compraram caças novos e muito acima do F-5M.

O que pode fazer a diferença são os R-99(AWACS) e o data-link entre eles e os F-5M. Mas se o inimigo(especialmente os SU-30MKV) resolver circular apenas, rapidamente os F-5M ficariam sem combustível. Colocar um avião tanque num cenário destes seria temerário, pois pode-se perder os caças e o KC.

Enfim, a FAB precisa urgentemente de um caça médio/pesado, 4º geração. Os caças de 5ºG "compráveis" ainda vão demorar de quinze a vinte anos para entrar no mercado e não podemos atravessar esse período confiando a nossa defesa estratégica aos F-5M e M-2000C.

Quem quiser acompanhar o FX-2, conhecer as aeronaves candidatas e etc, recomendo o fórum Defesa Brasil. Somente membros podem acessar, mas vale muito à pena, vocês vão saber de coisas que nunca aparecem nas revistas.

http://defesabrasil.com/forum/index.php?sid=343f37ec364395cae0fc75a1df8bd1f9

Abraços.