Dezembro 26, 2024, 02:06:57 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Dezembro 26, 2024, 02:06:57 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Cálculo Da Razão De Descida  (Lida 14138 vezes)

Offline Valbor

• Novato
  • *
    • Ver perfil
Cálculo Da Razão De Descida
« Online: Outubro 01, 2005, 09:20:46 am »
Aviadores,

Alguém poderia me dar uma dica de como se estabelece uma razão de descida fixa na aproximação final, pois fico subindo e descendo constantemente para manter o nível do PAPI. Já amoleci a massa cinzenta de tanto fazer cálculos e ler tutorial, e nada. Só mais uma coisinha, a quantas milhas da cabecira da pista eu desligo o piloto automático e faço o restante da aproximação manualmente.

Qualquer dica eu ficaria muito agradecido.

Valeu galera!  

Offline =FN=Skullcrusher

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
« Resposta #1 Online: Outubro 01, 2005, 01:26:27 pm »
Caso o areporto tenha o ILS:

Vá na opção MAP e pegue a frequência o ils da pista que você quer pousar.
Insira a mesma no rádio NAV1.No seu HSI (Horizontal Situatonal Indicator) deverão aparecer dois indicadores.Um na vertical e outro na horizontal.
São eles que indicarão a você qual o caminho correto a ser seguido para uma boa aproximação.Faça com que tanto o horizontal quanto o vertical fiquem alinhados com o meio.
Caso você queira,no piloto automático existe a tela APP.Se você apertá-la dentro de um raio de 20 milhas da cabeceira da pista (é necessário ter já alguma proximidade com o alinhamento de pouso),o avião começará o procedimento automático de aproximação,tendo você que apenas controlar a velocidade,flaps e trem de pouso.
No caso de uma aproximação via ils,você pode desligar o PA em cima da cabeceira da pista se quiser.

Para você descer de um nível de cruzeiro para a posição de aproximação,você tem que pegar a sua aititude de cruzeiro,tirar os ultimos três zeros e dividir pela velocidade de descida o que te dará a distância exata para começar a descida.

Essas dicas estou falando em cima do FS2004.

Espero ter ajudado!

=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV

Offline Valbor

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Outubro 09, 2005, 10:19:54 am »
Caso o areporto tenha o ILS:

Vá na opção MAP e pegue a frequência o ils da pista que você quer pousar.
Insira a mesma no rádio NAV1.No seu HSI (Horizontal Situatonal Indicator) deverão aparecer dois indicadores.Um na vertical e outro na horizontal.
São eles que indicarão a você qual o caminho correto a ser seguido para uma boa aproximação.Faça com que tanto o horizontal quanto o vertical fiquem alinhados com o meio.
Caso você queira,no piloto automático existe a tela APP.Se você apertá-la dentro de um raio de 20 milhas da cabeceira da pista (é necessário ter já alguma proximidade com o alinhamento de pouso),o avião começará o procedimento automático de aproximação,tendo você que apenas controlar a velocidade,flaps e trem de pouso.
No caso de uma aproximação via ils,você pode desligar o PA em cima da cabeceira da pista se quiser.

Para você descer de um nível de cruzeiro para a posição de aproximação,você tem que pegar a sua aititude de cruzeiro,tirar os ultimos três zeros e dividir pela velocidade de descida o que te dará a distância exata para começar a descida.

Essas dicas estou falando em cima do FS2004.

Espero ter ajudado!
Valeu =FN= Skullcrusher, suas dicas ajudaram muito, porém ainda continuo com uma dúvida: Aquela razão de descida que o GPS do FS2004 dá é correta? Pergunto isso pq toda a vez que a sigo, faço uma aproximação baixa demais, ou esse é um procedimento errado?
Outra coisa, esse cálculo que vc falou, serve para a aproximação final, ou a gente ten de controlar a altitude para pouso visualmente?

Valeu mesmo cara!

Abraço.

Offline =FN=Skullcrusher

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Outubro 09, 2005, 10:57:41 pm »
Cara sinceramente não sei te dizer porque eu vôo aviões pagos no FS2004 com FMC.Mas sempre tem gente aqui que voa o FS que pode dar essa informação melhor que eu...

O Cálculo que falei serve para vc saber a quantas milhas você iniciará o procedimento de descida.

Vou procurar alguns tutoriais na internet para lhe ajudar a entender melhor!

Abraços!

=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV

Offline Valbor

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Outubro 12, 2005, 12:57:46 pm »
Cara sinceramente não sei te dizer porque eu vôo aviões pagos no FS2004 com FMC.Mas sempre tem gente aqui que voa o FS que pode dar essa informação melhor que eu...

O Cálculo que falei serve para vc saber a quantas milhas você iniciará o procedimento de descida.

Vou procurar alguns tutoriais na internet para lhe ajudar a entender melhor!

Abraços!
Caro =FN= Skullcrusher

Não tem problema, mas sem querer abusar da sua boa vontade, tenho cá outras dúvidas e se vc puder responder eu ficaria muito agradecido.

A primeira delas é: como eu faço para navegar no FS2004 usando uma aerovia
(com as aeronáves do próprio FS, sem FMC ou FS Navigator, pois não tenho nenhuma aeronave que tenha esse recurso);

Segunda: Como eu calculo a velocidade correta na hora de decolar (li alguma coisa se referindo a V1, configuração do Autothrottle, mas confesso que não entendi muita coisa)

Cara, na boa, responda se vc tiver tempo...  :D

Abraço!

Offline =FN=Skullcrusher

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Outubro 12, 2005, 02:04:37 pm »
Vamos lá....

As aerovias são todas elas balizadas por "pontos".Ou seja, no caminho delas,você tem os rádio-auxílios como NDB,VOR,Fixos...etc.

Para você navegar em uma aerovia.Você tem que ter as cartas de SID (rotas de saídas dos aeroportos),A carta de aerovias e as cartas de descidas.Nelas existem todos os pontos os quais vc deverá seguir para escolher uma aerovia e navegar nela.

A velocidade de decolagem na verdade são três a V1,a Vr e a V2.

V1- Velocidade aonde o comandante decide ou não abortar a decolagem caso haja algo de errado.Após esta velocidade não há pista e modos de parar o avião.
Vr - Rotacionar o bico da aeronave para a decolagem
V2 - Velocidade mínima para a decolagem.

A v2 é calculada de acordo com o peso da aeronave,combustível que leva e quantidade de bagagem e passageiros.

O que você fala do auto throttle é que quando vc aciona ele no chão e na cabeceira aperta control+shift+G ele aciona o take off go around que é o modo aonde ele atinge a V2 sem ter que usar 100% dos motores,economizando vida útil dos mesmos e combustível.

Veja esses links para um maior aprendizado:

http://www.airandinas.com

Neste site existem aulas sobre aviação em geral..recomendo que você leia...é a base da aviação comercial

=FN= Skullcrusher

Offline Valbor

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Outubro 15, 2005, 01:17:23 am »
Vamos lá....

As aerovias são todas elas balizadas por "pontos".Ou seja, no caminho delas,você tem os rádio-auxílios como NDB,VOR,Fixos...etc.

Para você navegar em uma aerovia.Você tem que ter as cartas de SID (rotas de saídas dos aeroportos),A carta de aerovias e as cartas de descidas.Nelas existem todos os pontos os quais vc deverá seguir para escolher uma aerovia e navegar nela.

A velocidade de decolagem na verdade são três a V1,a Vr e a V2.

V1- Velocidade aonde o comandante decide ou não abortar a decolagem caso haja algo de errado.Após esta velocidade não há pista e modos de parar o avião.
Vr - Rotacionar o bico da aeronave para a decolagem
V2 - Velocidade mínima para a decolagem.

A v2 é calculada de acordo com o peso da aeronave,combustível que leva e quantidade de bagagem e passageiros.

O que você fala do auto throttle é que quando vc aciona ele no chão e na cabeceira aperta control+shift+G ele aciona o take off go around que é o modo aonde ele atinge a V2 sem ter que usar 100% dos motores,economizando vida útil dos mesmos e combustível.

Veja esses links para um maior aprendizado:

http://www.airandinas.com

Neste site existem aulas sobre aviação em geral..recomendo que você leia...é a base da aviação comercial

Valeeeeeu sangue bom!

Obrigado pelo link e pelas dicas, valeu mesmo!

Bem, eu geralmente faço o percurso Afonso Pena (SBCT) à Guarulhos (SBGR), vou ver se consigo as cartas para essa rota na Internet...

Baixei alguns artigos ensinando a leitura das cartas... vou ver se arranjo tempo para estudá-los. Os artigos são bem didáticos, acho que vou conseguir

Outra coisa, eu queria adquirir aeronáveis mais reais do que aquelas do FS2004, onde eu consigo?

Abraços!

Offline =FN=Skullcrusher

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Outubro 15, 2005, 01:36:37 am »
Seguinte:

O FS2004 é um simulador que você tem uma infinita gama de ad ons para uso nele.Existem cenários,melhorias do terreno,aviões e mais uma infinidade de coisas que você pode usar.

Existem os freeware (que são feitos pela comunidade sem interesse de lucro) e os payware.

Existem maravilhosos sites de freewares aonde você pode vasculhar uma extensa biblioteca de coisas para o FS,são elas:

http:\\www.avsim.com
http:\\www.flightsim.com

Esta próxima página é o maior portal brasileiro sobre flight simulator já feito.Nesta página você encontra reviews,matérias e uma infinidade de coisas falando sobre o simulador.Inclusive sobre os add ons tanto freewares como pagos.

http:\\www.aerovirtual.com.br

Entre em contato comigo via ICQ ou MSN (disponível na página inicial do FN) que via chat te dou mais dicas e a gente pode conversar melhor ok?Por forum fica muito complicado!

Abraços e espero ter mais uma vez ajudado!
« Última modificação: Outubro 15, 2005, 01:38:17 am por =FN= Skullcrusher »
=FN= Skullcrusher

Offline Valbor

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Outubro 16, 2005, 02:00:30 pm »
Seguinte:

O FS2004 é um simulador que você tem uma infinita gama de ad ons para uso nele.Existem cenários,melhorias do terreno,aviões e mais uma infinidade de coisas que você pode usar.

Existem os freeware (que são feitos pela comunidade sem interesse de lucro) e os payware.

Existem maravilhosos sites de freewares aonde você pode vasculhar uma extensa biblioteca de coisas para o FS,são elas:

http:\\www.avsim.com
http:\\www.flightsim.com

Esta próxima página é o maior portal brasileiro sobre flight simulator já feito.Nesta página você encontra reviews,matérias e uma infinidade de coisas falando sobre o simulador.Inclusive sobre os add ons tanto freewares como pagos.

http:\\www.aerovirtual.com.br

Entre em contato comigo via ICQ ou MSN (disponível na página inicial do FN) que via chat te dou mais dicas e a gente pode conversar melhor ok?Por forum fica muito complicado!

Abraços e espero ter mais uma vez ajudado!

Diga ai Cmte...

valeu pelos links, são bacanas mesmo... brigadú

Instalei o MSN hoje, mas caso você não se importa de trocarmos algumas idéias via e-mail?

Caso vc não se importe me dê um toque via e-mail ou post aqui (mande um e-mail através do FN e eu te retorno)

Outra coisa cara, moro em Salvador... precisando de qualquer coisa da terrinha  é só falar!

Valeu fera!

Abraços

Offline =FN=Skullcrusher

• Pilotos
  • Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Outubro 16, 2005, 02:46:28 pm »
De jeito nenhum...pode escrever para mim sem problemas cara que eu respondo!!!

:)
=FN= Skullcrusher

Offline Valbor

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: Outubro 20, 2005, 12:04:53 pm »
De jeito nenhum...pode escrever para mim sem problemas cara que eu respondo!!!

:)
E ai garoto! Beleza?

Cara sabe aquela duvida minha lá do inicio? Pelo o que eu andei lendo, a razão de descida constante  na aproximção final é dada pela carta de descida do aeroporto de destino, e essa razão é calcula tomando-se em consideração a angulação do glideslop (????) :wacko:

Outra coisa, estou com problema para instalar as atualizações do fokker, sempre dá erro  com o artigo FSsond. Se alguém souber ai, por favor dá um grito!

Diga ai! vc recebeu meus dados, está tudo OK!

Abraços