Março 01, 2025, 01:20:20 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Março 01, 2025, 01:20:20 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Cockpits No Falcon4  (Lida 4179 vezes)

Offline Seifer

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Cockpits No Falcon4
« Online: Dezembro 12, 2004, 09:12:04 pm »
Ok, dois topicos seguidos com duvida sobre cockpits. La vai.

Qdo falcon foi criado, nao havia como voar outros avioes. Os desenvolvedores fizeram uma trava artificial, para futuramente soltarem addons de outros avioes. O primeiro previsto era de mig9, mas falcon4 teve toda aquela estoria conturbada e se acabou a equipe.

Essa trava artificial foi facilmente tirada pelos hackers. O resultado disso foi que todos avioes(e avioes apenas) ficaram pilotaveis. Porem, inicialmente todas as caracteristicas eram de f16, ou de baixa qualidade.

Com o passar dos tempos, patches e blablabla, criaram-se novos recursos no jogo, permitindo que outros avioes fossem melhor simulados.

Bom, como funcionam entao os cockpits no falcon4? Primeiro, existem dois tipos de cockpits. Os 2d(visao 2) e os 3d(visao 3). Em resumo, o 2d eh um punhado de imagem de diferentes angulos de visao, e o 3d eh um modelo 3d, que vc pode rodar dar zoom etc, assim como um aviao que vc ve no jogo.

Para usar um cockpit 2d, o falcon usa o seguinte procedimento. Todo aviao no jogo eh identificado por um numero, ou um nome. Exemplo, o a-10, eh identificado por 891, ou pelo nome A10. Entao, se vc for jogar com um a10, o falcon fara a seguinte busca, no dir do seu falcon:

- art/ckptart/891
- art/ckptart/a10
- art/ckptart

Portanto, se nao achar em 891, busca em a10, senao busca no diretorio raiz, que eh o do f16. Por isso, se vc nao tem um pit, ele usa do f16.

Detalhe, os pits 2d dependem da resolucao que vc usa. O arquivo que o falcon busca chama-se <res>_ckpit.dat. exemplo, se sua resolucao for 1600x1200, ele busca 16_ckpit.dat, para 1024x768 ele busca 10_ckpit.dat e por ai vai.

Com o BMS, eles fizeram uma conversao de cockpits embutidas no falcon. Antes tinha-se que usar alguma maneira externa de se converter o pit de uma resolucao para outra(era o que meu cockpit resizer fazia). Entao agora, vc pode usar um pit de 1600x1200 numa resolucao de 1024x768, com perda na qualidade, mas totalmente jogavel.

Em relacao aos pits 3d, o falcon possui um banco de dados de modelos 3d. cada objeto q vc ve no jogo eh um modelo, tipo um aviao, um predio, ou um missil. Para se inserir um objeto nesta base, o procedimento eh complexo, pq ela deve ser reindexada e o arquivo eh binario. Entao as pessoas fazem programas que instalam estes objetos na base(f4patch). Enfim, para o usuario final, costuma ser mais facil instalar os pits 3d, pq a parte dificil o f4patch ja faz.

Entao, existem 4 possibilidades ao voar um aviao. Vc pode ter os dois pits(3d e 2d), que eh o melhor caso. Vc pode ter so o 2d, e qdo vc usar a visao 3, vai ver um pit de f16 3d. Vc pode ter so o 3d, ai vai acontecer o contrario. Ou nao ter nada, ai so vai ver coisa de f16.

Quao boa eh a simulacao de outros avioes? Bom, nao muito. De alguns sim, mas da maioria eh fraco, pq o falcon ainda eh um sim de f16. Isso significa que os avionicos sao de f16. Por exemplo, nao tem iff em outros avioes. O que muda sao os modelos de voo, a eficiencia dos radares, e as armas empregadas.

Em alguns caso, eh interessante. O f15, f18 sao bem simulados, por sua semelhanca com o f16 em termos de avionicos. Os russos nao. Com o BMS 2, novos instrumentos foram incorporados, mas ainda falta muito, tipo hud individual, MFD individual, rwr russo, cores diferentes etc. Mas enfim, da pra divertir muito, especialmente voando a10, f15, e qdo sair um pit decente, o f14.

O BMS 2 cincorpora algumas coisas legais. Exemplo, simulacao de 2 motores, Eh legal ver o torque no aviao ao ter problema em um dos motores. Os huds de f15 e f18 tb sao um pouco diferentes. Alem disso, agora ha novos instrumentos, tipo medicao de motor por fita, que torna os pits mais individuais. Ainda da pra melhorar muito, sem tanto esforco, mas tudo depende dos colhoes dos desenvolvedores underground, para soltarem um patch publicamente...

Bem, falei demais, espero ter ajudado a esclarecer algumas coisas =)

Qto aos pits do FF3, eh o seguinte. Nao sao foto realistas, mas sao muito bem feitos. Para resolucoes acima de 1024, recomendo, a nao ser que vc use um pago, como do aeyes, ou dr stop. Eu particularmente, tive um baque igual a muitos  da primeira vez que usei, mas depois que acostumei, nao troco por nada.  Sem contar que eh legal ter um pit diferente para cada tipo de f16. Opiniao pessoal, claro. Fuuuuuuuui.

Offline =FN=Moska

• Membros do CG
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Cockpits No Falcon4
« Resposta #1 Online: Dezembro 13, 2004, 02:23:45 am »
Sabe tudo esse mininu ........ lol .......  
=FN=Moska - Comandante Geral - Conselho de Guerra (CG)

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Cockpits No Falcon4
« Resposta #2 Online: Dezembro 13, 2004, 10:26:48 pm »
:)
rafaeldr@uai.com.br, ICQ 140190683, MSN delrio@globo.com
XP2600-B, Asus A7N8XX, 512 RAM, Radeon 9600XT, Live 5.1, 56kbps, Win2K PRO, CMR2/4/5, RBR, LFS, DTM2002 , FIA GT X-Spec, GTR, MOMO Racing + Delrio H-shifter

Offline =FN=Powred

• Membro Sr.
    • Ver perfil
Cockpits No Falcon4
« Resposta #3 Online: Dezembro 14, 2004, 07:59:33 am »
Temos que conversar sobre esses pits do eayes... :evil:  :violao:  :drink:  
ASUS PRIME Z270K, 16GIGAS DDR4 KINGSTON, SSD 850 EVO 500 GB GFORCE GTX 1070 ,  MONITOR ACER GN246HL a 144hz, I7 7700K.

Offline Piffer

• Membro Pleno
    • Ver perfil
    • Vôo Tático
Cockpits No Falcon4
« Resposta #4 Online: Dezembro 27, 2004, 09:16:17 pm »
Pois é... Qual cockpit vocês estão usando?

Na resolução de 1024x768, que eu normalmente uso, fica aquele pit de sempre, fotorrealístico. Acima disso, já fica aquele outro, modelado em 3D. Eu não gostava dele, mas estou vendo que ele realmente é mais nítido e funcional.

No graphics/advanced, quais as opções que vocês usam? Cada vez que eu mexo lá, o negócio fica menos nítido...

Perguntas: o Aeyes funciona só em 1600x1200? Ou dá pra usar em resoluções menores (de preferência 1024x768)?

Vale a pena instalar o FF3-Cockpit-Addon?

Tenho um Athlon XP 2000+, com uma GF4 Ti4200 e 512 de RAM. Tem dado pra voar na boa, não estou achando muito pesado...

[]z,
« Última modificação: Dezembro 27, 2004, 09:18:32 pm por Piffer »
Marcus Vinícius Piffer

http://www.vootatico.com

Offline =FN=DelRio

• Membros
  • Membro Herói
    • Ver perfil
Cockpits No Falcon4
« Resposta #5 Online: Dezembro 28, 2004, 01:32:36 am »
Nossa, quanta pergunta de uma vez.. ahha! Vou tentar esclarecer algumas.. :)

Cockpits: eu uso em 1024x768, já que meu monitor é de 15" e num pega o 1600x1200... MAS posso usar qualquer pit em 1600x1200 que o FF3 converte maravilhosamente para 1024x768!! :P

Pra ficar mais nítido tem que marcar um tal de "texel bias" se não me engano..

Vale a pena sim instalar o Cockpit Addons, se você gostou desse cockpit que você citou acima, em 1600x1200.. pois são todos na minha linha.. (não foto realisticos)

Teu sistema tá filé!!!! Se às vezes der uma tossida, num esquente não porque o FF3 é que tá pesado mesmo.. ;)

Abraços!
rafaeldr@uai.com.br, ICQ 140190683, MSN delrio@globo.com
XP2600-B, Asus A7N8XX, 512 RAM, Radeon 9600XT, Live 5.1, 56kbps, Win2K PRO, CMR2/4/5, RBR, LFS, DTM2002 , FIA GT X-Spec, GTR, MOMO Racing + Delrio H-shifter