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Autor Tópico: Queda Su-27 Lviv 2002  (Lida 17903 vezes)

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Queda Su-27 Lviv 2002
« Online: Agosto 08, 2006, 03:56:42 am »
"show aereo Lviv, 27 de julho de 2002. O maior desastre em show aereo da historia. 83 mortos, 199 feridos. imediatamente apos o acidente, o presidente ucraniano assinou decreto removendo de seus postos o Coronel Viktor Strelnikov, Comandante-em-Chefe da Forca Aerea da Ucrania, e o Coronel Pyotr Shulyak, Secretario Geral das Forcas Armadas da Ucrania. os dois pilotos do SU-27, que ejetaram e sobreviveram, foram condenados por uma corte em Lviv, por falha em obedecer ordens, negligencia e violacao de normas de voo. Uma comissao de investigacao constatou que os pilotos tentaram sem sucesso uma perigosa manobra a uma uma altitude muito baixa. O piloto Volodymyr Toponar foi sentenciado a 14 anos de prisao, e seu co-piloto Yuruy Yegorov, a 8 anos.
"
ejecao
repare o sangue na fuselagem do su-27
pilotos apos a ejecao
tragedia


varias imagens da queda do SU-27 da UKR em Lviv foram divulgadas, mas eu ainda n tinha visto essa aki
« Última modificação: Agosto 08, 2006, 05:26:59 am por madcat301 »

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Queda Su-27 Lviv 2002
« Resposta #1 Online: Agosto 08, 2006, 07:57:22 am »
uia.. vião pesadin hein.... akele deitado no meio.. decaptado.. cruel hein  
« Última modificação: Agosto 08, 2006, 07:58:13 am por =FN=Lorena »

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Queda Su-27 Lviv 2002
« Resposta #2 Online: Agosto 08, 2006, 09:49:15 am »
Manobra perfeitamente possivel de ser feita porem nao a esta altitude ... faltou sustentação .. pouco tempo pra ganhar velocidade e se sustentar em funçao da baixa altitude .. stall catastrofico esse ... :(

Lamentavel .. !!
... A grandeza não consiste em receber honras,e sim em merecê-las ...




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Queda Su-27 Lviv 2002
« Resposta #3 Online: Agosto 08, 2006, 11:48:43 am »
Eh falta de responsabilidade dos pilotos, merecia pena de morte.

Abs.

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Queda Su-27 Lviv 2002
« Resposta #4 Online: Agosto 08, 2006, 01:09:48 pm »
coitado 6 viram o estado do flanker? :kct:  

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« Resposta #5 Online: Agosto 08, 2006, 04:45:45 pm »
+ info sobre o acidente:

- Tonopar [piloto] voava o MiG-29 no esq Ukranian Falcons e n tinha mta pratica no Su-27

- treinamento da tripulacao para o show aereo foi insuficiente devido a economia de combustivel

- a tripulacao recebeu o Su-27 pouco antes do show aereo. eles haviam treinado em outro Su-27

- o Su-27 tinha 2000kg de combustivel a mais nos tanques do q o Su-27 em q a tripulacao havia
treinado antes do show
- tripulacao n estava familiarizada c/ a regiao do aerodromo

- zona de voo restrita era aproximadamente duas vezes menor q o normal em ambas as direcoes. sendo assim, o piloto era forcado a iniciar as manobras acrobaticas de uma outra direcao, diferente do padrao

- o piloto Tonopar afirma q o Su-27 teve uma falha no motor esquerdo e consequentemente n proporcionou empuxo total, fazendo o aviao perder mais altitude q o normal durante a manobra

- a pena para o co-piloto, Egorov, de 8 anos de prisao, foi criticada por varias pessoas. ele n pilotava o aviao, portanto n poderia ser considerado responsavel. um argumento da acusacao na corte era de q Egorov ejetou antes de Tonopar [q pilotava o Su-27 no assento traseiro]

- algumas pessoas acham q uma razao pelo pesado veredicto p/ Egorov eh seu sobrenome russo. o distrito de Lviv era territorio polones desde a 1a Guerra Mundial e foi anexada a USSR por Stalin em 1939 - os ucranianos do oeste odeiam russos de todas as maneiras.

--------------------------

o acidente visto de outro angulo

qdo vi esse video, fiquei pensando nos lixos [pessoas] q existem por aih. eh um video satirizando o acidente. a musica usada foi 'live and let die' [guns n' roses], 'viva e deixe morrer', sendo q a palava "LIVE" uma analogia a cidade de "LVIV", onde ocorreu o acidente. o vid eh de extremo mal-gosto. a unica coisa q presta nele eh a cena q comeca aos 1:15. essa imagem me impressionou mto.

o menino olhando pro ceu, a menininha toda arrumadinha e inocente, maos dadas c/ a mae, num evento q fascina a todos, um show aereo. mae, filha e filho, encantados, olhando o Su-27 mergulhar rapido e de repente, ralando no solo e rasgando tudo q encontra pela frente. encanto e terror numa fracao de segundos..

[essa menininha vestida de vermelho me lembrou daquela responsavel pela unica cena com cor em 'A Lista de Schindler'...]

eh bem visivel o canopy se soltando, momento em q o co-piloto Egorov, no assento dianteiro, puxa os cordeis de ejecao.


video


\,,/
« Última modificação: Agosto 08, 2006, 04:54:36 pm por madcat301 »

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Queda Su-27 Lviv 2002
« Resposta #6 Online: Agosto 09, 2006, 03:22:51 pm »
de mt mal gosto msm o video, cenas mt chocantes

vi umas duas vezes a cena que mostra a manobra inteira do inicio a queda e ACHO que se o piloto tivesse mantido as asas niveladas, em vez de virar para esquerda  teria tido condiçoes de recuperar o voo nivelado a poucos metros do chao ja que virando pra esquerda ele diminue bastante a sustentaçao do caça e da pra ver que foi por muito poco que ele nao consegue se recuperar

e ai oq vcs acham? concordam com a minha "analize tecnica"?

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« Resposta #7 Online: Agosto 09, 2006, 08:24:36 pm »
o piloto n virou pra esquerda.
ele deu potencia no throttle mas o motor esquerdo n respondeu, consequentemente o av perdeu sustentacao drasticamente na asa esquerda.
[esse foi o argumento usado por ele na defesa]

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« Resposta #8 Online: Agosto 09, 2006, 08:42:02 pm »
Citar
o piloto n virou pra esquerda.
ele deu potencia no throttle mas o motor esquerdo n respondeu, consequentemente o av perdeu sustentacao drasticamente na asa esquerda.
[esse foi o argumento usado por ele na defesa]
vai saber... nao ta com cara de falha em um dos motores aquilo nao pra mim aquilo foi aleron ou na pior das ipoteses um pre estou devio a puxada violenta dele em  baxa velocidade

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« Resposta #9 Online: Agosto 09, 2006, 09:09:13 pm »
"um pre estou devio a puxada"

q isso?
« Última modificação: Agosto 09, 2006, 09:10:47 pm por madcat301 »

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« Resposta #10 Online: Agosto 10, 2006, 12:23:45 am »
Mikuliiiiiin!!!  :lol:  :lol:  :lol:  

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« Resposta #11 Online: Agosto 10, 2006, 01:33:02 am »
Alô!!! Acho que ele quis dizer "um pré-estol devido a puxada"... :P Tipo, um momento que antecede o estol "definitivo", no qual as superfícies de controle começariam a parar de responder... B) Me corrijam se viajei!

Hum, acabei de ver o vídeo. Pra mim foi falha humana...o piloto foi negligente em fazer esse tipo de manobra naquela altitude. Se ele tivesse ali uns 100m a mais de alt (pelo menos) ele teria se recuperado do estol. É interessante reparar que não é a primeira vez que um piloto comete erro desse tipo. Lembram-se daquele do Su-30, no qual a tubeira arrastou na pista e os dois pilotos ejetaram, pouco antes do avião literalmente "despencar" do céu? Pois é, foi um caso parecido...a sorte nesse caso é que o estol se deu em cima da pista, sem pessoas por perto...lamentável  :( .

P.S.: Esse erro é comum tb nos sims (principalmente no IL2 e no Lomac, fazendo acrobacias). Já morri muito por julgar mal minha velocidade e minha altitude (vc sempre acha que a margem de erro é maior do que realmente é).
« Última modificação: Agosto 10, 2006, 01:52:14 am por =FN=V.Mikulin »

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Queda Su-27 Lviv 2002
« Resposta #12 Online: Agosto 10, 2006, 01:39:45 am »
Com certeza...

Motivos:

Avião tetra pesado
Altitude baixa pra manobra (+-)
etc...

Talvez o motor possa ter não respondido .. isso causaria que o avião não virasse daquele jeito .. o piloto mecheu o manch, mas se tivesse continuado reto ele meteria a "bunda" no chão ...

Resumindo hora errada, momento errado  

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Queda Su-27 Lviv 2002
« Resposta #13 Online: Agosto 10, 2006, 01:40:51 am »
Citar
Alô!!! Acho que ele quis dizer "um pré-estol devido a puxada"... :P Tipo, um momento que antecede o estol "definitivo", no qual as superfícies de controle começariam a parar de responder... B) Me corrijam se viajei!

P.S.: Hehe, nem vi esse vídeo (digo, só na época no acidente, mas já nem me lembro).
Isssso mesmo que você falou ..  ;)  :P  

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« Resposta #14 Online: Agosto 10, 2006, 03:28:33 am »
andei pesquisando + sobre o acidente. mta gente afirma q o q derrubou o Su-27 foi um passaro ou OVNI. realmente, no video da pra ver uns objetos passando pelo aviao..
to fazendo um video aqui mostrando isso, ja ja eu mando ae.
 

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Queda Su-27 Lviv 2002
« Resposta #15 Online: Agosto 10, 2006, 07:36:07 am »
hehehe ja vi isso =op ... tem um lance igual este em varios videos d aviao... akele tucano da esquadrilhia da fumaça a muito tempo atras que caiu numa praia mostra um o.v.n.i  do lado do aviao.. e derrepende a asa do aviao SAI haha... foi foda... matou uma pessoa c nao me engano

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Queda Su-27 Lviv 2002
« Resposta #16 Online: Agosto 10, 2006, 02:05:05 pm »
isso quis dizer pré-estol digitei errado discupa hehe

heuhe Mikulin fasso isso as vezes tbm julgo mal a minha altitude ai ja viu.... ai é abrir os freios aeroinamicos puchar com cuidado e rezar hehe

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« Resposta #17 Online: Agosto 10, 2006, 05:04:00 pm »
4.5s
Foi o tempo que o piloto levou pra iniciar o tonneaux barril [barrel roll]. Repare que ao finalizar a curva, ele mantem o aviao perpendicular a seu eixo por 4.5 segundos.
Talvez decidindo se "vai ou nao"?...
[??...]...
Uma coisa eh certa: ele errou na altitude.

video>>


--------------------

Muitas pessoas defendem a hipotese de que o que derrubou o Su-27 foi algum tipo de OVNI [Objeto Voador Nao-Identificado] ou passaro que supostamente foi ingerido pelo motor esquerdo do aviao.
No video, identifiquei 3 objetos [ou passaros?] passando proximo ao Su-27. Logo apos, o motor esquerdo comeca a soltar uma fumaca escura.
O Su-27 perde altitude, o piloto tenta recuperar, mas sem sucesso.

video>>


--------------------

Em nenhum momento o piloto 'deu asa pra esquerda'. O aviao se inclinou para o lado esquerdo devido a falha no motor esquerdo. << como se pode ver nas imagens, flaperon comandado a cima e leme a esquerda.



O Su-27 se inclinou depois que o piloto deu potencia e o motor esquerdo nao respondeu. Veja o tracado do Su-27 em relacao ao aerodromo. ele mantinha o curso normal, em direcao ao circulo verde. Porem, a inclinacao para a esquerda fez o aviao ir em direcao a area onde estava o publico.





----------------------
« Última modificação: Agosto 10, 2006, 05:14:57 pm por madcat301 »

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« Resposta #18 Online: Agosto 10, 2006, 06:17:37 pm »
boa analiste tem razao eu tava errado aparentemente foi falha no motor, e o piloto fez tudo certo (a nao ser o cauculo da altitude) pelos comando preximo do solo

parece que o terceiro objeto sai quase diretamente do escape da turbina

no entanto, a fumaça preta saido da turbina nao é necessariamente uma falha, talvez posso ser so a fumaça que sai normalmente de turbinas a jato quanto é injetada potencia, quem ja viu ao vivo ou ja reparou em video, os caças fazem isso

esse ultimo video "SU-27_LVIV_LEFT_ENG_FAILURE" foi o melhor acho mostrou tudo oq aconteceu vou inclusive grava-lo no pc

ainda acho que algo aconteceu, porque parece que a razao de subida do nariz caiuao se aproximar do solo, vendo a cena toda parece que ele vai se recuperar, mas ai ele para de subir a mantem o angulo de arfagem negativo ai ja viu
« Última modificação: Agosto 10, 2006, 06:19:33 pm por =Viper= »

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« Resposta #19 Online: Agosto 10, 2006, 07:47:25 pm »
isso viper, tb tenho alguma duvida se a fumaca eh normal [como os antigos pratt&whitney TF-30 dos F-14A, q sempre soltavam fumaca escura].

porem, repare bem: qdo o aviao comeca a inclinar, da pra perceber q a fumaca nao vem dos dois motores, mas apenas do esquerdo..

isso soh os experts no Su-27 podem dizer. n sei se eh normal apenas um motor expelir fumaca.

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« Resposta #20 Online: Agosto 10, 2006, 07:59:05 pm »
bom, o SU-27 nao sei mas recentemente um vi uma exibiçao com AMX da FAB e eles expeliam fumaça pela turbina

alias esse é um efeito que falta no lockon ^_^  

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« Resposta #21 Online: Agosto 10, 2006, 08:37:16 pm »
kem kiser baixar o video

SU-27_LVIV_LEFT_ENG_FAILURE.mpg

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« Resposta #22 Online: Agosto 10, 2006, 08:43:01 pm »
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bom, o SU-27 nao sei mas recentemente um vi uma exibiçao com AMX da FAB e eles expeliam fumaça pela turbina

alias esse é um efeito que falta no lockon ^_^
Ja Existe esse efeito... num é bem uma fumaça... mas é o mais parecido com o real que ja vi...
esse efeito chama-se "Heat blur"

 B)  
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« Resposta #23 Online: Agosto 10, 2006, 08:57:47 pm »
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bom, o SU-27 nao sei mas recentemente um vi uma exibiçao com AMX da FAB e eles expeliam fumaça pela turbina

alias esse é um efeito que falta no lockon ^_^
Ja Existe esse efeito... num é bem uma fumaça... mas é o mais parecido com o real que ja vi...
esse efeito chama-se "Heat blur"

 B)
 &lt;_&lt; a cara ql é eu voo lockon a quase um ano eu sei disso... nao tem nava a ver com a fumaça é apenas o calor das turbinas

a unica fumaça q sai é em altutude... a "contrail" e eu ja acho bem malfeitinha... pelomenos no 1.02 ia ser muito show seguir os rastros da turbina durante um dogfight... etc

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« Resposta #24 Online: Agosto 10, 2006, 09:01:19 pm »
Não cara, o heat blur é aquele embaçamento da visão pelo calor gerado pelos gases da turbina. Com aquele rastro preto de fumaça eu nunca vi (é bem característico dos tipos russos - os ocidentais tb têm só que menos).

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« Resposta #25 Online: Agosto 10, 2006, 09:03:12 pm »
LOL Viper, posts quase simultâneos...:P  

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« Resposta #26 Online: Agosto 10, 2006, 09:17:57 pm »
eh combustivel adulterado XD.. so nao sei como chama.. mas q no falcon tem faz tempo isso tem heheh

http://www.freefalcon.com/imgs/52Ha.jpg

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« Resposta #27 Online: Agosto 10, 2006, 09:54:06 pm »
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Não cara, o heat blur é aquele embaçamento da visão pelo calor gerado pelos gases da turbina. Com aquele rastro preto de fumaça eu nunca vi (é bem característico dos tipos russos - os ocidentais tb têm só que menos).
Me desculpe... viajei na minha ideia uehauehaueha   :lol:  :lol:
 
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« Resposta #28 Online: Agosto 10, 2006, 10:01:51 pm »
^_^ tudo certo

é disso msm que eu me refiro, da screnshot do falcon, o lokcon podia ter um sistema desses

me toquei aki que talvez tenha algum addon q produza esse efeito.. vo da uma pesquizada logo eu responde aki

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« Resposta #29 Online: Agosto 11, 2006, 01:35:34 am »
Esse negocio de turbina fumar pode ser muito relelativo... pode ser o tipo de combustivel... eu oberservei isso na minha moto dependendo da marca e do nivel de octanagem a moto fumava... ou mesmo óleo faz isso... tem q ver se os óleos lubrificantes se misturam com o combustivel na queima em algum momento... combustivel de má qualidade... claro que um motor a jato é infinitamente diferente mas... o Mig-29 sei lá q variante que é, oq os swifts usam... fuma que só o caraio!!! os su-27 do RK tumen fuma mas naum que nem os mig's...

mas se foi falha do motor mesmo o tal não dispara um alarme sonoro e visual no painel??  fazendo com q o piloto cancelace a manobra??... o jato é cheio de sensores!!!  ah sei lá eu acredito  que foi falha humana mesmu...
« Última modificação: Agosto 11, 2006, 01:45:28 am por =FN=Mig »