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Autor Tópico: Real ou Virtual  (Lida 9228 vezes)

Offline Birdman

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« Online: Maio 25, 2004, 10:52:28 pm »
Amigos Falcões,
Estava eu aqui, pilotando um P-47 e tentanto abater alguns inimigos sem sucesso, aliás, como sempre... Foi quando me ocorreu um pensamento: nós, pilotos virtuais, enfrentamos muito mais dificuldades do que os pilotos reais! Enquanto eles têm todos os 360 graus de seu canopi, e em todos os sentidos, nós precisamos ver tudo por uma única janelinha de 15 polegadas! Enquanto que para eles basta virar a cabeça, nós temos que apertar a tecla certa e mover o mouse para mudar o ângulo de visão! Enquanto eles podem usar todos os seus sentidos para sentir a máquina que estão pilotando e se orientar no espaço, nós temos que nos contentar apenas com a visão e a audição! Enquanto eles têm toda uma estrutura em terra para informar e orientar sobre tudo o que precisam, nós temos que nos contentar com os nossos próprios pensamentos! Vocês já imaginaram um piloto real fazendo um pouso de emergência sem olhar para fora do avião, vendo apenas uma imagem numa telinha de computador? Já imaginaram um piloto real perseguindo um avião inimigo apenas se orientando por aquilo que ele vê num monitor? Já imaginaram um vôo rasante sem ter a noção exata da distância que você está do chão? Por mais que os programadores se esforcem, a visão virtual jamais vai se aproximar da visão real. Ou seja: na tela de um computador jamais vamos ter a noção exata de distância e de espaço, condições indispensáveis para uma boa aterrissagem, por exemplo. Sem falar que os nossos ouvidos não servem apenas para ouvir - são responsáveis também pelo equilíbrio, outro fator importantíssimo na hora de pilotar! Bom, pelo menos em alguma coisa a gente leva vantagem: temos o direito de errar e ainda continuamos vivos depois de abatidos!

Offline Tucano

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« Resposta #1 Online: Maio 26, 2004, 12:39:25 am »
por isso q eu digo.....

NO FB O FULL REAL é IRREAL !

eeheheheheh

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« Resposta #2 Online: Maio 26, 2004, 08:21:44 am »
JA tinha pensado nisso tbm veio.
Foi uma dia que tava tentando fazer voos com formaçao fechada no F4.

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« Resposta #3 Online: Maio 26, 2004, 12:14:03 pm »
Concordo... mas tem uma coisa que o "real" sofre: força G! ahaha!

No pc a gente aguenta tranquilo! ahah! Curvas fechadas a 8-9 Gs! ahahaha!

Vai fazer isso num caça de verdade pra você ver..ahha!

Se bem que sou louco pra sentir a força G num caça de verdade...  :anjo:  
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« Resposta #4 Online: Maio 26, 2004, 01:06:02 pm »
E outra...no real...levou bala...morre
No pc é só apertar refly :P
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Offline Birdman

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« Resposta #5 Online: Maio 26, 2004, 07:56:52 pm »
Pois é, até nisso o real leva vantagem pois o piloto sabe até onde pode suportar a força G e é treinado para isso. E mais: ele pode se aproveitar da força G no momento de uma evasão, por exemplo, pois dependendo da manobra que ele fizer em relação à posição que está o inimigo ele sabe que este não vai poder pegar as suas 6 horas, pois para isso teria que se submeter à uma força G muito grande. Sem falar que no game de repente surge um inimigo na sua cola, sei lá vindo de onde!

Offline Antunes

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« Resposta #6 Online: Maio 28, 2004, 04:51:06 pm »
E aí galera, tudo certo?

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Enquanto eles têm todos os 360 graus de seu canopi, e em todos os sentidos, nós precisamos ver tudo por uma única janelinha de 15 polegadas!

Nesse ponto eu tenho que concordar plenamente... A visão periférica ajuda muito na hora do vôo. É bom pq aumenta sua consciência situacional a bordo da aeronave
Mas não é só isso. Você estar dentro do avião sentindo todas as reações faz você usar todos os seus sentidos de uma forma muito aguçada. Obviamente que quanto mais se voa, mais apurados ficam os sentidos.

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No pc a gente aguenta tranquilo! ahah! Curvas fechadas a 8-9 Gs! ahahaha! Vai fazer isso num caça de verdade pra você ver..ahha!

Outro ponto que eu concordo... Os pilotos virtuais fazem curvas de alto G sentados em poltronas confortáveis comendo um biscoito ou então tomando uma cerveja  B) .

Primeiro imaginem vocês fazendo uma curva de 8G. Em seguida, imaginem vocês, nessa curva de 8G, tendo que mexer a cabeça para os lados para ver onde o inimigo está. Pois é, num é brincadeira não. Hoje em dia os caças são bem confortáveis e os pilotos têm uma série de facilidades para auxiliá-los em vôo como, por exemplo, os macacões anti-G.
Só para vocês terem uma noção, vi um vídeo de um piloto da USAF fazendo testes em uma centrífuga humana. O cara apagou com 5,5G após uns 10 segundos de exposição a tal força (saiu de 1G e foi aumentando até onde o piloto aguentaria). Usando as manobras corretas anti-G ,as chamadas straining maneuvers(Exemplo: para G positivo, consiste em contrair o abdomen, respirando com força para fora para evitar que o sangue desça para os pés) o piloto da USAF conseguiu aguentar 5.5G por mais de 30 segundos seguidos. O macacão anti-G consegue te dar uma resistência da ordem de 1 a 2 G, dependendo do modelo do macacão.

Há pilotos que puxam bem mais G do que isso, só que é muito instântaneo. Um grande exemplo disso é o Sean Tucker, um dos pilotos mais famosos da acrobacia aérea. Tem manobras em que o fator carga (força G) chega a 11. Impressionante, não?

Posso dizer, por experiência própria, que força G é uma questão de costume. No primeiro vôo que fiz na minha vida de acrobacia, o piloto puxou 5G e foi um pouco desconfortável, fiquei meio perdido. Em outras oportunidades que tive de voar acrobacia a coisa já foi bem melhor... 4G era coisa normal, eu olhava pros lados numa boa. Agora, uma coisa que é bastante desconfortável é tomar G negativo - parece que sua cabeça vai explodir e que os seus olhos vão "pular" para fora.


Desculpem a mensagem longa, mas acho que vale a pena dividir umas experiências...





Um abraço,

Antunes

 

Offline =FN=DelRio

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« Resposta #7 Online: Maio 28, 2004, 06:31:03 pm »
PUTZZZZZZ!!! EU TAMBÉM QUERO!!

Arruma um esquema pra mim cara!! Eu pago na boa!!! Mas tem que ter Immelman, Tunô e Hammerhead!!! B)  
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Offline Antunes

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« Resposta #8 Online: Junho 02, 2004, 02:54:03 pm »
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PUTZZZZZZ!!! EU TAMBÉM QUERO!!

Arruma um esquema pra mim cara!! Eu pago na boa!!! Mas tem que ter Immelman, Tunô e Hammerhead!!!


DelRio, até que essas manobras não dão tanto G assim. Pessoalmente eu acho muito maneiro o Hammerhead, tanto de fora quanto de dentro da aeronave. É uma manobra muito bonita mesmo. B)

Das manobras mais "tradicionais", o que dá mais G mesmo é o Snap-roll e o Loop. Dentre essas, a primeira é mais violenta na minha opinião.

Quem quiser saber mais sobre as manobras acrobáticas que são feitas em Campeonatos, aí vão alguns endereços:
http://www.iac.org/begin/figures.html
http://www.acrobrasil.com.br/

Um abraço,

Antunes

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« Resposta #9 Online: Junho 02, 2004, 08:34:48 pm »
Acho que não me expressei corretamente quando disse que um piloto virtual enfrenta "mais dificuldades" do que um piloto real. O que eu quis dizer mesmo é que os games deixam muito a desejar em termos de realismo. O termo certo seria "mais limitações". Nossa "visão" é muito limitada, pois não conseguimos usar todos os nossos sentidos, principalmente não conseguimos nos "posicionar" no espaço, pois estamos presos apenas a uma visão (e somente visão) parcial do cenário. É claro que a força G, por exemplo, pesa (em todos os sentidos!) - e muito! - num vôo real. Sem falar de muitos outros fatores, como a concentração exigida, as condições físicas, o fator emocional, etc etc, sem falar da parte mecânica, pois o piloto real está sentado sobre uma máquina, com todos os problemas técnicos que ela pode apresentar. Qualquer falha é um pãnico, enquanto que para o piloto virtual basta sair do jogo e começar de novo!!!

Offline Piffer

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« Resposta #10 Online: Junho 22, 2004, 09:11:14 pm »
Fala, galera! :joia:

Meu post de estréia: voar no sim é muito mais difícil que no real.

Tudo no real é mais fácil. A sua consciência situacional é absurdamente maior. O G, por mínimo que seja, faz diferença; você consegue saber se está subindo ou descendo sem olhar pro climb. Os comandos estão ergometricamente espalhados ao redor do seu corpo e não amontoados num joystick/teclado sobre a mesa.
Sem contar a visão periférica e a noção de profundidade.

Em compensação, no real, vc não pode errar. E isso faz toda a diferença.

[]z,
Marcus Vinícius Piffer

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« Resposta #11 Online: Junho 23, 2004, 12:16:02 am »
Piffer vc é piloto de verdade?? civil ou militar??
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Offline Piffer

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« Resposta #12 Online: Junho 23, 2004, 10:49:34 am »
Se eu te contar, tenho que te matar depois. :arma:

[]z,
Marcus Vinícius Piffer

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« Resposta #13 Online: Junho 23, 2004, 10:18:04 pm »
Piffer é Capitão......    auhaauhhahahah

Do EB....    

Grande Capitão ! bom te ver aqui rapaz!

 

Offline Piffer

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« Resposta #14 Online: Junho 23, 2004, 11:17:31 pm »
Pois é... os fóruns vão mudando e a galera permanece a mesma. Um abraço pra todos.
Marcus Vinícius Piffer

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« Resposta #15 Online: Junho 24, 2004, 01:57:10 am »
huhu legal cara .... e no simulador ?? qual o seu preferido ??
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Offline Piffer

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« Resposta #16 Online: Junho 24, 2004, 09:09:14 am »
O que eu tenho voado mais atualmente é o Lock On. Gosto muito do Falcon tb, mas tou meio parado nele, querendo voltar. E vôo regularmente no FS.
Marcus Vinícius Piffer

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