Novembro 16, 2024, 02:53:58 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Novembro 16, 2024, 02:53:58 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Joystick para iniciante!!!  (Lida 20056 vezes)

borges

• Visitante
Joystick para iniciante!!!
« Online: Março 01, 2007, 08:31:05 pm »
Pessoal,

gostaria de saber a opinião de vcs com relação ao joy cobra da clone. E também alguma dica sobre outros modelos lembrando q sou um iniciante e o custo X beneficio conta bastante. Se meu desempenho no jogo for bom pretendo adquirir ou bem melhor. Um x-52.

Desde já agradeço.

Borges.

Offline Sokol1

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Re: Joystick para iniciante!!!
« Resposta #1 Online: Março 02, 2007, 12:24:07 am »
O Clone Cobra visto por dentro: recentemente desmontei um Clone Cobra para retirar sua placa de circuito USB para colocar num CH PRO Throttle (que era gameporte/DB15).

Minha impressão pré-concebida sobre este joy é que internamente fosse frágil  como o Clone Thunder ou Leadeship Pilot PRO, mas uma vez aberto as coisas se mostraram menos "feias':

O joy 'estripado' tinha ~8 meses de uso no FS, portanto uso leve.
Apenas a parte prateada da empunhadura tinha perdido o verniz e a tinta começado a soltar, talvez por excesso de acidez da mão do usuário.

O plástico usado na injeção do grip não é grande coisa, mas tem varias cavernas de reforço internamente. A parte do gimbal (cruzeta) é moldada num plástico branco (lembra tecnil) aparentando boa resistência, vem lubrificado com generosa dose de graxa especifica para plásticos.

O sistema de mola é semelhante ao usado pela Saitek, com a diferença que fica no fundo do joystik, o gimbal pressiona um disco sobre a mola que deslisa sobre um pino na base do joy.

A Thrustmaster usa o mesmo sistema no Top Gun Afterburner, com a diferença que a altura da mola, e consequentemente sua dureza pode ser regulada girando um disco na base. Minha opnião é que o sistema de mola dificilmente quebrara, como é comum no Clone Thunder.

A mola do Cobra tem uma rezoavel resistência, tornando o joy bem agradavel de usar, aliado a uma boa ergonometria.-

O Cobra usa potenciômetros quadrados de pequeno tamanho (menos de 10 mm de lado), com eixo chanfrado, o que significa que uma vez defeitusos sera vitualmente impossível achar no mercado similares para substituir.

O HAT é bem construido, com reforços internos, os botões em geral tem um click bem preciso, a excessão do que fica ao alcance do "dedão", difícil de acionar.

O acelerador, de pequeno curso, usa o "inteligente" sistema que mantem o eixo fixo e gira o pot, e consequentemente os fios (que no Clone Thunder costumam soltar), mas neste modêlo eles tem uma presilha após a solda, portando dificilmente soltarão.

Não gostei do circuito USB, baseado num CI encapsulado em resina. Ele tem uma deadzone eletronica em todos os eixos, voce move o potenciometro e no meio do curso ele para de responder, e logo em seguida volta a ser lido.

Em resumo o Clone Cobra é um joystick que tem uma razoavel construção, e um custo beneficio imbatível na sua faixa de preço. E como todo produto com a marca Clone (ChingLing) é loteria, pode durar poucos ou muitos meses.

Uma curiosidade, este mesmo josytick é vendido pela Trust:

http://www.trust.com/products/productgrp.aspx?grp=JOYSTICKS

S!

Sokol1

« Última modificação: Abril 08, 2007, 12:02:48 am por Sokol1 »

Offline Macbare

• Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Março 02, 2007, 01:14:52 am »
Hehehe Sokol!!!! Deu uma aula de joystick aew.....falow oque o cara queria e um pouco mais hehe......abraço aew!!!

Uploaded with ImageShack.us

borges

• Visitante
« Resposta #3 Online: Março 02, 2007, 11:00:32 am »
Hehehe Sokol!!!! Deu uma aula de joystick aew.....falow oque o cara queria e um pouco mais hehe......abraço aew!!!

Realmente =FN=Macbare foi uma senhora aula...

Muito obrigado Sokol1 !!!

Abração !!!

Offline =FN=Frodo

• Pilotos
  • Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Março 02, 2007, 11:09:04 am »
Olha. Eu uso ele faz mais de um ano. Eu não fazia parte ainda do esquadrão e até hj utilizo o msm e ainda esta me correspondendo aos voos que faço sem problemas. Bom custo/beneficio.
Abraço

borges

• Visitante
« Resposta #5 Online: Março 02, 2007, 11:42:41 am »
Olha. Eu uso ele faz mais de um ano. Eu não fazia parte ainda do esquadrão e até hj utilizo o msm e ainda esta me correspondendo aos voos que faço sem problemas. Bom custo/beneficio.
Abraço

Vlw pelo comentario =FN=Frodo, muito obrigado !!!

Como estou muito ansioso para comprar e para começar a voar com o joy vou ficar com esse cobra msm. Estava com um pouco de duvida mais depois do seu comentario e de Sokol1...  fechou a conta...

Assim que eu receber e testar ( se é que saberei como usar ) digo a minha modesta opinião...

Vlw galera!!!

Abração!!!

Offline Stalker

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Março 03, 2007, 03:56:18 pm »
Eu tb uso ele e para inciante ele eh boa escolha por causa de preco.
Mais para voar pro , nao serve por varias razoes.
Mais eh barato e ainda to usando ele e o teclado mais pretendo comprar X-52 assim
que acho algem vendendo.
Abraco

Offline rolim

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
    • http://www.frappr.com/?a=myfrappr&id=989153
« Resposta #7 Online: Março 04, 2007, 12:41:49 am »
Também tô às custas do Cobra.
Meu Saytek Evo não sossega....
Dêem uma olhada neste tópico.

http://www.falcoesdanoite.com.br/index.php?option=com_smf&Itemid=27&topic=3911.0

borges

• Visitante
« Resposta #8 Online: Março 04, 2007, 09:45:15 pm »
Eu tb uso ele e para inciante ele eh boa escolha por causa de preco.
Mais para voar pro , nao serve por varias razoes.
Mais eh barato e ainda to usando ele e o teclado mais pretendo comprar X-52 assim
que acho algem vendendo.
Abraco

Iai Stalker... o meu pensamento é exatamente igual ao seu.
Quero iniciar com o cobra...
depois, se eu levar mais a sério ( levar jeito pra ser sincero) vou procurar um X-52 pra mim tb!!!

Abração!!!

Offline JohnnySkyWalker

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Maio 30, 2007, 10:08:36 pm »
Depois dos comentários do SOKOL1, vou usar meu clone cobra mais um mês. B)

É incrível como é verdade quando dizem que joystick da clone é "loteria". Comprei um clone cobra e a dead zone estava muito para a direita. Ou seja. Quando eu movia para a direita a resposta só era percebida após metade do curso. Já para a esquerda a resposta era quase imediata.

Resolvi trocar, e o novo clone cobra veio com a dead zone exata tanto para a esquerda quanto para a direita. Mas agora ela está mais para frente do que para trás.

Vou ficar com ele assim mesmo, fazer o quê né?

Offline rolim

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: Maio 30, 2007, 10:45:00 pm »
Tente isso:

Offline JohnnySkyWalker

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Maio 31, 2007, 12:32:05 am »
Vlw Rolin. Mas eu sempre calibro e sempre fica do mesmo jeito.

Tem como eu compensar essa dead zone? tipo, deixar o centro mais pra trás?

Outra coisa. Não consigo configurar o lock on para utilizar combinações de botões do joystick. Ele só tá aceitando combinações de teclas do teclado. É assim mesmo? Tem como combinar os botões do joy?

Vou comprar um saitek X-52 no fim desse mês. Não sei se é uma compra prematura, mas eu já tô sentindo falta do acesso de outros controles no joystick. Acho que é a hora de trocar certo? Dá uma dica aê.

Abraços.

Offline rolim

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Maio 31, 2007, 10:37:11 am »
"Tem como eu compensar essa dead zone? tipo, deixar o centro mais pra trás?"
O meu, como se vê na imagem está centrado - nunca precisei calibrar. Mas ele só tem ajuste para a sensitividade (uso na mais baixa para compensar a mão pesada ).

"Não consigo configurar o lock on para utilizar combinações de botões do joystick. Ele só tá aceitando combinações de teclas do teclado. É assim mesmo? Tem como combinar os botões do joy?"

Tem que alterar o dispositivo no menu. Acho que é só isso, no meu funciona.

"Vou comprar um saitek X-52 no fim desse mês. Não sei se é uma compra prematura, mas eu já tô sentindo falta do acesso de outros controles no joystick. Acho que é a hora de trocar certo? Dá uma dica aê."

Não tenho X52. Tenho um Cyborg Evo que não passou de 4 meses. No fórum lockOn.ru vi muitos se queixando da durabilidade do X52. Ele não usa potenciômetros, mas sensores magnéticos (sem contato). Parece que o afastamento é muito grande e já tem gente modificando por conta própria. Vai sair o X52Pro, que não sei quais as diferenças, mas um "Pro" é sempre um "Pro"... ^_^

Offline JohnnySkyWalker

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: Maio 31, 2007, 12:43:27 pm »
Bem.

o meu joy sempre está centrado, eu sempre calibro só por frescura mesmo. Mas o que acontace é que mesmo centrado a dead zone dele é muito grande em uma direção, e muito pequena na outra.

Sobre as combinações. Eu sei que deve-se escolher o dispositivo, mas a minha dúvida é se podemos combinar botões do joy, e não teclado-joystick. Por exemplo, para controlar o cursor do radar eu tenho que segurar alt e mover o Hat, pois o hat movido sozinho move a câmera dentro da cabine. Gostaria de configurar um botão para funcionar como o Alt nesse caso. Deste modo eu poderia mover o cursor do radar sem tirar a mão do joy. Sacou?

Vlw pela atenção.

Abraços.

Offline Moradin

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: Maio 31, 2007, 02:31:26 pm »
olha... eu uso um manche da clone tb soh q ele eh um poco pior do q o cobra q vcs taum falando ...

eh o thunder... ele soh tem 4 botoes... mas por enquanto ta dando pro gasto...

o ruim dele eh q as soldas dele saum mto sensiveis...
jah tive q resolda as ligações umas 4 vezes...
=FN=Moradin

Offline rolim

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #15 Online: Maio 31, 2007, 03:59:05 pm »
Tente usar o configurador do próprio clone cobra e no Lomac não atribua função para esta tecla que você definiu como "alt".

Offline JohnnySkyWalker

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #16 Online: Maio 31, 2007, 05:59:19 pm »
Mais um vez. Obrigado pela atenção Rolim.

Eu já tentei usar o Keyboard Map. Mas ele só permite adicionar combinações de teclas do teclado. Não permite atribuir a apenas uma tecla.

Tô no trampo. Quando eu chegar em casa eu vou tentar configurar o cursor do radar como Control+Alt+Hat, acho que assim eu posso configurar o Ctrl+Alt em um botão do joy e mover com o hat. Se isso for possível vai dar para, no mínimo, triplicar o uso do joy. Configurando os botões como Ctrl+Alt, Shift+Alt, Ctrl+Shift...

Offline rolim

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #17 Online: Maio 31, 2007, 06:42:30 pm »
Verifique se o KeyMap aceita a instrução ao invés de usar Keyboard map.
Apennas uma sugestão. Não testei.

Offline JohnnySkyWalker

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #18 Online: Junho 01, 2007, 11:58:08 am »
Não consegui... :unsure:

Fui primeiro tentar pelo Keymap, mas pelo que vi ele só combina botões do joy. Daí fui testar no Keyboard Map e consegui configurar várias combinações de teclas do teclado. O grande problema é que o Lomac não configura funções com mais de duas teclas. Não consegui colocar o cursor do radar como Control + Shift + Hat.

Eh...parece que o jeito é comprar o X-52. Falando nisso eu dei uma olhada no saitek X-52 pro. Todas as especificações são idênticas. A única diferença é que achei foi no throtle que neste tem 2 botões e 2 axis, atrás do LCD. E o PRO tem leds que indicam o estágio do throtle. Acho que se for pra comprar um controle durável, só o Hotas Cougar mesmo. Mas daí sai por R$ 1.000,00 com frete e taxas.

Abraços.

Offline Fox

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #19 Online: Junho 01, 2007, 12:52:14 pm »
Engraçado, eu comprei o Clone Cobra, em dois dias de uso deu pau no manche hauhau, ainda bem que tava na garantia e me deram um novo.

Estou com um novo agora. Na calibragem do joy tá tudo funcionando. Agora no LOMAC, ae é complicado.
O primeiro problema é referente aos botões, no LOMAC o 1 é 0, o 2 é 1 e assim por diante.
O segundo é o thotle (acho q é assim q se escreve) na caibragem ele funciona corretamento, já no LOMAC não funciona.
E por fim, o RZ de manche tb não funciona no LOMAC.

Alguém sabe como resolvo isso.

Fico grato.

Fox

Offline JohnnySkyWalker

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #20 Online: Junho 01, 2007, 01:22:43 pm »
Engraçado, eu comprei o Clone Cobra, em dois dias de uso deu pau no manche hauhau, ainda bem que tava na garantia e me deram um novo.

Estou com um novo agora. Na calibragem do joy tá tudo funcionando. Agora no LOMAC, ae é complicado.
O primeiro problema é referente aos botões, no LOMAC o 1 é 0, o 2 é 1 e assim por diante.
O segundo é o thotle (acho q é assim q se escreve) na caibragem ele funciona corretamento, já no LOMAC não funciona.

Fico grato.

Fox

Também me deparei com esta situação. Para resolver a questão dos números dos botões vc instala a atualização do 1.00 para 1.02 do lomac. Isso resolve este problema. Com relação ao throtle e o RZ, eles funcionam sim. É que o lomac acha que o throtle é o "slider" e não detecta o eixo RZ como rudder. Basta mudar o throtle para "Axis 2" e o rudder para "Rotator 2" que funciona direitinho.

Na tela de configurações INPUT, vc muda o dispositivo para o "USB all-in-one controller", e muda o seletor para "Axes". Abaixo aparecerá uma lista dos eixos, basta configurar como está abaixo:

Pitch - Axis 1
Roll - Axis 0
Rudder - Rotator 2
Thrust - Axis 2

Abraços.

Offline Fox

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #21 Online: Junho 02, 2007, 02:24:07 pm »

Fico grato.

Fox

Também me deparei com esta situação. Para resolver a questão dos números dos botões vc instala a atualização do 1.00 para 1.02 do lomac. Isso resolve este problema. Com relação ao throtle e o RZ, eles funcionam sim. É que o lomac acha que o throtle é o "slider" e não detecta o eixo RZ como rudder. Basta mudar o throtle para "Axis 2" e o rudder para "Rotator 2" que funciona direitinho.

Na tela de configurações INPUT, vc muda o dispositivo para o "USB all-in-one controller", e muda o seletor para "Axes". Abaixo aparecerá uma lista dos eixos, basta configurar como está abaixo:

Pitch - Axis 1
Roll - Axis 0
Rudder - Rotator 2
Thrust - Axis 2

Abraços.

Funcionou aqui, mto obrigado

Fox

Offline rolim

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #22 Online: Junho 02, 2007, 09:15:20 pm »
Para ter mais liberdade na configuração de seu joystick tente o JoyToKey (Convert Joystick Input to Keyboard and Mouse Input

Tenho usado ele no "Enemy Engaged: Comanche x Hokun", um simulador que não aceita muitas opções de botões no joystick.

Download: http://www.electracode.com/4/joy2key/JoyToKey%20English%20Version.htm

Aceita qualquer comando ou combinação!

Mais detalhes:
http://forum.mgbr.net/lofiversion/index.php/t4415.html
http://www.oneswitch.org.uk/2/I/JoyToKey/JoyToKey.htm

Offline Sokol1

• Membro Sr.
    • Ver perfil
« Resposta #23 Online: Junho 05, 2007, 11:15:57 pm »
Eh...parece que o jeito é comprar o X-52. Falando nisso eu dei uma olhada no saitek X-52 pro. Todas as especificações são idênticas. A única diferença é que achei foi no throtle que neste tem 2 botões e 2 axis, atrás do LCD. E o PRO tem leds que indicam o estágio do throtle. Acho que se for pra comprar um controle durável, só o Hotas Cougar mesmo. Mas daí sai por R$ 1.000,00 com frete e taxas.

JohnnySkyWalker,

O Saitek X-52 PRO teve alterado em relação ao X-52 "vanila" seu sistema de molas - em resposta ao pedido des usuários deste último, que consideram a mola muito leve.

"To create the last word in flight control, Saitek consulted the world's leading flight-sim experts, reviewed every component and function of the acclaimed X52 and made more than a dozen significant improvements. "

O Pro usa duas molas, na foto abaixo pode ser vista a segunda mola, na parte de cima do eixo, onde este afina, a idéia é aumentar progressivamente a resistência a medida que se move a alavanca.

" new dual concentric spring centering mechanism progressively increases resistance,"

Mecheram tambem nos sensores HALL no joystick - o throttle usa potenciômetro convencional,
mas segundo os russos da Saitek.ru estes tiveram sua resolução diminuida. (de 2048 para 1024 - a titulo de comparação a de um M$ Sidewinder F.Feedback é 256). Ainda seguno os russos, um Saitek AV8-R Aviator tem mais linearidade que os X-52.
BTW-O Aviator é considerado pelos gringos como o joystick de maior precisão, depois do M$ FF 2 USB - do ponto de vista de pilotagem no IL2.

No throttle do X-52 PRO aperfeiçoaram o MDF que agora pode mostrar informações do game - vem pronto para o M$ Flight Simulator.

Alem claro do acabamento, mais sóbrio (militar?), menos "Star Wars". :P

Rolin,

Um outro software que permite programar os botões do joystick - emulando teclas ou combinações de teclas (aceita Alt, Ctrl, Shift, Win como modificadores) é o recente SVMapper - desenvolvido pelo Nihil do Forun Sukhoi. Permite inclusive usar chaves ON/OF - pois emite comando no ligar e desligar da chave. É bem fácil de usar.

http://forum.lockon.ru/showthread.php?t=21505&highlight=svmapper

S!

Sokol1

Offline JohnnySkyWalker

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #24 Online: Junho 05, 2007, 11:28:39 pm »
Boa SOKOL1

Depois de postar eu vi em um post seu, no fórum lockon.ru em um tópico sobre o axis de um X-52 que foi quebrado, que o axis do X-52 pro era em metal ao invés de plástico.

Realmente o X-52 Pro parece valer os 200 dólares.

Vlw pelas informações.

Offline rolim

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #25 Online: Junho 05, 2007, 11:48:15 pm »
SOKOL1,

Grato pela dica. Baixei o programa para checar.
Ainda não testei (só fiquei na UI), mas dê uma olhada no JoyToKey.
A interface deste está bem mais evoluída e não faltam opções: além de profiles múltiplos (idem para o SV Mapper), podes criar joysticks extras (acho que vem a ser o "profile" do SV Mapper).
No final, acham que empatam.
Vai do gosto de cada um.

Offline rolim

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #26 Online: Junho 06, 2007, 09:14:40 pm »
Meu primeiro JS digital foi um Interact Cyclone SV-286.

Bastante suave, com um cabo que servia para gameport e usb; tinha throttle, leme, muito legalzinho, mas não durou três meses. E a fábrica fechou.

Mas o legal dele mesmo era o programa de configuração.

Ele associava o executável do jogo às configurações dos botões: quando você lançava o jogo, a configuração entrava automaticamente, graças a um pequeno arquivo residente (iniciado junto com o sistema operacional).

Você fazia os configs para diferentes games e não esquentava de selecionar manualmente qual era para ser usado no momento pelo JS.

Os programas de configuração de Saytek são bons, como também o são o JoyToKey e o SV Mapper, mas nenhum conseguiu ainda dominar esta função.

Offline eScRaVo

• Membro Jr.
  • **
  • =Cad= eScRaVo
    • Ver perfil
    • Centro de Sistemas Tecnologicos eScRaVo
« Resposta #27 Online: Junho 08, 2007, 06:03:34 pm »
Pow aproveitando o link pergunto aos senhores

Eu uso o Joystick COBRA CLONE, nossa ele é nota 10 pra mim, porem é um pouco frágil, na verdade não é tão frágil assim não mais cuidado sempre é bom, bem o meu esta em perfeitas condições de uso, e não consigo usar a função Thunder (Acelerador) com o Red Vipe, em todos os outros games funciona que é uma beleza mais no Falcon nada.
Para quem é da Ala Falcon, ele esta configurado, mais na tela de calibração do RV o thunder (acelerador) não da sinal, já no próprio soft de calibração funciona tranqüilo....

Alguém da Ala Falcon teve ou tem esse mesmo problema ?

Ate da para usar o acelerador no teclado, mais ja que o Joy tem essa função por que não usar rs rs rs

Valeu senhores ate mais
  "Jamais houve um guerra boa ou uma paz ruim"

Offline Moradin

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #28 Online: Junho 08, 2007, 07:23:29 pm »
ai escravo, meu amigo tento joga o red viper comigo e ele também tem esse joy, e com ele deu o mesmo problema, o throtle dele não funcionava eu não sei o motivo e ele não conseguiu arrumar.

:huh:
=FN=Moradin

Offline Focus

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #29 Online: Julho 30, 2007, 12:51:31 am »
Estava lendo o tópico e realmente fiquei curioso. Tenho também um Clone Cobra mas os botões em número eu não uso nenhum deles, tanto que pra eu mover a antena do radar, e travar os alvos com os maverick do A-10 eu uso o teclado. Alguém ai já configurou esse joy de uma maneira mais prática de voar??? Não entendi muito bem mas tem como utilizar o alt + rate pra fazer isso? Eu nao tenho nem idéia de como se faz isso ehehehehe.
Esperto é o pato que já nasce com os dedos grudados para não colocar aliança...